• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Alta de juros favorece investimentos no crédito privado, diz relatório

Segundo relatório do ModalMais, os gestores estão mais otimistas para os investimentos de crédito privado

Por Daniel Rocha

13/06/2022 | 14:35 Atualização: 13/06/2022 | 15:01

Para os gestores, a taxa de juros deve sofrer novas altas ao longo deste ano (Foto: Envato Elements)
Para os gestores, a taxa de juros deve sofrer novas altas ao longo deste ano (Foto: Envato Elements)

Metade das gestoras estratégicas de renda fixa está “muito otimista” com as debêntures incentivadas e crédito high grade (de baixo risco) como opção de investimento para este ano. A percepção sinaliza que o cenário macroeconômico está mais favorável para esse tipo de investimento no crédito privado. É o que aponta o relatório do grupo ModalMais que avaliou a percepção de 15 gestoras de estratégia de renda fixa do mercado financeiro.

Leia mais:
  • Investidores devem olhar para os fundos de crédito privado
  • Jovens buscam Bolsa e renda fixa para assegurar futuro
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Do outro lado, o pessimismo prevalece nos investimentos de juros pré-fixados e também para alguns setores da bolsa devido às incertezas sobre o fim da alta da inflação e da taxa de juros no curto prazo.

A pesquisa “Termômetro de Mercado”, obtida com exclusividade pelo E-Investidor, consultou os gestores de fundos de renda fixa durante o período do dia 27 de abril deste ano até o último dia 6. O objetivo do relatório foi mensurar a percepção dos especialistas sobre os principais produtos financeiros no atual cenário macroeconômico. O resultado mostrou que metade dos entrevistados está “muito otimista” para as debêntures incentivadas e crédito high grade.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo Victor Oliveira, head de Fundos do ModalMais, a posição se deve ao alto retorno financeiro que esse tipo de crédito privado oferece aos gestores no atual momento com a Selic na casa dos dois dígitos. “Tanto o crédito high grade quanto as debêntures incentivadas costumam ter notas de crédito muito elevadas. As debêntures incentivadas, por exemplo, costumam ser emitidas por empresas muito grandes e de infraestrutura e que estão muito bem financeiramente“, explica Oliveira.

No entanto, a percepção não é a mesma quando se observa os investimentos de juros pré-fixados no curto, médio e longo prazo. Isso acontece porque há um consenso entre os gestores consultados de que o Banco Central deve elevar ainda mais a taxa de juros nos próximos meses. “Com a continuidade da elevação da Selic por mais cerca de um mês, os investimentos em pré-fixados deixam de ganhar taxa mais alta. Além disso, a marcação a mercado machuca quem precisa negociar os títulos antes do vencimento”, avalia os gestores da Skade Capital, no relatório.

Essa perspectiva também impacta na estratégia de investimento na renda variável. Ainda de acordo com o relatório, 67% dos gestores estão otimistas com o setor de “consumos não cíclicos”, empresas que não estão ligadas a períodos de alto consumo, como as empresas produtoras de alimentos. A justificativa se deve à “grande capacidade de repasse de preços da alta dos custos dada a característica inelástica (quando a demanda reduz ou aumenta muito pouco mesmo com a alta dos preços)”, como afirmou a BV Asset durante o relatório.

A percepção otimista para o setor é reforçada pela perspectiva de novos aumentos da taxa de juros pelo Banco Central (BC), mesmo havendo um consenso no mercado de que o Brasil está mais avançado no seu processo de aperto monetário em comparação a outros países, como os Estados Unidos.

Publicidade

Segundo a Skade Capital, os preços devem permanecer pressionados no curto e médio prazo, impulsionados por alguns fatores externos, como a guerra no leste europeu, a escassez de alguns produtos e a alta de commodities. “As projeções de inflação implícita de longo prazo mostram que o mercado ainda não acredita na convergência da inflação às metas”, avalia a gestora de investimentos no relatório.

As eleições presidenciais previstas para o próximo mês de outubro também seguem no radar dos gestores como um dos fatores que podem trazer ainda mais volatilidade ao mercado. Por esse motivo, a estratégia da maioria dos gestores consiste em estar posicionado em companhias menos suscetíveis às variáveis macroeconômicas do exterior ou do ambiente doméstico.

“Nós nos mantemos cautelosos com o segmento de consumo, posicionados em empresas que possuem sólidos fundamentos, boa execução e margem de segurança para atravessar um período de incertezas macroeconômicas”, afirmam os gestores da Travessia Capital. Já a equipe da Âmago Capital acredita que o setor de materiais básicos e financeiro são os mais atrativos na bolsa no atual cenário macroeconômico.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Crédito privado
  • Investimentos
  • Juros
Cotações
08/05/2026 22h26 (delay 15min)
Câmbio
08/05/2026 22h26 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Gringos impulsionam o Ibovespa, small caps ficam para trás e criam oportunidade

  • 2

    IPO da Compass vai reabrir janela na B3? Entenda por que retomada ainda pode demorar

  • 3

    Dividendos em maio: bancos e corretoras ajustam carteiras, mas reforçam apostas; veja o que comprar

  • 4

    Ibovespa hoje fecha em alta com aposta por acordo entre EUA e Irã; petróleo tomba

  • 5

    As small caps mais recomendadas para investir em maio, segundo 7 bancos e corretoras

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos podem economizar na conta de luz: como funciona o desconto de 100% na fatura?
Logo E-Investidor
Idosos podem economizar na conta de luz: como funciona o desconto de 100% na fatura?
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos e com 80 anos não têm a mesma prioridade no atendimento preferencial; veja como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos e com 80 anos não têm a mesma prioridade no atendimento preferencial; veja como funciona
Imagem principal sobre o 3 estratégias para você acumular riqueza e mudar a vida financeira
Logo E-Investidor
3 estratégias para você acumular riqueza e mudar a vida financeira
Imagem principal sobre o Quem mora com idosos pode ter desconto na conta de água; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Quem mora com idosos pode ter desconto na conta de água; entenda como funciona
Imagem principal sobre o Bilhete para gratuidade no Metrô: onde idosos podem solicitar o cartão?
Logo E-Investidor
Bilhete para gratuidade no Metrô: onde idosos podem solicitar o cartão?
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS antecipado: saiba qual é o novo valor das parcelas
Logo E-Investidor
13º salário do INSS antecipado: saiba qual é o novo valor das parcelas
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas: veja como realizar a portabilidade de empréstimos consignados
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas: veja como realizar a portabilidade de empréstimos consignados
Imagem principal sobre o 1º lote da restituição do IR 2026: quando o dinheiro será liberado?
Logo E-Investidor
1º lote da restituição do IR 2026: quando o dinheiro será liberado?
Últimas: Investimentos
XP lança carteiras recomendadas de ETFs na B3; veja os ativos selecionados para maio
Investimentos
XP lança carteiras recomendadas de ETFs na B3; veja os ativos selecionados para maio

As carteiras, que terão divulgação mensal, serão divididas em Seleção Conservadora, Moderada e Sofisticada

08/05/2026 | 19h30 | Por Eduardo Puccioni
Ibovespa tem 4ª semana seguida de queda com cenário de guerra no Oriente Médio
Investimentos
Ibovespa tem 4ª semana seguida de queda com cenário de guerra no Oriente Médio

Movimento do principal índice da bolsa foi influenciado pela volatilidade dos mercados e também recebeu pressão de resultados do 1º trimestre

08/05/2026 | 18h48 | Por com Bruna Camargo e informações do Broadcast
Tesouro Reserva estreia com toque de campainha na B3; novo título terá liquidez 24 horas e aplicação a partir de R$ 1
Investimentos
Tesouro Reserva estreia com toque de campainha na B3; novo título terá liquidez 24 horas e aplicação a partir de R$ 1

Novo título do Tesouro Direto não possui marcação a mercado, o que traz previsibilidade no valor resgatado

07/05/2026 | 10h38 | Por Isabela Ortiz
IPO da Compass vai reabrir janela na B3? Entenda por que retomada ainda pode demorar
Investimentos
IPO da Compass vai reabrir janela na B3? Entenda por que retomada ainda pode demorar

Primeira operação do tipo em 4 anos tem mais a ver com problemas da holding Cosan do que com um novo momento favorável na Bolsa; estreia da empresa acontece nesta segunda-feira (11)

07/05/2026 | 05h30 | Por Luíza Lanza

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador