- Quando a Selic está acima de 8,5% a.a, a rentabilidade da poupança passa para 0,5% ao mês mais o pagamento da taxa referencial (TR), que varia diariamente
- De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em 2022, 23% dos brasileiros investem na caderneta
Apesar das severas críticas aos rendimentos da poupança, a caderneta é utilizada por grande parte da população. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em 2022, 23% dos brasileiros investem na poupança, o que corresponde a aproximadamente 50 milhões de pessoas.
Leia também
A conta poupança é uma conta específica para guardar dinheiro, diferente da conta corrente, mais utilizada para receber salário e fazer pagamentos. Regulada pelo Banco Central, ela foi criada justamente com o objetivo de poupar dinheiro e permite apenas movimentações básicas: 2 saques, 2 transferências e 2 extratos por mês.
Como o rendimento da poupança é calculado?
Os rendimentos da caderneta de poupança são diretamente influenciados pelo patamar da taxa Selic. Nesta quarta-feira (03), a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) confirmou a manutenção dos juros a 13,75% ao ano. Quando a taxa está igual ou abaixo de 8,5%, o rendimento corresponde a 70% da taxa de juros mais a taxa referencial.
No entanto, quando a Selic está acima de 8,5% a.a, a rentabilidade passa para 0,5% ao mês mais o pagamento da taxa referencial (TR), que varia diariamente.
Quanto a poupança rende hoje?
O cálculo é bem simples. Em maio de 2023, o rendimento da poupança é de 6,17% a.a + TR, o que corresponde a 6,34% de lucro por ano. Assim, se você investir R$ 10.000 na poupança hoje, terá R$ 10.634,00 daqui 12 meses.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos