Educação Financeira

Restituição Imposto de Renda 2023: qual é o meu lote?

É possível realizar verificação detalhada na plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC

Restituição Imposto de Renda 2023: qual é o meu lote?
Restituição 2023: quando será aberta a consulta ao 5˚ lote? (Foto: Envato Elements)

Na quinta-feira (24), a Receita Federal liberou a consulta ao 4º lote de restituições do Imposto de Renda 2023. Devem ser distribuídos R$ 7,5 milhões para mais de 6 milhões de contribuintes nesta etapa, que receberão os valores na quinta-feira (31).

Para saber se está contemplado no 4º lote de restituições, o contribuinte pode acessar o site oficial da Receita. Na página, basta clicar na opção “Meu Imposto de Renda”, navegar na lista de serviços e selecionar a opção “Consultar a Restituição”. É preciso informar número de CPF, data de nascimento e ano da declaração – no caso, 2023.

Caso o contribuinte não esteja contemplado no lote atual, estará no próximo quinto e último da agenda de restituições do Fisco em 2023.

Também é possível realizar verificação mais detalhada na plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC, ou no aplicativo de celular e tablet, disponível para plataformas Android e iOS. Abaixo o leitor pode relembrar o calendário de repasses da Receita Federal.

Calendário Restituição IR 2023

  • 1º lote: 31 de maio  (prazo para entrega da declaração) – pago;
  • 2º lote: 30 de junho – pago;
  • 3º lote: 31 de julho – pago;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro.

Os pagamentos são feitos na conta corrente informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Em caso de divergências (quando há desativação da conta, por exemplo), a quantia fica disponível para resgate por até 12 meses e deve ser feita junto ao Banco do Brasil (BB).

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A sequência de restituição obedece a critérios prioritários: maiores de 80 anos, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e/ou moléstia grave, respectivamente.

Em seguida, quem obteve maior parte da renda proveniente do magistério e, por fim, aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e restituição por Pix. A ordem de entrega é critério de desempate.