Educação Financeira

Vale a pena ser motorista de aplicativo no Brasil? Confira dicas

Especialista em finanças destaca importância do planejamento para os interessados em ingressar nas plataformas

Vale a pena ser motorista de aplicativo no Brasil? Confira dicas
(Foto: Envato Elements)

O popularidade dos aplicativos de transporte estimulou a adesão de motoristas em todo o Brasil. Afinal, a atuação em empresas, como a Uber (U1BE34) e 99, representa a oportunidade de recolocação no mercado de trabalho e complemento da renda mensal.

Para o planejador financeiro e especialista em finanças, Marlon Glaciano, há diversos benefícios para os trabalhadores, como a flexibilidade dos horários e maior controle da agenda de trabalho. Em contrapartida, ele alerta para a rotina exaustiva e os desafios no trânsito.

“Muitos motoristas utilizam os aplicativos como trabalho principal ou complemento de renda, mas é um trabalho desgastante, que exige dirigir muitas horas e tem estresse no trânsito”, diz Glaciano.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O planejador financeiro destaca a importância da organização financeira por parte dos motoristas, que devem gerir o trabalho como uma empresa.

“É importante ter essa inteligência financeira para saber qual o melhor modelo de carro, como economizar o combustível, o tipo de seguro ideal e pensar que é necessário criar estratégias de médio e longo prazos”, diz.

Ganhos

A condição dos ganhos de forma individualizada pelos motoristas é uma das características reforçadas pela Uber. Conforme a empresa, “cada um escolhe como quer usar o aplicativo com autonomia e flexibilidade”. O valor de uma viagem intermediada pelo aplicativo é calculado com  diferentes fatores e sempre é exibido no celular do motorista parceiro antes dele aceitar uma corrida.

No cálculo, são considerados: a estimativa de tempo e de distância da viagem, tempo e distância do percurso até o usuário, condições de trânsito, existência de ganho adicional por aumento de demanda (preço dinâmico), entre outros.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, os motoristas da Uber que dirigem por volta de 40 horas têm ganhos de R$ 1.280 por semana, em média. De acordo com a empresa, esses dados são estimativas baseadas no histórico da cidade ao longo de quatro semanas, mas não são uma garantia futura e nem consideram os custos particulares de cada motorista.

“Os custos são bem específicos para cada motorista parceiro, já que cada um escolhe como quer usar a plataforma. Há diversas variáveis para serem levadas em conta, conforme o perfil do parceiro, como o modelo de veículo (potência do motor, eficiência de consumo), se o veículo é próprio ou alugado, o tipo de combustível usado”.

Publicidade

Com mais de um milhão de cadastros ativos, a 99 informou que criou programas para os motoristas, entre eles o Kit Gás, que facilita o acesso dos colaboradores a um combustível mais econômico e sustentável e o pacote Mais Ganhos 99, com medidas como o 99Taxa Zero que oferece aos condutores 100% do valor das corridas em períodos e cidades específicas.

Outras ações da empresa são voltadas aos ganhos com o recebimento por taxas de congestionamento e de deslocamento que continuam vigentes, e o Taxa Garantida, porcentual semanal garantido de 19,99% pelas viagens.

Em 2022, o aplicativo também fomentou o DriverLAB, centro de inovação voltado para soluções e cuidados. “Como empresa parceira, a 99 busca criar iniciativas a partir da escuta dos parceiros. Assim, a partir desses feedbacks, foram criados os programas”, disse a assessoria da 99 em nota.