Educação Financeira

Vale-refeição: pesquisa revela nível de insatisfação dos usuários

Levantamento mostrou ainda descontentamento com número de estabelecimentos e qualidade do serviço

Vale-refeição: pesquisa revela nível de insatisfação dos usuários
Mercado de benefícios de vale-alimentação e vale-refeição movimenta cerca de R$ 150 bilhões por ano no Brasil. Crédito: rawpixel.com

Um levantamento encomendado pelo iFood, realizado pela LCA em julho do ano passado e divulgado agora, revela que mais de três em cada dez trabalhadores (36%) estão insatisfeitos com as administradoras de cartões de vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR).

Também apontou insatisfação de 38% dos trabalhadores com a quantidade de estabelecimentos que aceitam seus cartões. Dos entrevistados, 39% ainda se queixaram da falta de inovação e 18% entendem que os serviços oferecidos poderiam ter mais qualidade. Foram ouvidas cerca de 500 pessoas em todo o Brasil.

Em setembro do ano passado, foi sancionada a Lei 14.442, que garantiu ao trabalhador a troca de prestadoras, ou portabilidade, além do uso do cartão em qualquer máquina, ou interoperabilidade. A vigência da lei estava prevista para maio deste ano, mas a falta de regulamentação adiou os efeitos da legislação para maio do ano que vem.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Guilherme Paiva, head de políticas públicas do iFood, acredita que portabilidade e interoperabilidade vão ajudar a suprir as demandas dos consumidores e melhorar o cenário atual. “Além de poder escolher a melhor empresa para receber o benefício, a interoperabilidade das maquininhas para cartões de VR e VA deve derrubar as taxas”, disse.

O estudo ainda apontou que o mercado de benefícios de vale-alimentação e vale-refeição movimenta cerca de R$ 150 bilhões por ano no Brasil. Além disso, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) beneficia mais de 23 milhões de trabalhadores.