Publicidade

Educação Financeira

Day trade, swing trade, buy and hold: quais as diferenças

Investidores podem ganhar dinheiro em operações de curto, médio e longo prazo

Day trade, swing trade, buy and hold: quais as diferenças
Foto: Pixabay
  • "Day trade" descreve operações de compra e venda de um ativo concluídas num único pregão
  • Operações "swing trade" são feitas em intervalo de tempo superior a um único dia
  • Estratégia "buy and hold" incentiva investidores a segurarem ativos por um longo tempo

Os termos day trade, swing trade e buy and hold são usados para descrever algumas estratégias na hora de investir. Quando o investidor compra um ativo no mercado financeiro, como ações, ele pode usar diferentes métodos para buscar a rentabilidade desejada, mas de acordo com o seu perfil e objetivos.

Em termos práticos, essas expressões refletem o tempo de cada estratégia, que pode variar conforme o tipo de operação. Entenda um pouco mais sobre as diferenças.

O que é day trade?

O day trade ocorre quando o investidor compra e vende determinado ativo no mesmo dia. Esse método é utilizado por quem quer ganhos no curto prazo, como profissionais 100% dedicados ao mercado financeiro.

Como funciona o day trade

Os adeptos do day trade empregam a análise técnica, ou gráfica, para identificar as melhores oportunidades de investimento. Essa abordagem teórica estuda o comportamento dos ativos ao longo do tempo, sem tanta preocupação com dados como resultado operacional, fluxo de caixa e cenário econômico do país – no caso de empresas com ações listadas na Bolsa.

Na análise técnica, são observadas variáveis como oscilação histórica dos preços e volume de negociações, na busca pelo momento certo da compra. Isso para o investidor se antecipar ao mercado e aproveitar os momentos de alta.

Como operar

Por ser mais trabalhoso, o day trade exige dedicação integral e não deve ser conciliado com outra atividade profissional. Como as operações são feitas diariamente e demandam velocidade, elas costumam ser realizadas apenas com papéis mais líquidos, que não correm muito risco de enfrentar escassez no mercado.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, o governo cobra 20% de imposto de renda sobre o ganho líquido de um day trade, independentemente da quantia negociada – em negociações que duram mais de um dia, é cobrado IR de 15% em cima do ganho líquido, com isenção para vendas de até R$ 20 mil no mês vigente.

O que é swing trade?

Tecnicamente, toda operação de compra a venda concluída em dias diferentes pode ser chamada de swing trade. No entanto, o termo é geralmente usado para descrever estratégias de curto e médio prazo onde o investidor também se baseia na análise técnica.

Como funciona o swing trade

Por ser mais longo, o swing trade não precisa de ativos com a mesma liquidez do day trade e demanda um pouco menos de dedicação, abrindo mais espaço na agenda do investidor.

O que é buy and hold?

No buy and hold, o agente compra e segura o ativo na carteira pensando no longo prazo, em uma perspectiva de anos ou até décadas.

A ideia é aproveitar a valorização do investimento com o passar do tempo, olhando mais para seus fundamentos e menos para o sobe e desce natural do mercado – utilizando a análise fundamentalista, em oposição à abordagem técnica.

Como funciona o buy and hold

Bons exemplos de buy and hold podem ser vistos no mercado de ações. Alguns investidores mantêm posições em alguns papéis por anos e realizam mais aportes para aproveitar os lucros e dividendos de empresas com bons resultados. Outros preferem vendê-los no futuro, pensando na formação de poupança para a aposentadoria.

Como operar

Esse método pode ser conciliado tranquilamente com outras atividades profissionais, uma vez que a oscilação é um fator secundário. Mas isso não significa que ele está imune a preocupações.

É preciso acompanhar a evolução dos ativos e da situação econômica para saber se os fundamentos continuam válidos e se as ações seguem com boas possibilidades de valorização.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos