• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

FIIs: demanda por sala comercial aquece fundos de escritórios; Veja recomendações

Com a Selic cada vez mais próxima de seu possível patamar terminal, o momento ruim dos FIIs virou oportunidade

Por Luíza Lanza

09/08/2022 | 15:37 Atualização: 09/08/2022 | 15:37

O setor imobiliário foi impactada com o aumento da taxa de juros e também das restrições sanitárias por causa da pandemia (Foto: Envato Elements)
O setor imobiliário foi impactada com o aumento da taxa de juros e também das restrições sanitárias por causa da pandemia (Foto: Envato Elements)

A demanda aquecida por escritórios e salas corporativas contraria o senso comum, presente durante o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, de que o home office havia chegado para ficar. No entanto, se de um lado a procura por salas comerciais está em alta, de outro as cotas dos fundos de investimento imobiliários (FIIs) de escritórios continuam descontadas.

Leia mais:
  • FIIs: veja quais serão beneficiados pelo fim da alta da Selic
  • Tesouro Direto: Quanto rendem R$ 5 mil com os juros a 13,75%
  • Como montar uma carteira de renda fixa com os juros atuais
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Tal cenário representa uma oportunidade para ganho de capital pelo investidor, na avaliação de Wellington Lourenço, analista da Ágora Investimentos.

“A grande maioria dos ativos do setor de lajes corporativas está muito abaixo do valor patrimonial, ao mesmo tempo que temos notado um aumento do negócios nos últimos dois trimestres que ainda não está no preço das cotas”, diz Lourenço. O analista destaca que alguns ativos, como o Rio Bravo Renda Corporativa (RCRB11), estão negociando com quase 40% de desconto frente ao valor patrimonial.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os fundos de investimento imobiliários estão, em geral, desvalorizados. Depois de apanharem durante a trajetória de alta na taxa de juros nos últimos meses, é possível encontrar FIIs negociando bem abaixo de seu valor patrimonial. Além de operarem alavancados nas taxas de juros futuros, os principais investidores de FIIs são as pessoas físicas, que, em momentos de alta da Selic, tendem a voltar os portfólios para os investimentos em renda fixa. Mas o jogo está prestes a virar e uma das categorias que podem se beneficiar são os FIIs de escritórios.

Nesta reportagem você confere os FIIs que tiveram rentabilidade acima da Selic nos últimos 12 meses.

Felipe Paletta, sócio e analista da Monett, destaca também o JS Real Estate Multigestão (JSRE11), o BTG Pactual Corporate Office Fund (BRCR11) e o VBI Prime Properties (PVBI11) como boas opções. “São perfis completamente diferentes para o investidor diversificar. Em um, ele compra ativos de grande qualidade, como o PVBI11, mas que vai pagar pouco dividendos em relação à Selic,. Em outro, como o BRCR11, já ganha dividendos na casa de 10%”, diz.

Com a Selic cada vez mais próxima de seu possível patamar terminal, o momento ruim dos FIIs virou uma oportunidade de investir pagando menos, para estar posicionado nos ativos que devem se beneficiar do fim do ciclo de aperto monetário.

Publicidade

Em julho, 57% dos FIIs na B3 tiveram desempenho positivo; veja ranking.

Fabio Carvalho, sócio da Alianza Investimentos Imobiliários, destaca que alguns fundos estão mais depreciados do que na época do início da pandemia da Covid-19. Mas com uma diferença fundamental – e positiva – para quem quer investir nesses ativos. “Na pandemia, estavam barato porque havia dificuldades operacionais sérias. Agora, estão baratos por questões macroeconômicas de taxa de juros e incerteza com a eleição presidencial, mas os ativos estão melhorando sua operação”, diz.

Saiba mais aqui sobre os FIIs que podem ser beneficiados pelo eventual encerramento do ciclo de alta da Selic.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • FII
  • Fundos imobiliários
  • Juros
Cotações
03/03/2026 15h16 (delay 15min)
Câmbio
03/03/2026 15h16 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje sobe, petróleo dispara e juros avançam com guerra no Oriente Médio; Petrobras ganha mais de 4%

  • 2

    Ibovespa hoje derrete 3,4% e preço do petróleo dispara em meio à guerra no Oriente Médio

  • 3

    Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo; ouro e prata sobem quase 3%

  • 4

    Quem é o investidor estrangeiro que banca o rali do Ibovespa rumo aos 200 mil pontos

  • 5

    "O mercado não é mais de oportunidade geral, é de seleção de papéis”, diz Dalton Gardimam, da Ágora

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o IPVA SP 2026: vencimento não caiu em dia útil, o que fazer?
Logo E-Investidor
IPVA SP 2026: vencimento não caiu em dia útil, o que fazer?
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo Portal Cidadão CAIXA
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo Portal Cidadão CAIXA
Imagem principal sobre o Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (03)?
Logo E-Investidor
Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (03)?
Imagem principal sobre o Saque-aniversário do FGTS: nascidos em janeiro têm até este dia para retirar valores em 2026
Logo E-Investidor
Saque-aniversário do FGTS: nascidos em janeiro têm até este dia para retirar valores em 2026
Imagem principal sobre o IPVA SP 2026: quais são as consequências do atraso no pagamento?
Logo E-Investidor
IPVA SP 2026: quais são as consequências do atraso no pagamento?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não confirmadas?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não confirmadas?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não dedutíveis?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não dedutíveis?
Imagem principal sobre o Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (02)?
Logo E-Investidor
Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (02)?
Últimas: Investimentos
Auren divulga seu balanço hoje: surpresa nos dividendos ou decepção renovada?
Investimentos
Auren divulga seu balanço hoje: surpresa nos dividendos ou decepção renovada?

Analistas projetam cenários para endividamento e impacto na remuneração dos acionistas; veja o que fazer com a ação

03/03/2026 | 10h18 | Por Katherine Rivas
Escalada da guerra contra o Irã pode desacelerar corte da Selic pelo Copom; veja projeções do mercado
Investimentos
Escalada da guerra contra o Irã pode desacelerar corte da Selic pelo Copom; veja projeções do mercado

Alta do petróleo e do dólar após ataques contra Irã eleva a incerteza sobre o Copom de março; extensão do conflito pode pressionar os preços na economia brasileira

03/03/2026 | 05h30 | Por Leo Guimarães
Guerra no Oriente Médio: faz sentido adotar alguma estratégia de proteção do portfólio?
Investimentos
Guerra no Oriente Médio: faz sentido adotar alguma estratégia de proteção do portfólio?

Escalada do conflito entre EUA e Irã coloca mercado no modus operandi de aversão a risco, mas especialistas acreditam que é preciso maior clareza do cenário antes de mexer na carteira

02/03/2026 | 16h51 | Por Luíza Lanza
Dólar hoje fecha em alta com guerra no Oriente Médio entre EUA e Irã
Investimentos
Dólar hoje fecha em alta com guerra no Oriente Médio entre EUA e Irã

Risco geopolítico reacende aversão a risco global nesta segunda-feira (2); moeda americana subiu assim como as commodities

02/03/2026 | 10h31 | Por Luíza Lanza

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador