Investimentos

Carteiras das casas de análise chegam a superar o Ibovespa em três vezes

Oportunidades diversificadas das casas independentes ultrapassam o benchmark atual de 7% em 2021

Os títulos de renda variável costumam compor a carteira de investimentos em conjunto com os de renda fixa, sendo estes sempre uma boa opção para garantir um rendimento estável e sem riscos. (Foto: Pexels)
  • No Ibovespa, as empresas com maior participação são: Vale (VALE3), Itaú Unibanco (ITUB4), Petrobras (PETR4) e Bradesco (BBDC4) 
  • Casas de análise projetam carteiras de ações que buscam ultrapassar o valor do Ibovespa, que serve de benchmark para as indicações
  • O rendimento de carteiras recomendadas já ultrapassa de duas a três vezes o rendimento do Ibov. Veja os detalhes

O Índice Bovespa funciona como uma referência do desempenho médio das ações para o investidor. O indicador reúne as principais empresas listadas na Bolsa de Valores e pode receber investimentos indiretamente, por meio de fundos ou contratos. Com o objetivo de superar esse valor-base, casas de análises independentes projetam carteiras de ações próprias que buscam ultrapassar esse benchmark.

Desde o início de junho, o Ibov voltou a quebrarrecordes e superou marcas do período anterior à pandemia do coronavírus, na casa dos 130 mil pontos. Apesar da volatilidade recente nos últimos pregões, até o fechamento em baixa nesta segunda-feira (28), aos 127.429 mil pontos, o índice marca valorização 7,07% no acumulado ano

Mesmo com o resultado positivo, outras opções de investimentos chegam a ultrapassar esse crescimento. O fundo Oportunidades de Uma Vida, da Vítreo, que replica a carteira recomendada pela Empiricus com ações em diferentes setores, é um exemplo. O ativo registra valorização de 25,3% no acumulado do ano – o retorno é 3,5 vezes maior do que o principal índice de ações do País.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus e autor do relatório que deu origem ao fundo, mesmo que as recomendações sejam apenas de ações, elas são diversificadas em setores e tamanho das empresas. “Isso dá para o investidor a possibilidade de aproveitar a alta generalizada que o mercado deve registrar no cenário pós-pandemia”, destaca. O fundo da Vítreo está no mercado há um ano e meio e soma mais de R$ 150 milhões sob gestão. O ticker de entrada na aplicação é de R$ 100.

Outras casas também sugerem carteiras que superam o valor do Ibovespa. A Nord Research possui a carteira Investidor de Valor, que acumula rentabilidade de 15,4% no ano, 2,1 vezes mais que o Ibov. No acumulado, desde o início da carteira, em 2015, o retorno é calculado em 389,7%.

A Nord não divulga a composição completa da sua carteira, mas reforça que a diversificação é um ponto chave, com a presença de papéis como Unidas (LCAM3), PetroRio (PRIO3), Instituto Hermes Pardini SA (PARD).

Já a carteira O Melhor da Bolsa, de 31 de dezembro a 31 de maio, elaborada pela Spiti, alcançou uma rentabilidade acumulada de 15,3% em 2021, contra 6% do Ibov. Para a analista de ações Aline Tavares, o objetivo é encontrar empresas com boas teses de investimentos a preços interessantes.

“A carteira da Spiti não se restringe a um tipo específico de estratégia. Gostamos de misturar as empresas das estratégias de valor e crescimento. Além disso, temos o foco na estratégia de ‘buy and hold’ com horizonte de investimento de médio/longo prazo”, explica. As maiores componentes da carteira são empresas líderes de segmento (37,5%) e ações ligadas ao setor de commodities (25%).

Procuradas, a Suno Research, a Eleven Financial e a Levante ideias não compartilharam a informação das carteiras.

No Ibovespa, as empresas com maior participação são Vale (VALE3), Itaú Unibanco (ITUB4), Petrobras (PETR4) e Bradesco (BBDC4), com 11,6%, 6,47%, 5,7%, 4,9%, respectivamente.

10 maiores empresas em participação no Ibovespa
Ticker Empresa Participação
VALE3 VALE 11,64%
ITUB4 ITAUUNIBANCO 6,47%
PETR4 PETROBRAS 5,78%
BBDC4 BRADESCO 4,95%
PETR3 PETROBRAS 4,62%
B3SA3 B3 4,43%
ABEV3 AMBEV S/A 3,34%
MGLU3 MAGAZ LUIZA 2,46%
ITSA4 ITAUSA 2,27%
GNDI3 INTERMEDICA 2,21%
Fonte: B3. Acesso em 25 de junho.