Empreendimento terá três galpões de 260 mil m² de ABL (Área Bruta Locável). Foto: AdobeStock
A Galoppo, gestora de fundos imobiliários, vai criar um fundo exclusivo para desenvolver um megaempreendimento logístico estimado em R$ 1 bilhão, em Santana de Parnaíba (SP), às margens do Rodoanel, com três galpões de 260 mil m² de ABL (Área Bruta Locável).
O novo projeto chega ao mercado num mês positivo para os fundos imobiliários (FIIs), após meses de forte desvalorização no setor.
De acordo com Fernando Moliterno, sócio da Galoppo, o fundo ainda está em processo de abertura e terá como foco exclusivo a aquisição do terreno, desenvolvimento do projeto, locação dos galpões para empreendimentos logísticos e, posteriormente, a venda do ativo. “É um fundo de desenvolvimento”, explica.
A estrutura do fundo da Galoppo, segundo Moliterno, é voltada para investidores qualificados e profissionais, e não para o público em geral. “Esse tipo de investimento não costuma ser acessado por pessoa física, porque não distribui renda imediata. O investidor precisa aportar recursos ao longo de dois ou três anos, com retorno só após a venda do ativo”, afirma. A expectativa é de que o projeto seja executado ao longo de 36 meses.
Apesar do ambiente econômico desafiador, com juros altos e menor apetite por risco, o executivo afirma que o projeto tem atraído interesse. “Fizemos roadshow para ter a percepção do mercado e já temos indicações dos investidores que querem participar com a gente”, diz Moliterno. O próximo passo agora é finalizar o processo e formalizar a abertura do fundo.
Juros altos, baixa liquidez
A operação foi considerada estratégica pelo CEO da Galoppo, Claudio Algranti, que classificou o investimento como uma oportunidade rara em um cenário de baixa liquidez. O executivo se refere à dificuldade atual de captar recursos para projetos novos. “Com os juros altos, os investidores tendem a priorizar ativos de renda fixa, o que reduz o volume de capital disponível para empreendimentos. Por isso, quando aparece um projeto com características especiais, como esse, ele naturalmente atrai mais atenção”, explica Moliterno.
Em 2025, o principal índice de fundos imobiliários (FIIs) da bolsa de valores, o Ifix, tem apresentando uma alta de mais de 7,7%. Moliterno avalia que esse movimento é de correção de mercado. “Os fundos estavam muito descontados, abaixo do valor real dos ativos, e os investidores começaram a perceber isso”, disse.
A Galoppo é especializada no desenvolvimento, gestão e participação em empreendimentos logísticos e industriais. Com quatro FIIs, tem mais de R$ 1,3 bilhão em ativos sob gestão. Em dezembro, a gestora mudou de nome. Antes, se chamava Bluecap. A mudança reflete uma nova fase da empresa, marcada por alterações societárias iniciadas em 2023, com a saída dos antigos sócios e a chegada de novos nomes, como Fernando Moliterno e a liderança integral de Claudio Algranti.