Nesta terça-feira (4), o WhatsApp implementou a sua nova funcionalidade de pagamentos pelo aplicativo, o WhatsApp Pay. Com a nova ferramenta, os usuários da plataforma poderão realizar transferências utilizando cartões de débito, pré-pagos ou múltiplos (aqueles que acumulam as funções crédito e débito), dos bancos ou parceiros participantes, sem pagar taxas.
Segundo o próprio site do WhatsApp, as instituições participantes e suas respectivas bandeiras são:
Visa – Banco do Brasil, Bradesco, Mercado Pago, Next, Sicredi e Woop, a conta digital da Sicredi;
Mastercard – Banco Inter, Itaú e Sicredi.
Vale lembrar que a ferramenta de pagamentos havia sido suspensa em junho de 2020 pelo Banco Central e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para mitigar potenciais riscos à concorrência.
O serviço de pagamento será realizado pelo Facebook Pay e processado pela Cielo (CIEL3), com a possibilidade de novas empresas participarem e se tornarem parceiras do modelo.
O Credit Suisse informou em um relatório divulgado aos seus clientes que a Cielo pode se beneficiar com a chegada da ferramenta. Segundo o banco, o WhatsApp cobrará dos comerciantes uma taxa de 3,99% nas transações no crédito e no débito.
“Enquanto as transações entre pessoas físicas são gratuitas, acreditamos que a Cielo poderá receber uma pequena taxa por essas transações. O fato de o lojista precisar se credenciar junto à companhia para aceitar pagamentos via WhatsApp, significa grande oportunidade para a adquirente fazer vendas cruzadas adicionais”, diz o relatório.
Como funciona
Os usuários podem enviar até R$ 1 mil por transação e receber até 20 transferências por dia, limitadas a R$ 5 mil por mês. Além disso, os bancos participantes poderão estabelecer limites inferiores para as transações. Para utilizar o WhatsApp Pay, os brasileiros precisam ter um número de telefone cadastrado no País, além dos cartões mencionados acima.
O serviço de pagamento é habilitado por meio do Facebook Pay. Com isso, as transferências realizadas são protegidas por PIN e Biometria. Os dados do cartão estão resguardados com criptografia.
Publicidade
Neste primeiro momento, apenas alguns usuários poderão utilizar a plataforma , com o restante sendo incluído gradativamente. Aqueles que já tiverem a função habilitada podem convidar seus amigos e familiares para a ferramenta.
Como configurar
Segundo informações do próprio WhatsApp, para configurar a forma de pagamento, os usuários precisam configurar o Facebook Pay e verificar um dos cartões. Confira o passo a passo divulgado pela companhia.
Abra uma conversa com a pessoa que você deseja enviar dinheiro e clique em anexar > pagamento;
Clique em continuar na tela do Facebook Pay;
Clique em continuar para aceitar todos os termos de serviço;
Crie sua senha, conhecida como PIN, para o Facebook Pay;
Insira o seu PIN recém-criado para confirmá-lo e clique em avançar;
Caso queira utilizar a biometria no lugar do PIN, clique em usar impressão digital;
Insira seus dados: nome, sobrenome e CPF. Depois clique em avançar;
Adicione os dados do seu cartão: número, data de validade e código de segurança (CVV);