Publicidade

Educação Financeira

IPVA e IPTU: vale a pena pagar à vista ou parcelar?

A Secretaria da Fazenda divulgou o calendário oficial de pagamento do IPVA. Cotas únicas têm desconto de 9%

IPVA e IPTU: vale a pena pagar à vista ou parcelar?
Brasileiros começam a colocar no papel os custos com pagamento de impostos para 2022 Foto: Envato Elements
  • IPVA é a sigla para Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor, enquanto IPTU significa Imposto Predial e Territorial Urbano
  • Para saber os valores do IPTU, é necessário consultar a Secretaria Municipal da Fazenda. Já o IPVA deve ser consultado na Secretaria da Fazenda do respectivo estado
  • Cada Secretaria da Fazenda indica as normas, incluindo diferentes taxas de desconto para pagamento à vista

O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) são tributos para detentores de automóveis e imóveis. Enquanto o primeiro é pago para os estados, o segundo é pago para as prefeituras. Uma dúvida que fica é se vale a pena pagar à vista ou parcelar é uma boa saída?

Para saber os valores do IPTU, é necessário consultar a Secretaria Municipal da Fazenda. Já o IPVA deve ser consultado na Secretaria da Fazenda do respectivo estado.

Considerados os dados do IPVA em São Paulo, o valor mais barato é de R$ 54,96, enquanto o mais caro é de R$ 527.493,20. No Rio de Janeiro, as alíquotas vão de 0,5% a 4%. Os valores dos veículos usados são atualizados de acordo com a Tabela Fipe para carros usados. Carros novos utilizam o preço da nota fiscal.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para 2022, que carrega tributos atrelados à alta da inflação de 2021, encerrado com IPCA a 10,42%, considerado muito acima do centro da meta que era de 3,75%, os custos ficam mais elevados. Renato Prone, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), chama atenção para o crescimento médio de 22,54% no valor do IPVA em São Paulo.

Ele explica que o tributo tem como base o valor dos veículos no ano anterior, que registraram forte valorização devido à alta da inflação, do dólar e da falta de suprimentos para a indústria automobilística.

Confira o calendário de pagamento do IPVA no Estado de São Paulo

– Cota única em janeiro com desconto de 9%, de acordo com o final de placa;
– Cota única em fevereiro com desconto de 5%, de acordo com o final de placa;
– Parcelamento em 5 vezes, de fevereiro a junho, com 5% de desconto, de acordo com o final de placa.

À vista

Para diferentes regiões, existem descontos para quem efetua o pagamento em uma única parcela. Em São Paulo, o desconto para cota única do IPVA é de 9%. No Rio de Janeiro, pagamentos em cota única têm 3% de desconto no valor total.

A educadora financeira educadora Aline Soaper indica que, para quem consegue economizar o 13° salário, pode usar como pagamento para os gastos do início do ano.

“Quem não possui dívidas pode separar uma parte do 13º para o consumo em geral, como festas de fim de ano e presentes, por exemplo. Mas é importante guardar uma parte do dinheiro para aqueles gastos maiores de início de ano, como IPVA, IPTU e mensalidades escolares, que são sempre gastos extras e que devem ser considerados”, diz Soaper.

Parcelado

Em 2022, os proprietários de automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus e motos podem realizar o pagamento em até cinco parcelas durante os primeiros meses do ano. A opção é mais indicada para quem deseja diminuir o peso no orçamento mensal, mesmo que tenha que abrir mão de um desconto.

Pensando em outras possibilidades de pagamentos, algumas empresas como a autotech Zul+ permitem o parcelamento em até 12 prestações, mediante o pagamento de encargos. “No parcelamento com o governo, o IPVA só vai ficar pago ao final da última parcela. Já com o aplicativo, o motorista parcela em 12 vezes e o Zul+ quita o tributo integralmente junto com a Secretaria da Fazenda. Assim, o IPVA estará regularizado”, explica o diretor de conteúdo do Zul+, Lucas Palma. Além de São Paulo, proprietários de veículos de Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Cajazeiras (PB) e Curitiba (PR) também podem utilizar o serviço.

Veja o calendário completo para pagamento do IPVA em São Paulo

Parcela Cota Única * 1ª Parcela ou Cota Única** 2ª Parcela** 3ª Parcela** 4ª Parcela** 5ª Parcela**
Final da placa Venc. Venc. Venc. Venc. Venc. Venc.
1 10/jan. 10/fev. 10/mar. 11/abr. 11/mai. 10/jun.
2 11/jan. 11/fev. 11/mar. 12/abr. 12/mai. 13/jun.
3 12/jan. 14/fev. 14/mar. 13/abr. 13/mai. 14/jun.
4 13/jan. 15/fev. 15/mar. 14/abr. 16/mai. 15/jun.
5 14/jan. 16/fev. 16/mar. 18/abr. 17/mai. 20/jun.
6 17/jan. 17/fev. 17/mar. 19/abr. 18/mai. 21/jun.
7 18/jan. 18/fev. 18/mar. 20/abr. 19/mai. 22/jun.
8 19/jan. 21/fev. 21/mar. 22/abr. 20/mai. 23/jun.
9 20/jan. 22/fev. 22/mar. 25/abr. 23/mai. 24/jun.
0 21/jan. 23/fev. 23/mar. 26/abr. 24/mai. 27/jun.
Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
*com desconto de 9%
** com desconto de 5%

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos