Publicidade

Educação Financeira

Receita pode bloquear CPF de investidores: saiba como evitar

É importante que as informações estejam corretas na declaração de Imposto de Renda para evitar problemas com a Receita Federal

Receita pode bloquear CPF de investidores: saiba como evitar
Alice Porto é fundadora e CEO da Contadora da Bolsa Contabilidade. (Foto: Gustavo Merolli)

Ter problemas com a Receita Federal pode minar o dinheiro do investidor. “A Receita Federal vê seu CPF como onze pedras preciosas, não onze números. Ou seja, aos olhos da Receita, você já é rico”, disse Alice Porto, fundadora e CEO da Contadora da Bolsa Contabilidade, durante a palestra ‘Como passar despercebido pelo Leão’, realizada na quinta-feira (7), durante o Gramado Summit 2022, na serra gaúcha.

O investidor também precisa ter cuidado para não ter o CPF bloqueado pela Receita – o que é mais comum do que se imagina. É importante que as informações estejam corretas na declaração do IR para evitar problemas. “A receita não tem um filtro estruturado para fazer a declaração. A fiscalização é uma roleta-russa”, afirma.

Como saber se o CPF está bloqueado na Receita Federal?

Para saber se o o seu CPF está bloqueado pela Receita Federal acesse o site oficial do órgão (https://www.gov.br/receitafederal/) ou consulte através do site do SERASA.

Alice Porto explica que fazer a declaração anual de IR é uma oportunidade que o investidor tem para mostrar à Receita a sua situação financeira real, lucros e prejuízos. Assim, não será tributado como alguém com maior nível de rendimentos. Além disso, manter a declaração em dia é necessário para evitar o bloqueio do CPF.

Como evitar que o CPF seja bloqueado?

A primeira dica fundamental para não se enrolar com o Leão é fazer os cálculos mensais, para aferir compras de ações, vendas, lucro ou prejuízos. Mesmo que você tenha ganhos na faixa de isenção (menos de R$ 20 mil), é importante calcular as transações para declarar à receita. O mesmo ocorre se o investidor registrar perdas.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Você tem que informar na declaração anual o seu lucro isento também”, afirma Porto. “Vendi ações e tive prejuízo? Tem que informar para a receita saber qual esse prejuízo e ter direito de compensar esse prejuízo.”

Para quem tem lucros acima da faixa de isenção, o pagamento da DARF mensal é imprescindível para não ver o dinheiro ganho em bolsa se corroer em multas. “Na Bolsa é isso: se você não paga a DARF em dia, você estará rasgando dinheiro. Estamos na Bolsa para pegar dinheiro do mercado e não ficar rasgando capital”, ressalta Porto.

Web Stories

Ver tudo
<
>