Negócios

Vacina da Novavax mostra resultados positivos e ações saltam

Existem mais de 160 vacinas diferentes em etapas dos testes: a Novavax faz parte deste grupo

Vacina da Novavax mostra resultados positivos e ações saltam
Vacina contra covid-19 em desenvolvimento: laboratórios em corrida milionária contra a pandemia. (Andreas Gebert/ Reuters)
  • Existem mais de 160 vacinas diferentes em várias etapas dos testes
  • A Novavax se junta às fileiras da AstraZeneca Plc, Moderna Inc., bem como da Pfizer Inc. e da BioNTech SE, que relataram resultados da Fase 1 de suas inoculações
  • O resultado do desenvolvimento da vacina refletiu nas ações da companhia: no ano, os papéis saltaram 3.800%

(Bloomberg) – As ações da Novavax Inc. (NVAX) enfrentaram enormes oscilações no pós-mercado da terça-feira (4) e no pré-mercado de hoje (5) enquanto os investidores analisaram criticamente os dados iniciais de sua vacina experimental para a covid-19.

Segundo a empresa de biotecnologia, o regime de duas injeções, quando administrado concomitantemente à tecnologia de reforço imunológico, gerou respostas de anticorpos quatro vezes maiores do que aquelas observadas em pessoas que se recuperaram da doença. Alguns dos adultos saudáveis no estudo apresentaram efeitos colaterais, incluindo febre, dor de cabeça e fadiga.

O resultado do desenvolvimento da vacina refletiu nas ações da companhia, que chegaram a cair 34% no pós-mercado na terça-feira, antes de reduzir o declínio. No pregão antes da abertura de quarta, subiram 21%. No ano, os papéis da empresa americana saltaram 3.800%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Uma reportagem informou incorretamente que os participantes do estudo foram hospitalizados com reações graves, o que gerou confusão sobre a segurança do tratamento. A vacina mostrou-se segura nos mais de 100 pacientes que a receberam, segundo a empresa. As reações às aplicações foram geralmente leves, com duração de dois dias ou menos.

Um paciente que recebeu a vacina teve uma  infecção cutânea leve que foi determinada como não relacionada à injeção. Gregory Glenn, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Novavax, disse que os eventos adversos foram “esporádicos” e se espalharam por placebo e por pacientes vacinados no estudo.

As respostas foram semelhantes entre as doses, o que significa que pode ser mais fácil para o Novavax fabricar a vacina. A dosagem tem sido uma das principais vantagens da empresa, juntamente com diretrizes menos rigorosas sobre temperatura, considerando a necessidade generalizada de injeções.

Existem mais de 160 vacinas diferentes em várias etapas dos testes: a Novavax se junta às fileiras da AstraZeneca Plc, Moderna Inc., bem como da Pfizer Inc. e da BioNTech SE, que relataram resultados da Fase 1 de suas inoculações.

A reputação da Novavax ganhou um impulso no início de julho, quando a empresa de biotecnologia garantiu um contrato de US$ 1,6 bilhão do governo dos EUA sob a Operação Warp Speed. Foi o maior financiamento da operação, até ser superado, algumas semanas depois, por outro de US$ 2,1 bilhões para a Sanofi e a GlaxoSmithKline Plc.

Publicidade

Um ex-executivo da Glaxo, Moncef Slaoui, chefia a Operação Warp Speed. O programa faz parte de um esforço do governo Trump para preparar uma vacina para uso amplo.

A empresa de Gaithersburg, Maryland, disse anteriormente que um estudo em estágio avançado começaria no outono [primavera no Brasil]. Entendemos, é urgente”, disse Glenn em uma entrevista por telefone. Os dados primeiro precisam ser arquivados na Administração de Alimentos e
Medicamentos antes que a Novavax possa determinar se a injeção pode ser transferida para o estágio final de testes, disse ele.

Os resultados serão submetidos à revisão de pares em um periódico especializado. A Novavax é uma parceria com outra empresa de Maryland, Emergent Biosolutions Inc., para fabricar sua vacina.

Nossos editores indicam este conteúdo para você investir cada vez melhor:
Quem é a BioNTech, parceira da Pfizer na vacina para covid-19

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos