O pagamento do quarto lote da Restituição do Imposto de Renda 2023 irá ocorrer no final deste mês. A consulta para saber quem recebe o dinheiro é sempre liberada uma semana antes do pagamento. Portanto, a consulta ao 4˚ lote será aberta no dia 24 de agosto, às 10h.
Leia também
Relembre o calendário abaixo:
- 1º lote: 31 de maio (prazo para entrega da declaração) – pago;
- 2º lote: 30 de junho – pago;
- 3º lote: 31 de julho – pago;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Os pagamentos são realizados na conta corrente informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Caso o valor não seja realizado na conta informada (em caso de desativação, por exemplo), ficará disponível para resgate por até 12 meses no Banco do Brasil (BB). O órgão tem até o final do horário comercial, ou seja, 18h, para enviar o dinheiro.
A sequência de devolução dos valores obedece critérios de prioridade: primeiro, os maiores de 80 anos, posteriormente, o grupo de maiores de 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na sequência, entram aqueles que tiveram como maior fonte de renda o magistério e, depois, os que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida e pela restituição por Pix.
Em caso de empate nos critérios, a ordem de entrega da declaração anual define a prioridade.
Como consultar os lotes
Assim que a consulta for liberada pela Receita, será possível checar as informações por meio do site da Receita Federal. Após acessar a página, basta clicar na opção Meu Imposto de Renda e depois entrar na lista de serviços em “Consultar a Restituição”.
Na sequência, é preciso informar o CPF, o ano da declaração – no caso, 2023 – e a data de nascimento.
Uma verificação mais detalhada também está disponível aos usuários na plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou no aplicativo para celulares e tablets, acessível para iOS e Android.
Publicidade