

Já imaginou poder investir em um ativo que oferece os ganhos de renda variável, mas com a segurança de renda fixa? Saiba que é possível ter esse conforto ao investir em COE.
Comercializado desde 2016 no Brasil, o produto costuma ter a duração entre 2 e 5 anos, de modo que é importante entender as principais características de remuneração antes de investir.
O que é COE?
Certificados de Operações Estruturadas são emitidos por instituições financeiras e atraem investidores por unirem, em um único produto, as características de renda variável e de renda fixa.
Seu rendimento varia de acordo com diferentes ativos financeiros, por exemplo, ações nacionais e internacionais, índices, ETF, moedas, entre outros. As estruturas podem oferecer proteção do capital investido e até mesmo retorno mínimo garantido.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“A principal diferença é o potencial de ganhos de renda variável com a segurança de renda fixa em um só produto”, explica Pedro Feitosa, especialista do time de Renda Fixa da Ágora Investimentos.
Quais são os tipos de COE?
As emissões de COE possuem algumas características específicas quanto à proteção do seu valor nominal ou valor investido.
- COE de valor nominal protegido: garante ao investidor que, na data de vencimento, caso a estrutura escolhida não apresente rentabilidade, ele receberá de volta, no mínimo, o capital investido inicialmente.
- COE de valor nominal em risco: neste tipo de COE, o investidor não tem garantia e pode perder parcial ou totalmente o capital aplicado.
Riscos
Mesmo sendo um tipo de aplicação que apresenta características mais seguras, é necessário conhecer os principais riscos deste tipo de investimento.
Risco de crédito: está relacionado à capacidade do banco emissor de honrar seus compromissos com os investidores, ou seja, ter dinheiro para pagá-los na data acordada. É importante destacar que Certificados de Operações Estruturadas não possuem cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Risco de liquidez: a liquidez está associada à facilidade de transformar o ativo em dinheiro. COE costuma apresentar um prazo longo de vencimento e sem a possibilidade de resgate antecipado.
Risco de mercado: está atrelado a mudança nos preços ou parâmetros em razão das oscilações de mercado.
Quais são as vantagens de investir em COE?
A principal vantagem deste produto é sua flexibilidade na escolha dos ativos, atendendo a diferentes perfis de investidores e diversos objetivos. Vale comentar que COE confere sofisticação e diversificação à composição da carteira dos clientes.
Publicidade
Quanto a outras vantagens, o especialista da Ágora Pedro Feitosa cita que “COE permite ao investidor diversificar sua carteira, acessando diversos mercados, tanto no Brasil quanto no exterior. Também vale mencionar a possibilidade de investir em produtos sofisticados, normalmente de difícil acesso ao investidor pessoa física, facilitando o processo de composição do portfólio”.
COE de valor nominal protegido é uma oportunidade para investidores que desejam se aventurar no mercado de renda variável, mas não se sentem confortáveis com a volatilidade dos preços ou possuem receio de perder dinheiro.
A tributação de COE segue a tabela regressiva de títulos de renda fixa, que varia entre 22,5% e 15%, dependendo do tempo de aplicação do dinheiro.
Entendendo o funcionamento do produto e estipulando o horizonte de investimento, você pode utilizá-lo para diversificar sua carteira e ter a possibilidade de alavancar seus resultados com uma segurança maior.
Publicidade
Gostou de conhecer mais um produto de investimento? Na Ágora Academy, plataforma de educação financeira da Ágora Investimentos, você pode saber mais sobre COE e outros produtos de renda fixa no curso “Passo a passo sobre investimentos de renda fixa”.
Este material é distribuído com o objetivo de prover informação e não configura oferta ou recomendação de produto. As informações contidas são consideradas confiáveis na data da sua publicação. Consulte os riscos das operações e a compatibilidade com seu perfil antes de investir, evitando operações inadequadas ou que estejam desenquadradas do seu perfil no momento da adesão. Para mais informações, acesse o site.
Publicidade