Mercado

Início do WhatsApp Pay ainda não muda visão para Cielo (CIEL3)

Ações chegaram a subir 4,7% no início do pregão da quarta-feira (5), após início do novo serviço no Brasil

Início do WhatsApp Pay ainda não muda visão para Cielo (CIEL3)
Foto: Cielo/Divulgação
  • Após início do funcionamento do Whatsapp Pay no Brasil, ações da Cielo dispararam
  • Nessa etapa inicial, apenas transações entre pessoas físicas estarão permitidas. Entretanto segmento P2B, que impactaria diretamente a Cielo, ainda não foi aprovado pelo Banco Central
  • XP e BTG mantiveram recomendação neutra para os papéis

As ações da companhia de serviços financeiros Cielo (CIEL3) abriram em forte alta nesta quarta-feira (5). Até 12h37, os papéis atingiam a cotação de R$ 3,55, um salto de 4,41% em relação ao preço de R$ 3,40,registrado no fechamento do dia anterior (4).

O movimento comprador ocorre um dia após o início do funcionamento do WhatsApp Pay no Brasil. A ferramenta permitirá a realização de transferências através do aplicativo de mensagens instantâneas, cujo processamento será feito pelo Facebook Pagamentos e pela Cielo.

Para utilizar é preciso ter um cartão de débito, pré-pago ou combo de uma das instituições participantes (Banco do Brasil, Nubank, Sicredi, Itaú, Next, Mercado Pago e Woop Sicredi).
Nessa etapa inicial, apenas transações entre pessoas físicas estarão permitidas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já os pagamentos de pessoas físicas para jurídicas (P2B) ainda estão em aprovação pelo Banco Central. Esse segmento é crucial para a Cielo, já que o WhatsApp cobraria uma taxa de 3,99% para comerciantes – e uma parte dessa receita poderia ficar com a empresa.

XP e BTG têm recomendação neutra

A XP Investimentos continua com recomendação neutra para os papéis, de olho no possível aumento de concorrência no setor de adquirência, assim como a ainda não-aprovação dos negócio P2B no WhatsApp Pay.

“No geral, vemos isso como um ponto positivo para a Cielo, pois a empresa é, por enquanto, a principal parceira do WhatsApp Pay nas operações de pagamento e essa autorização é um passo importante para a ferramenta se firmar como iniciadora de pagamentos”, afirma Marcel Campos, analista da XP que assina o relatório. “No entanto, é relevante para os investidores acompanharem outras aprovações relacionadas ao segmento de pagamentos (P2B) no aplicativo, pois isso impactaria mais diretamente a parceria da Cielo com o WhatsApp.”

O BTG também segue com indicação neutra para CIEL3. “O acordo com o WhatsApp para permitir pagamentos P2M continua em espera, a Cielo perdeu na corrida para se tornar o parceiro adquirente exclusivo da Caixa para a Firsev e ainda estamos aguardando a venda da MeS (Merchant e-Solutions), que continua prejudicando seu resultado financeiro. A estrutura acionária, que costumava ser uma vantagem fundamental, agora também parece um fardo”, afirma a instituição, em relatório.

Os papéis CIEL3 ainda estão subindo 3,8% em maio, mas ainda acumulam desvalorização de 10,35% em 2021.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos