• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

‘Estude antes de comprar ações. Não siga dicas de outras pessoas’, diz Bredda

Gestor da Alaska afirma que é possível investir pensando no curto prazo, desde que não seja em ações

Por Thiago Lasco

19/08/2020 | 10:39 Atualização: 19/08/2020 | 11:17

Henrique Bredda, sócio-fundador da gestora Alaska Asset Management (Foto: Divulgação)
Henrique Bredda, sócio-fundador da gestora Alaska Asset Management (Foto: Divulgação)

Cinco meses já se passaram desde que Henrique Bredda conversou com o E-Investidor, em uma das primeiras entrevistas publicadas no portal. De lá para cá, com o desenrolar da pandemia de covid-19, o mercado financeiro foi até o purgatório e voltou – sem poupar os fundos administrados por sua gestora, a Alaska, que chegaram a ter perdas de quase 70%, assustando muitos cotistas.

Leia mais:
  • Alaska: Crise do coronavírus tem começo, meio e fim
  • ‘Juro baixo tira o dinheiro dos rentistas e leva para as empresas’, diz Valora
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mesmo nos momentos de maior volatilidade, porém, Bredda não esmoreceu e procurou passar calma aos investidores, confiante de que o jogo voltaria a virar no longo prazo. “Não sei como 2020 terminará, mas sigo confiante para os próximos cinco ou dez anos”, escreveu em uma de suas redes sociais.

Por falar em redes sociais, suas postagens, que misturam investimentos, educação financeira e até opiniões provocativas sobre política e outros assuntos, atraem a atenção de centenas de milhares de seguidores. “Não sou guru de ninguém”, avisa ele.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em nova conversa com o E-Investidor, Bredda fala sobre como o investidor deve se preparar para tomar mais risco. Ele diz que é possível sonhar com a independência financeira mesmo em um ambiente de juros baixos e mostra esperança em relação à retomada de uma vida normal. “O fim da pandemia será nosso presente de Natal”, diz.

Confira a entrevista a seguir.

E-Investidor – Em suas redes sociais, você dá vários recados para o investidor iniciante que sofre com a queda da ação, ou aquele que sai do fundo na primeira perda. Hoje, o investidor mais conservador está sendo forçado a entrar numa zona de risco a que não está acostumado. Que conselhos você dá para esse cara que vai levar muito susto?

Henrique Bredda – A migração de uma modalidade de pouquíssimo risco para a renda variável deveria ser encarada pelo investidor como algo muito importante na vida dele. Como ocorre quando ele está prestes a casar, ter filhos ou adquirir um imóvel. Ele pondera muito: antes de fechar negócio, visita vários imóveis, compara preços, analisa as regiões, vê o valor da parcela de financiamento que cabe no bolso e pesquisa bancos diferentes. Gasta um bom tempo nisso, discute com a família e então toma uma decisão.

Publicidade

Com renda variável, seja por meio de fundos ou comprando uma carteira de ações, é a mesma coisa. Se vai comprar ações, estude a empresa, o que ela faz, quem é o dono, examine os balanços e o patrimônio. Se você não tem condições de entender essas informações, que são o básico da contabilidade, então não invista. Tente primeiro entender isso, mas não siga dicas de outras pessoas.

No caso de fundos, veja quem é a gestora, quem são os sócios e qual é o objetivo daquele fundo. Se ele busca ganhar dinheiro em 5 ou 10 anos e você quer ganhar dinheiro em um ano, não invista nele. Gaste tempo estudando o movimento que quer fazer. Não aja por impulso. Se você migrar da renda fixa para a variável só porque o CDI caiu, quando a renda variável cair 30% você vai ficar apavorado e sair. Para não cair nessas ciladas normais de todo iniciante, não decida por impulso: estude.

Seu discurso prega que se tenha um horizonte mais longo para investir, para ter uma percepção de valor correta dos ativos e colher bons resultados. O investimento de curto prazo morreu?

Depende. Tem gente que é boa em decisões de curto prazo. Mas investir em renda variável com cabeça de curto prazo, isso eu não sei fazer e desconheço exemplos de gente que vai bem por esse caminho. A natureza do investimento em empresas é de longo prazo.

Publicidade

Para o curto prazo, é possível investir no CDI, em renda fixa com dívidas de empresas e aplicações menos arriscadas. Tudo isso pode crescer porque hoje há uma gama enorme de possibilidades. Tudo que for além do mais básico, que é poupança e CDB de banco, vai crescer muito no Brasil. O investimento de curto prazo não morreu. Ele serve para uma parcela da população e também para uma parcela do patrimônio: a reserva de emergência.

Você propôs uma simulação em que o sujeito guarda 25% do salário todo mês. Depois de 20 anos, ele obtém um rendimento anual igual ao valor do salário anual, e “deixa de ser escravo do trabalho para ser o que quiser”. Mas a premissa desse modelo é obter rentabilidade de 10% ao ano. Dá para continuar sonhando com esse plano, em meio a uma taxa básica de juros de apenas 2% ao ano?

Sim. Entender isso muda a vida de uma pessoa. Esses 10% ao ano são uma média do retorno de toda a carteira. Hoje não há um produto único que entregue isso. No entanto, uma carteira de ações ou índice Ibovespa tem condições de dar isso, na média. Vai ter ano de +30%, ano de -20%, ano de +50%, ano de -20%… Mas, no geral, ao longo de muitos anos, essa é uma média bem realista e bem possível.

De onde eu tirei isso? A média de retorno do Ibovespa nos últimos 50 anos é o dólar mais 11% ao ano. Uma boa carteira de ações entregaria até mais, mas não quis colocar um cenário otimista, fui pé no chão. É um cenário de 10% ao ano, mas com bastante volatilidade. Haja eleição no caminho! [risos]

Publicidade

Em sua entrevista anterior para o E-Investidor, no fim de março, fase de pânico da pandemia, você disse que “essa era uma guerra com começo, meio e fim”. O fim já está mais claro no seu horizonte? Qual é o seu cenário de pós-covid?

Nós já passamos do meio e temos um cheiro do fim. Quando dei a outra entrevista, o pior ainda estava por vir, que foi abril, o fundo do poço dos resultados das empresas. Mas maio foi melhor que abril, junho foi melhor que maio, e julho foi bem melhor que junho, pelo que já sabemos. Agosto está se desenvolvendo bem.

O cheiro do fim é uma mistura de continuidade da recuperação dos resultados financeiros com alguma vacina. Daqui a pouco ela chega, seja de Oxford, da Rússia ou da China. É difícil dar estimativas, mas acho que no fim do ano já estaremos terminando isso. Esse será o nosso presentão de Natal: o fim da pandemia.

Outra frase de sua autoria: “O mercado é uma peixaria, então veja qual é a vieira que está sendo vendida por preço de sardinha e aproveite”. Por favor, conte para o nosso leitor: qual é a vieira do dia?

Publicidade

Eu continuo achando, há cinco anos, que a vieira com preço de sardinha é o Magazine Luiza. Não posso achar diferente porque é a maior posição do nosso fundo.

Tem algumas vieiras, sim. Dá pra fazer um pratão japonês: Magazine Luiza, Cogna e Rumo, são empresas que gostamos muito. Cada uma com uma história muito diferente, momentos diferentes e retornos diferentes. Mas são ativos que consideramos baratos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Alaska
  • Conteúdo E-Investidor
  • Henrique Bredda
Cotações
20/05/2026 17h52 (delay 15min)
Câmbio
20/05/2026 17h52 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI

  • 2

    Guia definitivo do Tesouro Direto: compare Tesouro Reserva, Selic, IPCA+ e Prefixado para escolher o melhor título

  • 3

    Fundos multimercados de gestores “estrelas” perdem protagonismo nos últimos três anos

  • 4

    Treasuries no maior nível desde 2007 derrubam Bolsa brasileira junto com pesquisa eleitoral que mostra queda de Flávio Bolsonaro

  • 5

    Deixou o IR para a última hora? Saiba por que isso pode te levar direto para a malha fina

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Desenrola 2.0: quem ganha até R$ 8.105 pode renegociar dívidas atrasadas?
Logo E-Investidor
Desenrola 2.0: quem ganha até R$ 8.105 pode renegociar dívidas atrasadas?
Imagem principal sobre o Desenrola Fies 2026: veja como débitos vencidos há mais de 90 dias podem ser renegociados
Logo E-Investidor
Desenrola Fies 2026: veja como débitos vencidos há mais de 90 dias podem ser renegociados
Imagem principal sobre o Desenrola 2.0: participantes devem respeitar o limite para o novo crédito disponibilizado
Logo E-Investidor
Desenrola 2.0: participantes devem respeitar o limite para o novo crédito disponibilizado
Imagem principal sobre o Desenrola 2.0: nem todos os bancos oferecem o novo contrato; entenda o motivo
Logo E-Investidor
Desenrola 2.0: nem todos os bancos oferecem o novo contrato; entenda o motivo
Imagem principal sobre o Desenrola Fies 2026: entenda quais estudantes podem aderir ao programa
Logo E-Investidor
Desenrola Fies 2026: entenda quais estudantes podem aderir ao programa
Imagem principal sobre o Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Logo E-Investidor
Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Imagem principal sobre o Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o 5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Logo E-Investidor
5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Últimas:
Como tantas pessoas já possuem ações da SpaceX, de Elon Musk, antes mesmo do IPO?
Investimentos
Como tantas pessoas já possuem ações da SpaceX, de Elon Musk, antes mesmo do IPO?

Mercado paralelo de ações privadas explodiu com veículos de propósito específico e permitiu que investidores, celebridades e pequenos grupos comprassem participação em "grandes promessas" do mercado

20/05/2026 | 17h35 | Por Erin Griffith e Ryan Mac, da Fortune
Este título do Tesouro Direto permite aplicações de R$ 1,00
Radar da Imprensa
Este título do Tesouro Direto permite aplicações de R$ 1,00

A nova modalidade de investimento oferece liquidez imediata e resgates via Pix, de forma instantânea

20/05/2026 | 17h02 | Por Jéssica Anjos
Mega-Sena: o sorteio regular foi interrompido, mas já tem data para retornar
Loterias
Mega-Sena: o sorteio regular foi interrompido, mas já tem data para retornar

A Caixa Econômica Federal está celebrando as três décadas de existência desta modalidade de loteria

20/05/2026 | 16h54 | Por Jéssica Anjos
Bitcoin hoje opera em alta com alívio nos preços do petróleo e no mercado de títulos
Tempo Real
Bitcoin hoje opera em alta com alívio nos preços do petróleo e no mercado de títulos

Criptomoeda ainda segue sob o efeito da volatilidade na renda fixa, que aumentou a aversão ao risco nos mercados globais

20/05/2026 | 16h43 | Por Darlan de Azevedo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador