- Comprar um carro novo nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais com os juros ainda na casa dos dois dígitos. No entanto, isso não é impossível
- O sonho do carro novo ganhou um impulso em 2023, após o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar uma série de medidas para baratear os modelos populares no País
- A primeira dica para conseguir comprar um carro novo em 2024 é o planejamento financeiro, para que o consumidor não se afunde em dívidas e juros, além de evitar aquisições impulsivas
Comprar um carro novo nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais com os juros ainda na casa dos dois dígitos. O sonho do carro novo ganhou um impulso em 2023, após o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar uma série de medidas para baratear os modelos populares no País. Esse desejo também pode se tornar real em 2024, mesmo sem o desconto.
Leia também
A primeira dica para conseguir comprar um carro novo em 2024 é ter um bom planejamento financeiro, de forma que o consumidor não se afunde em dívidas e juros, além de evitar aquisições impulsivas. Confira abaixo algumas dicas.
Compra à vista
O valor dos carros normalmente dificulta a compra à vista. Mas, caso o consumidor tenha condição de arcar com a aquisição de forma que ele não comprometa seu orçamento, essa é uma das melhores maneiras de comprar um veículo.
No fim de um financiamento, boa parte do valor alocado acaba em juros, e não no próprio veículo. Além de evitar os juros, compras à vista podem diminuir o tempo necessário para chegar ao valor cheio do automóvel, já que o dinheiro pode ser aplicado em investimentos conservadores como a renda fixa atrelada à própria taxa.
Antecipação de parcelas
Caso o consumidor não consiga adquirir o veículo à vista e tenha optado por parcelar a compra, a antecipação de parcelas de financiamento, as chamadas amortizações, reduzem o tempo de financiamento e os juros finais pagos pelo comprador.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Dessa forma, essa opção pode baratear a escolha do consumidor e dar um pequeno desafogo no preço final. Os pagamentos podem ser feitos com receitas extraordinárias, como renda extra, 13º salário e adicional de férias. No entanto, essa dica vale quando o proprietário já tem um planejamento financeiro bem estabelecido.
Inclusão do atual veículo
Outra forma convencional de diminuir o preço de um veículo em sua compra é incluir o atual para baratear a transação. Para isso, é necessário que o veículo esteja em boas condições. Vale destacar, no entanto, que esse tipo de operação reduz o custo de venda do veículo e, por consequência, o quanto poderá ser utilizado como entrada ou incluído no montante do pagamento à vista.
Marcas e modelos alternativos
Outra opção para comprar um veículo em 2024 com um valor mais acessível é recorrer à marcas e modelos alternativos, mas que também tenham uma boa qualidade no automóvel. Sites de pesquisa e com avaliações de usuários, como os da Consumer Reports e da Edmunds, podem indicar modelos confiáveis que você talvez não conheça.
Análise de preço e paciência
A análise de preço de um veículo em diversas concessionárias e a paciência para comprar com certeza são dois dos conselhos mais conhecidos, mas também mais efetivos na hora de comprar um carro.
Depois de determinar seu orçamento e saber quais especificidades você deseja em um veículo, é a hora de pesquisar opções que se adequem a esses parâmetros. Sites como aaa.com, cars.com, truecar.com e autotrader.com oferecem informações, assim como os sites dos fabricantes.