- Para saber se o você caiu ou não na malha fina no Imposto de Renda (IR) 2023, basta acessar o portal do e-CAC
- Ao entregar sua declaração de Imposto de Renda, os dados colocados serão checados pela Receita Federal para ver se eles estão de acordo com as informações que o fisco tem
- De acordo com a própria Receita Federal, os erros mais comuns na declaração são a não declaração de rendimentos ou informar parcialmente os seus ganhos e de seus dependentes do ano anterior
Para saber se o você caiu ou não na malha fina no Imposto de Renda (IR) 2023, basta acessar o portal do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual). Além da situação do contribuinte, a Receita Federal mostra onde está o erro da declaração.
Leia também
Ao entregar sua declaração de Imposto de Renda, os dados colocados serão checados pela Receita Federal para ver se eles estão de acordo com as informações que o fisco tem. Caso haja alguma divergência, o contribuinte será colocado na Malha Fiscal, popularmente conhecida como ‘malha fina’.
Vale destacar que o contribuinte não receberá a restituição enquanto a declaração estiver na Malha Fiscal.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao entrar no e-CAC, basta selecionar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e na aba “Processamento” escolher o item “Pendências de Malha”. Lá você pode checar se a declaração está na malha fina e também ver qual erro foi apontado na declaração.
De acordo com a própria Receita Federal, os erros mais comuns na declaração são a não declaração de rendimentos ou informar parcialmente os seus ganhos e de seus dependentes do ano anterior, a divergência de valores em despesas médicas e divergência sobre imposto retido.