Publicidade

Educação Financeira

O que é Open Finance e como funciona?

O processo permite que pessoas físicas e jurídicas compartilhem dados financeiros entre várias instituições

O que é Open Finance e como funciona?
Novo sistema do Banco Central permite compartilhamento de dados com todo o sistema financeiro. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • O Open Finance é uma evolução do Open Banking e amplia os dados que podem ser compartilhados e as instituições que estão autorizadas a ter acesso às informações dos clientes.
  • Novo sistema financeiro aberto proporcionará maior competitividade entre as instituições e menores custos de operações, possibilitando produtos personalizados e mais atraentes para os clientes.
  • Usuários precisam ser educados sobre os riscos envolvidos no Open Finance, bem como clientes em pior situação financeira podem ser prejudicados caso resolvam compartilhar dados.

O mundo das finanças tem evoluído com novas tecnologias e sistemas de pagamentos permitindo investimentos em criptoativos e negócios baseados em blockchain. O Banco Central (BC) tem acompanhado essa transformação e dispõe de uma agenda própria, apresentando como última novidade o Open Finance. Entenda como funciona.

O que é Open Finance?

Segundo BC, o Open Finance já atraiu mais de 2 milhões de usuários e tem adesão de mais de 90% das instituições financeiras. (Fonte: Marcello Casal/Agência Brasil/Reprodução)

 

Open Finance é o processo de compartilhamento voluntário de dados empresariais, bancários, financeiros e comerciais de uma empresa, empreendedor ou pessoa física por meio de uma plataforma apropriada para uma comunidade restrita.

O compartilhamento pode envolver informações de serviços bancários tradicionais e produtos financeiros, como câmbio, seguros, previdência e investimentos. Além de bancos, corretoras de valores, seguradoras, plataformas de investimento e fundos de previdência e pensão podem participar do ecossistema, sendo regulados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo BC.

Qual é a diferença entre Open Finance e Open Banking?

Em ambos, existe o compartilhamento voluntário de dados de pessoas físicas ou jurídicas entre as instituições do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Contudo, enquanto o Open Banking é o sistema bancário aberto, o Open Finance é uma evolução do conceito e se trata da abertura de dados de todo o ecossistema financeiro.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Em teoria, uma empresa pode compartilhar todos os dados de cadeia de suprimentos, de fornecedores de matéria-prima e até de clientes, passando por serviços de logística, segurança e gestão de tecnologia”, afirma Roberto Gil Uchôa, especialista na área de Finanças e professor da Escola de Negócios (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Como funciona o Open Finance?

A pessoa ou empresa pode optar pelo compartilhamento dos dados por meio do canal digital da instituição financeira da qual é cliente. Quem decide quais informações serão compartilhadas é o usuário, respeitando o que é disposto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Com os dados, as instituições financeiras podem receber ofertas de serviços financeiros de acordo com o perfil do cliente, como empréstimos com taxa de juros menores e melhores condições de investimentos.

O que pode mudar no sistema financeiro?

Transações, limite e pagamento de fatura de cartões de crédito poderão ser compartilhados. (Fonte: Energipic.com/Pexels/Reprodução)

O Open Finance propicia a otimização de custos operacionais e de marketing das instituições financeiras. À medida que se tem acesso a mais dados de um cliente, é possível customizar soluções, cortando custos de tarifas e margens de risco embutidas nas taxas de juros.

Outro impacto é aumentar a competição entre as empresas do setor. Quando alguém decide compartilhar dados, instituições com as quais não havia relacionamento podem ter acesso a eles e buscar criar vínculos.

Quais são os benefícios do Open Finance?

Open Finance oferece vantagens, como acesso a linhas de crédito customizadas com custos menores e condições mais favoráveis de pagamento. “O sistema também possibilita o desenvolvimento de novas operações financeiras estruturadas que atendam aos interesses de investimento ou de proteção de seus ativos”, destaca Uchôa.

Os benefícios do Open Finance se estendem para a portabilidade de relacionamento entre instituições, uma autonomia da gestão de dados para os clientes e maior transparência no processo. “Por conta da concorrência, haverá maior velocidade e facilidade nos processos de transações financeiras”, avalia Diego Eduardo Lopes Ramiro, CEO da Miura Investimentos e presidente da Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimentos (ABAAI).

Quais são os riscos do Open Finance?

Um dos riscos do Open Finance é as pessoas com pior situação financeira não conseguirem se inserir nesse ecossistema. “Elas dificilmente terão acesso a crédito com taxas adequadas ou produto competitivo e ficam fadadas a empréstimos com taxas perversas”, alerta Ramiro.

Outra ameaça está relacionada com a segurança e o nível de habilitação de compartilhamento de dados que é preciso autorizar. “O usuário precisa ser educado a usar as plataformas e os procedimentos de segurança que deve tomar para não ter suas informações roubadas por terceiros”, recomenda Uchôa.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos