Comportamento

Geração Z é digital, mas investe no mesmo produto que seus avós; veja qual

Dados constam na pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro. Confira os detalhes e a comparação entre gerações

Geração Z é digital, mas investe no mesmo produto que seus avós; veja qual
  • Poupança está presente na carteira de 14% dos jovens consultados
  • Porcentual é bem menor quando comparado aos Boomers (28%)
  • Geração Z também estão atentos a produtos financeiros mais novos

Por Bruna Camargo –  A poupança é o investimento mais utilizado pelos membros da Geração Z – jovens entre 16 e 25 anos –, presente na carteira de 14% dos jovens consultados pelo Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha. Nesta quinta edição, o levantamento faz recortes por gerações.

Assim, é possível enxergar que mesmo sendo o principal investimento da Geração Z, o porcentual de 14% é bem menor quando comparado às outras gerações, como os Boomers (28%) – pessoas que nasceram no pós Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 1940 a 1960.

De acordo com a pesquisa, os olhares dos jovens da Geração Z também estão atentos a produtos financeiros mais novos, como as moedas digitais e criptomoedas (5%), e os ativos de maior risco, como ações (3%). Na média, esses produtos são utilizados por 2% das pessoas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Anbima, diz que os investidores mais jovens têm apetite maior pelo risco. “Ter uma carteira um pouco mais arriscada faz sentido quando se é jovem: você tem o tempo a seu favor”, justifica.

Billi, no entanto, alerta: “O que precisamos sempre lembrar é que isso faz sentido dentro de uma carteira diversificada, sem estar exposto só a um risco específico e com um portfólio que esteja adequado aos seus objetivos.”

A Geração Z é a que mais recorre a canais digitais para entender melhor sobre os investimentos disponíveis no mercado e a que mais ouve os influenciadores digitais em suas redes sociais na busca por informação sobre onde alocar dinheiro. Nesta reportagem o E-Investidor detalha as características digitais da Geração Z em relação às estratégias de investimento.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos