Investimentos

Investidores movem ação contra Coinbase por falhas na plataforma

Processo diz que companhia omitiu que a plataforma poderia ter interrupções no serviço

A Coinbase é sediada em São Francisco, Califórnia. (Foto: Divulgação Coinbase)
  • Investidores abriram uma ação coletiva contra a Coinbase devido a possíveis falhas na plataforma. O processo representa os compradores de 114.850.769 ações ordinárias classe A da empresa, que abriu capital em abril deste ano na Nasdaq
  • As informações foram divulgadas pelo escritório de advocacia Robbins Geller Rudman & Dowd LLP. A firma é especializada em casos complexos com ênfase em títulos, derivativos de acionistas, antitruste e ações coletivas de consumidores

Investidores abriram uma ação coletiva contra a Coinbase devido a possíveis falhas na plataforma. O processo representa os compradores de 114.850.769 ações ordinárias classe A da empresa, que abriu capital em abril deste ano na Nasdaq.

A ação coletiva afirma que os “materiais da oferta” da Coinbase eram falsos e enganosos, pois omitiam que a plataforma poderia ter interrupções à medida que a empresa ampliava seus serviços para uma base maior de usuários. Antes mesmo de abrir capital, no início de abril, a companhia já enfretava queixas.

As informações foram divulgadas pelo escritório de advocacia Robbins Geller Rudman & Dowd LLP. A firma é especializada em casos complexos com ênfase em títulos, derivativos de acionistas, antitruste e ações coletivas de consumidores. O caso foi entregue à justiça da Califórnia, estado norte-americano onde a empresa é sediada. O E-Investidor entrou em contato com a Coinbase, que preferiu não se posicionar sobre o caso.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em 17 de maio de 2021 , a Coinbase revelou planos de levantar cerca de US$ 1,25 bilhão por meio de uma venda de títulos conversíveis (“Oferta de títulos”). Porém, a empresa abriu capital em abril por meio de uma listagem direta, ou seja, sem emissão de novas ações ou levantamento de capital.

Dois dias depois, com a queda do valor das criptomoedas, a Coinbase relatou problemas técnicos experimentados pelos usuários em sua plataforma, incluindo “atrasos devido ao congestionamento da rede” que afetam aqueles que desejam retirar seu dinheiro. Com esta notícia, o preço das ações da Coinbase caiu quase 6%, prejudicando ainda mais os investidores.

O problema não é exclusivo da plataforma. Outros sites também ficaram fora do ar, prejudicando investidores. Em 22 de julho, a provedora de serviços Akamai relatou interrupção que afetou empresas como Fidelity Investments e Oracle, como afirmou o Wall Street Journal.

A plataforma Coinbase, disponível no Brasil, funciona como uma corretora de criptoativos. Nela, os investidores podem comprar e vender moedas como Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum, Ethereum Classic e Litecoin.