Publicidade

Comportamento

Geração Z é digital, mas investe no mesmo produto que seus avós; veja qual

Dados constam na pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro. Confira os detalhes e a comparação entre gerações

Geração Z é digital, mas investe no mesmo produto que seus avós; veja qual
O que este conteúdo fez por você?
  • Poupança está presente na carteira de 14% dos jovens consultados
  • Porcentual é bem menor quando comparado aos Boomers (28%)
  • Geração Z também estão atentos a produtos financeiros mais novos

Por Bruna Camargo –  A poupança é o investimento mais utilizado pelos membros da Geração Z – jovens entre 16 e 25 anos –, presente na carteira de 14% dos jovens consultados pelo Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha. Nesta quinta edição, o levantamento faz recortes por gerações.

Assim, é possível enxergar que mesmo sendo o principal investimento da Geração Z, o porcentual de 14% é bem menor quando comparado às outras gerações, como os Boomers (28%) – pessoas que nasceram no pós Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 1940 a 1960.

De acordo com a pesquisa, os olhares dos jovens da Geração Z também estão atentos a produtos financeiros mais novos, como as moedas digitais e criptomoedas (5%), e os ativos de maior risco, como ações (3%). Na média, esses produtos são utilizados por 2% das pessoas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Anbima, diz que os investidores mais jovens têm apetite maior pelo risco. “Ter uma carteira um pouco mais arriscada faz sentido quando se é jovem: você tem o tempo a seu favor”, justifica.

Billi, no entanto, alerta: “O que precisamos sempre lembrar é que isso faz sentido dentro de uma carteira diversificada, sem estar exposto só a um risco específico e com um portfólio que esteja adequado aos seus objetivos.”

A Geração Z é a que mais recorre a canais digitais para entender melhor sobre os investimentos disponíveis no mercado e a que mais ouve os influenciadores digitais em suas redes sociais na busca por informação sobre onde alocar dinheiro. Nesta reportagem o E-Investidor detalha as características digitais da Geração Z em relação às estratégias de investimento.

Web Stories

Ver tudo
<
Fiz a prova de vida, em quanto tempo o pagamento é liberado?
Este óleo barato e versátil na cozinha é o substituto perfeito para o azeite
IR 2025: como declarar gastos com dentista?
6 dicas para economizar com produtos de limpeza no dia a dia
Os 2 critérios para conseguir o benefício Pé-de-Meia Licenciatura
O que é a reforma tributária e como ela impacta o seu bolso?
Posso deixar o notebook ligado na tomada? Entenda os riscos para a sua conta de luz
Este aparelho de uso diário é o grande vilão da sua conta de luz
IR 2025: 6 despesas médicas que podem ser deduzidas do imposto
Sem multas? Descubra como isso pode garantir desconto no IPVA 2025
Chuveiro queimado? Veja como trocar a resistência sem gastar com técnicos
Descontos no IPVA: Governo Federal tem programa especial? Descubra
>