- O pagamento do PIS/Pasep irá beneficiar mais de 23 milhões de pessoas neste ano
- É recomendado priorizar o pagamento de dívidas atrasadas em vez de investir o dinheiro
- Antes de investir, é importante formar uma reserva de emergência, que deve ser alocada em investimentos de baixo risco e liquidez imediata
O pagamento do PIS/Pasep deve alcançar mais de 23 milhões de pessoas neste ano. A chegada de uma “verba extra” representa inúmeras possibilidades para as finanças pessoais. Para quem não tem dívidas para liquidar, um dos caminhos é usar o dinheiro para investir e formar uma reserva com ganhos muito superiores à poupança.
Leia também
Existem diversas opções de investimento disponíveis e a escolha depende dos objetivos, planejamento e do risco que cada pessoa está disposta a tomar. Por isso, antes de tudo, é preciso entender qual é a sua realidade financeira atual e prioridades. Saiba como sacar o PIS
Antes de se tornar um investidor que busca por rendimentos, é necessário formar uma reserva de emergência. A recomendação dos especialistas é concentrar entre seis e 12 meses de renda. “Estes recursos devem estar alocados em investimentos de baixo risco e liquidez imediata”, observa Bruno Mori, economista e sócio fundador da consultoria Sarfin.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale ressaltar que antes de falar sobre as opções de investimento, outro ponto a ser considerado é a existência de dívidas. “Se você possui uma dívida atrasada, geralmente é recomendado priorizar o pagamento dessa dívida em vez de investir o dinheiro”, destaca André Sandri, sócio da AVG Capital e fundador do EDUCA$, instituição sem fins lucrativos de educação financeira.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é uma das alternativas mais populares. Entre suas diversas modalidades, há opções que podem ser usadas como reserva de emergência, com ganhos estáveis e possibilidade de resgate imediato.
Cada título possui características diferentes e prazos de vencimento variados, permitindo que o investidor escolha a opção mais adequada às suas necessidades. Além disso, é possível investir a partir de valores baixos, tornando-o acessível a todos os trabalhadores.
CDB
Os Certificado de Depósito Bancário (CDBs) são títulos emitidos por bancos para captar recursos. Eles oferecem diferentes prazos e taxas de retorno, por isso é importante comparar as condições de cada um. No geral, são conhecidos pelos rendimentos superiores à poupança, previsibilidade dos ganhos e resgate imediato.
Carlos Castro, planejador financeiro e sócio-fundador da Super Rico, orienta: “Priorize sempre os grandes bancos”. Para ele, essa é uma boa saída para ganhar rendimentos de forma segura.
Ações
Já as ações estão entre opções mais arriscadas, com potencial de grande volatilidade. Investir em ações significa comprar participações em empresas. Como a opção envolve mais risco, é recomendado estudar o mercado e as empresas antes de investir em ações.
Fundos imobiliários
Também opção de grande volatilidade, os fundos imobiliários (FIIs) podem ser considerados para quem busca investir. Eles permitem que os investidores se tornem proprietários de uma parcela de imóveis comerciais, residenciais ou de outros tipos.
Por meio dos fundos imobiliários, é possível receber rendimentos periódicos provenientes dos aluguéis e também obter ganhos de capital com a valorização das propriedades.
Publicidade