Investimentos

Os impactos da eleição nos EUA sobre os fundos internacionais

Levantamento da iHub mostra que fundos expostos ao dólar têm performado melhor

Os impactos da eleição nos EUA sobre os fundos internacionais
Foto: Pixabay
  • Trump ou Biden? O que pressiona os fundos internacionais não é a vantagem de um ou outro candidato, mas a própria incerteza até que se conheça o resultado
  • Fundos que performaram melhor foram os dolarizados, que repassaram a valorização da moeda americana para a carteira do investidor
  • Exposição a empresas de tecnologia dos EUA, que vivem um bom momento, e ao ouro, que ganha força em crises, também favoreceram certos fundos

Os fatores que provocam impacto na performance dos fundos de investimento correlacionados ao exterior são diferentes daqueles que interferem na rentabilidade dos ativos domésticos. O risco-país brasileiro, que contém elementos como a instabilidade política e a questão fiscal, não pesa no primeiro caso. Por outro lado, há outras variáveis que trazem mais volatilidade, e uma delas é a sucessão presidencial nos Estados Unidos.

Ao contrário do que se pode supor, porém, o que pressiona os fundos internacionais não é a vantagem de um ou outro candidato. “Nenhum deles é muito melhor ou pior que o outro”, diz Paulo Cunha, sócio fundador da iHub Investimentos. “O republicano Donald Trump tem uma agenda mais pró-mercado, mas o democrata Joe Biden não é nenhum bicho-papão, e sim um cara moderado.”

Historicamente mais ligados a questões sociais, os democratas tendem a ser mais simpáticos a ideias como a maior taxação das grandes fortunas, além da expansão dos gastos públicos. Mas não necessariamente serão mais protecionistas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com Cunha, o que gera volatilidade nos mercados é a própria incerteza até que se conheça o resultado. Caso Biden vença, outra notícia negativa seria se Trump não aceitasse a derrota, buscando impugnar o pleito na Justiça.

“O que o mercado não tolera é a indefinição e, diante desse sentimento de apreensão, a corrida para a proteção do dólar aumenta, fazendo a moeda subir”, diz.

Dólar, ouro e tecnologia estão no DNA dos melhores

Não por acaso, os fundos brasileiros com ativos internacionais que vêm obtendo os melhores resultados são justamente os dolarizados. Conforme mostra um levantamento feito pela iHub, todos os oito fundos que apresentam maior rentabilidade no acumulado de janeiro até o dia 20 de outubro têm variação cambial.

Esses produtos não possuem hedge, mecanismo que impede que a oscilação do dólar seja repassada à carteira. Por isso, quando o dólar sobe, o rendimento desses fundos sobe junto, beneficiando o investidor.

Além do dólar, há outros dois fatores que também favoreceram o desempenho de alguns fundos internacionais. O primeiro é o bom momento das empresas de tecnologia dos Estados Unidos: fundos que têm ações desse setor na carteira se saem melhor.

“Este ano está sendo formidável para a Nasdaq, que já está em um patamar mais alto que antes da crise”, comenta Cunha. “Mesmo nos casos de fundos de ações que não têm um viés temático, os gestores muito provavelmente estão comprados em empresas como a Apple.”

Publicidade

O outro é a exposição ao ouro, ativo que sempre ganha força em momentos de incerteza, por ser considerado um refúgio seguro para o investidor. Dos produtos listados no levantamento, dois são fundos passivos que replicam a cotação do ouro: um deles é dolarizado (Trend Ouro Dólar FIM) e o outro, não (Trend Ouro FIM).

Veja os 15 melhores fundos internacionais com melhor rentabilidade

Fundo Rent. ano Rent. mês Dólar Tech Ouro
MS GLOBAL OPPORTUNITIES ADVISORY FIC FIA – IE 95,1% 4,7% X Fundo ativo, escolha livre do gestor
WESTERN ASSET FIA BDR NÍVEL I 70,5% 3,2% X Fundo ativo, escolha livre do gestor
TREND OURO DÓLAR FIM 68,7% 0,7% X X Fundo passivo, replica ouro e dólar
TREND BOLSA AMERICANA DOLAR FIM 52,7% 4,2% X Fundo passivo, replica S&P 500 e dólar
DOLAR GLOBAL MACRO OPPORTUNITIES FIM – IE 50,5% 1,8% X Fundo ativo, escolha livre do gestor
WELLINGTON VENTURA DOLAR ADVISORY FIC FIA IE 48,6% 3,5% X Fundo ativo, escolha livre do gestor
VERDE AM MUNDI AÇÕES GLOBAIS FIC FIA – IE 47,0% 3,1% X Fundo ativo, escolha livre do gestor
PIMCO INCOME DÓLAR FIC FIM – IE 41,1% 0,8% X Fundo de renda fixa global dolarizado
AXA WF FRAMLINGTON DIGITAL ECONOMY ADVISORY FIC FIA – IE 34,6% 5,0% X Fundo ativo, focado em tecnologia
WELLINGTON VENTURA ADVISORY FIA – IE 33,2% 2,9% Fundo ativo, escolha livre do gestor
TREND TECNOLOGIA FIM 26,9% 4,4% X Fundo passivo, replica índice MSCI USA
TREND OURO FIM 23,7% 0,7% X Fundo passivo, replica ouro
AXA WF FRAMLINGTON ROBOTECH ADVISORY FIC FIA – IE 23,4% 4,4% X Fundo ativo, focado em tecnologia
GEO EMPRESAS GLOBAIS EM DOLARES FIC FIA – IE 22,3% 1,3% Fundo ativo, escolha livre do gestor
LEGG MASON CLEARBRIDGE US LARGE CAP GROWTH FIA – IE 22,2% 3,0% Fundo ativo, escolha livre do gestor

*Rentabilidade do mês: de 1 a 20 de outubro de 2020. / **Rentabilidade do ano: de 1/01 a 20/10.  Fonte: iHub Investimentos

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos