Publicidade

Educação Financeira

Pregão da Bolsa de Valores: conheça as etapas e horários

Pregão da Bolsa de Valores: conheça as etapas e horários
(Foto: Pixabay)
  • Pregões são os momentos em que é possível realizar negócios na bolsa de valores
  • São divididos em cinco períodos: Cancelamento de ofertas, Pré-abertura do mercado, Negociação, Call de fechamento e After Market

Quem está começando agora a investir no mercado de ações precisa entender como funciona o pregão da Bolsa de Valores brasileira, a B3. Afinal, ao contrário do que alguns podem imaginar, as ações não podem ser negociadas a qualquer momento.

O que é o pregão?

O pregão da Bolsa de Valores é o momento destinado à oferta de lance de ações, estabelecido pela abertura e fechamento da compra e venda de papéis na B3.

Para que serve o pregão?

O pregão serve para que investidores possam analisar as melhores oportunidades em ações, bem como analisar o mercado acionário para determinador o preço de abertura de papéis. Além disso, permite concretizar as negociações de ações.

5 etapas do pregão da Bolsa

Todo pregão é dividido em cinco etapas: cancelamento de ofertas, pré-abertura do mercado, negociação, call de fechamento e after market.

Cada uma dessas cinco fases tem procedimentos específicos e é realizada dentro de um horário predeterminado dentro do horário de funcionamento B3 (que pode mudar em razão de feriados estaduais e recessos nacionais; confira possíveis alterações neste link).

Cancelamento de ofertas

Nesse período, como o próprio nome já indica, são anuladas as ofertas remanescentes de compra e venda que restaram do pregão do dia anterior.

O cancelamento de ofertas do pregão ocorre entre às 9h30 e 9h45 em todos os mercados da B3, com exceção do mercado a termo.

Pré-abertura do mercado

A pré-abertura do mercado acontece das 9h45 às 10h, em que o sistema da B3 registra ordens de compra e venda por parte dos investidores.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nenhuma dessas ordens será concretizada até a abertura do mercado financeiro, mas as ofertas recebidas já irão definir o preço de abertura da ação. Esse período também ocorre em todos os mercados da B3, com exceção do mercado a termo.

Negociação

Às 10h, acontece a negociação: todos os mercados da B3 se abrem oficialmente aos investidores. A partir desse momento, as partes podem fazer negociações de compra e venda e os preços das ações vão flutuando de acordo com as ofertas diárias.

Às 16h55, as negociações são encerradas – com exceção do mercado de termo, que se mantém aberto até as 17h25.

Call de fechamento

Terminado o período de negociação, ocorre a etapa do pregão chamada de call de fechamento. Nele, os investidores participam de um leilão que determina os preços de fechamento dos ativos. Participam desse call apenas os ativos que compõem o índice Ibovespa. Ele se encerra às 17h ou 17h15, dependendo do mercado escolhido.

After market

Os investidores que não conseguiram comprar e vender seus ativos durante o período de negociação podem usar o after market. Mas há restrições.

As ações negociadas devem fazer parte do índice Ibovespa e ter sido transhhacionadas durante o período normal do pregão. O preço do ativo não pode oscilar mais de 2% em relação ao preço de fechamento do dia. O limite de operação é de R$ 900 mil reais por CPF e somente serão negociados ativos à vista. 

Participam dessa etapa somente os mercado à vista (a partir das 17h25) e fracionário (a partir das 17h15). Às 17h30, ocorre o cancelamento das ofertas remanescentes em ambos os mercados.

A partir daí, começa o período de negociação do after market. Os investidores têm 30 minutos para comprar e vender ações. Às 18h, o pregão da B3 é oficialmente encerrado.

Que horas começa e encerra o pregão da Bolsa?

O período de funcionamento do pregão da B3 (Bolsa de Valores brasileira) se inicia oficialmente às 10h, com a negociação, e finaliza às 17h, com a call de fechamento.

Publicidade

Se você contabilizar a pré-abertura e o after market, o pregão se ativa das 9h45 às 18h.

Dias de funcionamento da Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores opera diariamente, com negociação das 10h às 17h. O funcionamento pode sofrer alterações ao longo do ano, devido a eventos como horário de verão no Brasil e nos Estados Unidos, bem como Carnaval.

Por isso, acompanhe sempre o E-Investidor para saber das últimas notícias sobre o funcionamento da Bolsa de Valores.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos