Publicidade

Educação Financeira

O que é taxa Selic?

Tire suas principais dúvidas sobre o que é taxa Selic, para que ela serve e como ela afeta você

O que é taxa Selic?
Taxa Básica de Juros foi mantida em 13,75% ao ano. Foto Envato Elements
O que este conteúdo fez por você?
  • Por impactar os juros pagos quando se faz um financiamento ou um empréstimo, a taxa Selic tem uma influência direta sobre a vida das pessoas.
  • A Selic é divida em outras duas taxas, que têm funções diferentes: a taxa Selic Over e a taxa Selic Meta.

Muito se ouve falar da taxa Selic no cenário econômico, e não é para menos, ela possui muita relevância no Brasil. Na última quarta-feira (22), a taxa Selic ganhou novamente os holofotes nacionais ao ser discutida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que a manteve em 13,75% ao ano. Por conta da sua importância para os investimentos –  e para toda a economia – o E-Investidor tira nesta matéria algumas das principais dúvidas sobre a o que é taxa Selic.

O que é taxa Selic?

A taxa Selic, cuja sigla significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, representa os juros básicos da economia brasileira e sua movimentação influencia todas as taxas de juros praticadas no País, que a tem como “referência”. Por conta disso, ela de alguma forma dita o crescimento econômico brasileiro.

Por impactar os juros pagos em um financiamento ou um empréstimo, e também o retorno de investimentos de todo o tipo, diretamente ou indiretamente, ela tem uma influência real sobre a vida de toda a população. Sua variação pode afetar o controle da inflação – porque por meio do ajuste na taxa Selic o Banco Central controla o volume de dinheiro em circulação na economia brasileira –, que por sua vez se refere ao poder de compra das famílias.

A Selic é divida em outras duas taxas, que têm funções diferentes: a taxa Selic Over e a taxa Selic Meta.

Como a taxa Selic Over funciona?

A Selic Over é utilizada pelo mercado interbancário para o financiamento de operações com duração de um dia. Todos os bancos do País devem, por lei, depositar uma parte de seu dinheiro em uma espécie de “conta” no Banco Central. Porém, como essas instituições realizam várias operações todos os dias, é comum que, ao final do expediente, elas tenham mais ou menos dinheiro do que no começo do dia.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por conta disso, o montante que deve ficar com o Banco Central varia diariamente. Assim, os bancos que têm volume de dinheiro menor do que o necessário tomam empréstimos de curtíssimo prazo dos bancos que têm mais do que o necessário.

Os empréstimos – que envolvem o pagamento de juros – são de curtíssima duração, e por isso a operação é chamada de overnight. Ela tem como garantia dos empréstimos os títulos do Tesouro Nacional, de forma a reduzir ao máximo o risco e os juros envolvidos.

Como a taxa Selic Meta funciona?

A taxa Selic Meta é a de maior importância no dia a dia dos brasileiros. Ela é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que tem reuniões regulares agendadas ao longo do ano, e corresponde ao valor que o governo paga quando pega dinheiro emprestado.

Assim como qualquer cidadão, o governo também empresta recursos para manter sua “máquina” em funcionamento. Esse recurso vai ser investido em educação, saúde, infraestrutura, além de ser direcionado para a manutenção dos três Poderes.

Os impostos são a principal forma de financiamento do governo. Porém, muitas vezes ele precisa de outras fontes de recurso, o que acontece por diversos motivos, como o crescimento econômico menor do que o esperado, ocasionando menor arrecadação e, consequentemente, gastos acima do previsto. Além disso, o governo pode querer antecipar recursos de anos seguintes para investir em determinado momento. Para obter esses fundos, ele lança seus títulos públicos no mercado.

Publicidade

Como os juros estão diretamente ligados ao risco de o montante emprestado não ser pago, foi “presumido” que o risco do Estado em não pagar sua dívida é o menor possível dentro de uma economia de mercado – afinal, o próprio governo tem o monopólio de imprimir moeda. Essa dívida é baseada na taxa Selic, que o próprio governo define. Logo, a taxa Selic define os juros praticados em todo o território nacional.

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
>