Publicidade

Investimentos

O que esperar dos FIIs em fevereiro após o IFIX fechar janeiro no azul

Ao contrário do Ibovespa, índice teve performance positiva no mês de fevereiro

O que esperar dos FIIs em fevereiro após o IFIX fechar janeiro no azul
Veja fundos imobiliários você deve comprar (Imagem: Envato Elements)

O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) subiu 0,7% em janeiro, indo de 3.311,43 pontos para 3.333,51 pontos. Segundo Wellington Lourenço, analista da Ágora Investimentos, esse otimismo nos fundos imobiliários aconteceu por causa do ciclo de queda de juros.

“Esse afrouxamento monetário no Brasil tem sido positivo para o mercado dos fundos imobiliários. Eu tenho dito isso desde agosto do ano passado, por isso tenho essa estimativa positiva para o setor”, afirma Lourenço.

Na quarta-feira (31), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortou a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,5 ponto porcentual, fazendo a taxa ir de 11,75% para 11,25% ao ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo o boletim Focus desta semana, o mercado financeiro precifica que a Selic deve encerrar 2024 em 9% ao ano. Esse ciclo de corte de juros é o que deixa os analistas ainda mais animados para o mês de fevereiro.

Lourenço comenta que não há nenhuma mudança estrutural e que as premissas seguem positivas. “O investidor que buscar aportar em fundos imobiliários no mês de fevereiro para o longo e médio prazo tende a surfar nesse ciclo queda de queda juros, que vai continuar até o fim do ano”, argumenta.

Outro ponto que deixa os analistas otimistas para o mês de fevereiro é que a resiliência dos fundos imobiliários foi comprovada em janeiro. Pedro Galdi, da Mirae Asset lembra que o Ibovespa recuou 4,79%, o que não aconteceu com o IFIX.

“Claro que o desempenho do IFIX foi baixo, o índice praticamente andou de lado. No entanto, ele não teve a correção enfrentada pelo mercado de ações, que sofreu por causa da expectativa de que o Federal Reserve adiaria o início do corte de juros para maio, afetando os fluxos de países emergentes como o Brasil. O IFIX resistiu bem a essa pressão”, explica Galdi.

Mesmo com esse otimismo para o setor, Carolina Borges, analista da EQI Investimentos, acredita que o investidor deve tomar cautela em fevereiro, principalmente por causa da alta que o segmento passou em janeiro. “A alta dos fundos imobiliários de modo generalizado reduz a margem de segurança, pois pode haver correções, o que exigirá uma cautela do investidor em relação ao que comprar, prezando pela qualidade – imóveis, bem localizados, moderado risco de crédito e boa gestão”, explica.

Publicidade

A especialista também alerta para as emissões de cotas, conhecidas como follow-on no jargão do mercado. Ela comenta que tais ofertas tendem a gerar mais volatilidade no mercado, lembrando o caso do XP Malls (XPML11) e do BTG Pactual Logística (BTLG11).

“Ambos fizeram emissões de novas cotas e viram seus preços caírem em janeiro”, alerta a analista. Entretanto, ela concorda com Galdi e Lourenço e diz que as estimativas para os fundos imobiliários em fevereiro é de valorização e bom desempenho.

A recomendação dos analistas

Nas carteiras da EQI, Mirae Asset e Genial Investimentos, há recomendação para o BTG Pactual Crédito Imobiliário (BCTCI11). A Ágora Investimentos ainda não possui recomendações para fevereiro.

O BTG Pactual Crédito Imobiliário é um fundo de papel e tem como objetivo realizar investimentos imobiliários de longo prazo, principalmente por meio de certificados de recebíveis imobiliários (CRIs).

Segundo os analistas da Genial Investimentos, esse fundo tem seu portfólio formado por CRIs e está 67% alocado em IPCA com juro real médio de 7,2% ao ano. Dentre seus devedores encontram-se empresas com boa qualidade de crédito como o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3).

“Nossa recomendação se baseia no carrego de IPCA+8,38%, devedores com uma boa qualidade de crédito, boa exposição setorial, e uma composição equilibrada de indexadores, utilizando CDI e IPCA, visando maximizar os rendimentos no curto e médio prazo com boa relação risco-retorno”, explicam os analistas da Genial.

Publicidade

No entanto, o BTG Pactual Crédito Imobiliário não é o favorito de cada analista. Galdi, da Mirae Asset, tem como favorito para fevereiro o Bresco Logística (BRCO11). Enquanto os analistas da Genial possui três fundos como favoritos para fevereiro, são eles: Malls Brasil (MALL11), RBR Alpha Fundo de Fundos (RBRF11) e o Plural Recebiveis Imobiliarios (PLCR11). A EQI não revelou a sua top pick para fevereiro.

Web Stories

Ver tudo
<
>