Investimentos

Como a alta da Selic influencia a carteira de investimentos?

Movimento aponta valorização da Selic e dos demais investimentos de renda fixa

Como a alta da Selic influencia a carteira de investimentos?
Mudanças mais recentes na Selic fazem investidores avaliarem suas aplicações (Foto: Shutterstock)
  • Criada em 1999, a Selic é a sigla de Sistema Especial de Liquidação de Custódia, que foi criado para regulação de juros
  • Para analistas, a melhor alternativa para investir na renda fixa se encontra, atualmente, em investimentos com títulos pós-fixados. A indicação é buscar títulos que sejam liquidados nos próximos dois ou três anos
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) também são exemplos de títulos de renda fixa que, no curto prazo, podem se mostrar interessantes ao investidor

(Mônica Wanderley da Silva, Especial para o E-Investidor) – Em 17 de abril, o Banco Central anunciou ao mercado um reajuste para aumentar a taxa Selic de 2% para 2,75% ao ano — o primeiro reajuste de acréscimo feito nesse indicador desde julho de 2015. Na época, a taxa estava em 14,25% ao ano e, desde então, ocorreu uma progressão contínua de cortes até o percentual anterior de 2% — o menor já registrado na história.

Em 5 de maio, o Banco Central emitiu um novo comunicado aumentando novamente a Selic, que partia de 2,75% para 3,50% ao ano, abrindo margem para novos aumentos — de acordo com análises do mercado, é possível que a Selic termine 2021 a 5,5% ao ano.

De forma mais abrangente, as mudanças mais recentes na Selic fizeram muitos investidores avaliarem suas aplicações para entender o impacto gerado por um possível aumento da taxa e, quem sabe, redirecionar mais capital para a renda fixa. Mas será que o aumento atual vale modificações na estratégia de investimento?

Cédula de 200 reais em cima de notas de 100 reais
A taxa Selic é utilizada para controlar a inflação e influencia outros indicadores econômicos, como IPCA e CDI. (Foto: RafastockBR/Shutterstock)

Entendendo a Selic

Criada em 1999, a Selic é a sigla de Sistema Especial de Liquidação de Custódia, que foi criado para regulação de juros. Todos os dias, são realizadas operações de empréstimos entre instituições financeiras, e a Selic é utilizada para apurar a taxa de juros dessas transações.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para entender como essa taxa funciona, é importante explicar que a Selic se divide em:

  • Selic Overnight, que é a taxa de juros praticada diariamente entre as instituições financeiras;
  • Selic Meta, que é a taxa-ano comunicada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, é utilizada como guia para a Selic Overnight.

Como a Selic é a taxa básica de juros da economia, ela também afeta o desempenho dos indicadores IPCA e CDI, influenciando no controle da inflação. Quando a Selic está alta, quem tem dinheiro guardado em renda fixa ganha mais rentabilidade, porém há diminuição no consumo.

Quando a taxa está em baixa (como agora), as opções de empréstimo e compra se tornam mais vantajosas, porém o investimento em renda fixa é desencorajado. Isso faz as pessoas buscarem opções de rendimentos como a Bolsa de Valores.

Como a diminuição da Selic impacta na desvalorização do real frente ao dólar, os investimentos internacionais no Brasil também diminuem. Este, aliás, foi um dos fatores que motivou o aumento atual da taxa.

Então, é hora de investir em títulos que privilegiem esse indicador?

Em boletim divulgado no final de abril, o Banco Central estimou que a inflação em 2021 terminará o ano com alta de 5,04%. Como o valor da taxa Selic está em 3,50% ao ano, investimentos que se baseiam apenas nesse indicador fecharão 2021 com um rendimento menor do que o valor da inflação, ou seja, os investimentos que têm a rentabilidade da taxa-base terão o rendimento líquido negativo.

O mesmo ocorre para a poupança: com um ganho de 2,45% ao ano, ela não consegue superar os 5,04% da inflação. Por causa dessa conta que não fecha, os montantes deixados nela se desvalorizam, pois não conseguem acompanhar a inflação para, a partir desse ponto, rentabilizar.

De acordo com análises de mercado, essa discrepância entre inflação e Selic só seria contornada caso a taxa ficasse acima dos 7%. Portanto, esse não é o melhor momento para trocar de investimentos utilizando como base apenas o aumento atual.

E quais são os melhores investimentos de renda fixa que podem ser feitos atualmente?

Para analistas, a melhor alternativa para investir na renda fixa se encontra, atualmente, em investimentos com títulos pós-fixados. A indicação é buscar títulos que sejam liquidados nos próximos dois ou três anos.

Publicidade

A justificativa para essa escolha é de que o momento atual tem muitas variantes de incerteza: tanto as campanhas de vacinação, que sinalizam uma volta a algo parecido com a normalidade no início do próximo ano, como eventos do porte das eleições presidenciais de 2022.

Pequenos blocos de madeira com o símbolo de porcento em cima de moedas
Apesar do aumento da Selic, a grande maioria das aplicações de renda fixa conta com rendimentos menores do que a inflação projetada; investidores devem se planejar para reduzir perdas. (Foto: Patpitchaya/Shutterstock)

Analisando indicadores utilizados atualmente para a emissão de títulos pós-fixados, uma boa alternativa seria buscar papéis que estejam ligados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para garantir que o valor investido não sofra com perda no poder de compra.

Neste momento, é importante evitar investimentos indexados a uma possível alta da inflação, já que a tendência apresentada pelo Banco Central é de estagnação ou mesmo redução desse percentual.

Outras opções

Voltando a falar da taxa básica de juros, especialistas também avaliam a compra de títulos do Tesouro Selic dentro do modelo pós-fixado, apostando em um crescimento contínuo da taxa nos próximos anos.

Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) também são exemplos de títulos de renda fixa que, no curto prazo, podem se mostrar interessantes ao investidor. Porém, é importante lembrar que esses títulos contam com baixa liquidez, tornando-os impróprios para resgates antes do vencimento.

Dentro do mercado de renda variável, o aumento da taxa Selic pode impulsionar os papéis de bancos e seguradoras. As instituições podem se beneficiar em médio ou longo prazos, entre outros fatores, com a alta da Selic por conta da transferência de investimentos da renda variável para a fixa, feita por investidores de perfil conservador ou moderado.

Afinal, o aumento da Selic beneficia investimentos de renda fixa?

Apesar de os aumentos seguidos da Selic apresentarem uma tendência de crescimento gradual da taxa e, com isso, uma volta à valorização dos investimentos de renda fixa, esse cenário ainda não pode ser vislumbrado no momento.

Fonte: Banco Central do Brasil.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos