Você sabia que os gastos com pilates agora podem ser deduzidos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) – desde que o serviço tenha sido prestado por um fisioterapeuta. O entendimento foi publicado pela Receita Federal no Diário Oficial da União (DOU), em março.
Leia também
“São dedutíveis da base de cálculo do IRPF as despesas comprovadas com serviços prestados por fisioterapeutas, incluindo as sessões do método Pilates administradas pelo profissional”, afirma o texto da Solução de Consulta 32/2024. Para quem não conhece, uma “Solução de Consulta” são respostas da Receita Federal a questionamentos de contribuintes.
Segundo Nicholas Coppi, da Coppi Advogados Associados, antes dessa resolução, muitos contribuintes que declararam sessões de pilates como despesas com saúde caíram na malha fina. “A partir de agora, há maior segurança jurídica para pacientes e profissionais na dedução desta despesa”, diz. A decisão também reflete demandas atuais, principalmente os efeitos da pandemia de Covid-19.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Depois da Covid-19, muitas pessoas precisam se submeter a tratamentos específicos. Algumas necessitam de fisioterapia para melhorar a respiração ou mesmo os movimentos. E o pilates, como método, pode auxiliar no tratamento”, diz Coppi.
Fora os exercícios relacionados à fisioterapia no geral, todas as consultas particulares podem ser deduzidas, como os pagamentos efetuados a médicos, dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e hospitais, despesas com exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.