Os fundos de investimento imobiliários (FIIs) podem ser um bom caminho para o investidor acumular renda, seja pelo recebimento de dividendos mensalmente ou pela própria valorização da cota no médio e no longo prazos. No entanto, há quem tenha receio quanto a esta classe de ativos pelo fato de alguns títulos da renda fixa estarem pagando atualmente um juro real de 6% ao ano, como é caso do Tesouro IPCA 2029 – veja mais detalhes nesta reportagem.
Leia também
Na visão dos analistas da Genial Investimentos, essa preferência pelos títulos do tesouro decorre do fato de o investidor não quer encarar a volatilidade do mercado e ter a segurança de que, se não houver nenhum resgate antecipado, não terá nenhum prejuízo.
Isso porque o único risco do título Tesouro IPCA é em caso de resgate antecipado. Ou seja, se o investidor comprou um título com vencimento para 2029 e quer resgatar o papel antes do prazo, ele deve vendê-lo no mercado secundário. Se o Tesouro estiver pagando um juro real maior no momento da negociação (IPCA + 7% ou IPCA + 8%), o investidor terá prejuízo na venda do título. Todavia, se o Tesouro estiver pagando um juro menor que o atual (IPCA +5% ou IPCA +4%), o investidor terá lucro na operação, pelo fato de seu título pagar IPCA + 6%, de remuneração maior.
Sendo assim, o resgate antecipado é o único grande risco nesse título de renda fixa, o que não acontece no fundo imobiliário. Essa modalidade de investimento pode ter inadimplência do inquilino ou do credor, causando volatilidade no mercado e até diminuição de dividendos.
Publicidade
Os analistas da Genial fizeram um levantamento que mostra alguns fundos imobiliários que superaram o retorno do título público nos últimos anos. Porém, no curto prazo, de apenas um ano, somente o fundo CSHG Logística (HGLG11) superou a rentabilidade da inflação mais 6% ao ano. Segundo a Genial, o título do Tesouro rendeu 10,8% entre março de 2023 e março de 2024. Já o CSHG Logística (HGLG11) rendeu 13,9%. A corretora, entretanto, reforça que as rentabilidades dos FIIs são incertas e usa o prazo maior para análise.
De 2019 até 2024, existem 11 fundos que superam a rentabilidade do IPCA + 6% ao ano. O título do Tesouro rendeu 84% nesse período. O fundo com a maior rentabilidade fica com o CSHG Prime Offices (HGPO11), que entregou um rendimento de 150% no período. O segundo colocado é o Mérito Desenvolvimento Imobiliário (MFII11), que rendeu 130%.
Outro que chegou a patamar semelhante de rentabilidade foi o BTG Pactual Logística (BTLG11), com um rendimento por volta de 129%. O levantamento leva em conta o rendimento da cota mais o pagamento em proventos feito pelos fundos. Para conferir quais são os fundos do levantamento, veja a tabela a seguir
Publicidade