Publicidade

Investimentos

FIIs: confira os fundos imobiliários com rentabilidade acima da Selic

O levantamento produzido pela Monett avaliou a rentabilidade dos FIIs que compões o IFIX

FIIs: confira os fundos imobiliários com rentabilidade acima da Selic
Os fundos imobiliários são investimentos isentos de imposto de renda (IR) (Foto: Envato Elements)
  • 30 FIIs pagaram dividendos acima do atual patamar da taxa Selic nos últimos 12 meses
  • Os produtos com os maiores retornos são os FIIs de papel, que conseguem repassar a inflação
  • Alguns segmentos devem entrar no radar, como os FIIs de shoppings e os de hotéis

Um levantamento realizado pela plataforma de investimentos Monett mostra que somente 30 fundos imobiliários (FIIs) entregaram rentabilidade acima da taxa Selic nos últimos 12 meses. O ranking foi realizado com base no total 106 FIIs que compõem o IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliário).

A maioria dos FIIs do IFIX é classificada como fundos de crédito de recebíveis imobiliários (CRI) ou “fundos de papel”, como também são conhecidos. O motivo para os ganhos expressivos desses ativos se deve à característica do produto, pois esses FIIs possuem aplicações em títulos atrelados à Selic (CDI) ou à inflação (IPCA). Assim, conseguem acompanhar o movimento de alta da taxa de juros e a dos preços.

Na última quarta-feira (3), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou pela 12ª vez a taxa básica de juros, para 13,75% ao ano. Com o movimento, os investimentos de ativos precisam oferecer uma rentabilidade acima da Selic para compensar o risco para o investidor.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

 

No entanto, vale ressaltar que performance passada não é garantia de retornos no futuro. Por isso, o investidor deve buscar informações sobre algumas características do fundo, como a sua gestão, para avaliar se os fundamentos estão adequados aos seus objetivos de investimento.

Felipe Paletta, sócio e analista da Monett, explica que, devido às épocas de juros altos os fundos de tijolo, atrelados a imóveis físicos, ficaram com preços depreciados e, por isso, podem representar uma oportunidade de investimento. Segundo ele, esses produtos, geralmente, têm um potencial de ganho no médio e de longo prazo.

Nesta reportagem, você vê os  FIIs com as melhores oportunidades  de investimento.

Publicidade

“Eu entendo que os FIIs de recebíveis devem representar um porcentual interessante na carteira do investidor, cerca de um terço. São nesses momentos que encontramos boas oportunidades para comprar os fundos de tijolos. No longo prazo eles vão ter ganho de capital”, diz.

Nesta perspectiva, alguns segmentos devem entrar no radar, como os de shoppings e os de hotéis. De acordo com o especialista, os setores sofreram bastante ao longo da pandemia, mas têm se recuperado e devem mostrar taxas de ocupação e receitas positivas em 2023.

Os FIIs de logística também devem entrar no radar, até porque o segmento já foi classificado como defensivo entre os fundos imobiliários. “No Brasil, vemos uma certa defasagem no setor. Há pouco investimento, enquanto o e-commerce ainda é sub penetrado no País, mas segue em crescimento”, destaca Paletta.

Em julho, 57% dos FIIs na B3 tiveram desempenho positivo; veja ranking.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos