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- Epidemia global cancelou viagens de lazer e de negócios e a segunda maior companhia de aluguel de carros dos EUA ficou sem receita
- A petição da Hertz listou cerca de US$ 25,8 bilhões em ativos e US$ 24,4 bilhões em dívidas
(Jack Pitcher e David Welch/WP Bloomberg) – A Hertz Global Holdings, empresa de aluguel de carros fundada com uma dúzia de Ford Model Ts há mais de um século, entrou com pedido de falência na sexta-feira 22, depois que as restrições de viagens e o colapso econômico global destruíram a demanda por seus veículos. O arquivamento do Chapter 11 (Capítulo 11) em Delaware permite que a Hertz continue operando enquanto cria um plano para pagar os credores e reverter os negócios.
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A segunda maior empresa de aluguel de carros dos Estados Unidos não precisa de financiamento no momento, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto, porque tem mais de US$ 1 bilhão de dinheiro em mãos. A petição da Hertz listou cerca de US$ 25,8 bilhões em ativos e US$ 24,4 bilhões em dívidas, e seus maiores credores incluem IBM Corp. e Lyft Inc.
Depois que a pandemia do coronavírus dizimou a receita da companhia, o locadora de veículos procurou ajuda dos credores e um resgate do Departamento do Tesouro dos EUA. Mas, embora tenha conseguido negociar uma indenização de curto prazo, não conseguiu concluir acordos de longo prazo. “Com a severidade do impacto da covid-19 em nossos negócios e a incerteza de quando as viagens e a economia se recuperarão, precisamos tomar mais medidas para enfrentar uma recuperação potencialmente prolongada”, disse Paul Stone, diretor executivo da Hertz, em um comunicado.
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A empresa de Estero, na Flórida, nomeou Stone como seu quinto CEO desde 2014, apenas quatro dias antes do pedido de falência. Analistas alertaram para ramificações da indústria automotiva devido à falência da Hertz. A empresa possui uma frota de cerca de 400 mil carros nos EUA que não estão sujeitos a acordos de recompra com fabricantes de veículos e podem ser liquidados, escreveu Michael Ward, analista da Benchmark Co., em relatório na semana passada. “O risco para o setor automobilístico ocorre se os credores da dívida garantida pelos veículos decidirem liquidar a frota para pagar os títulos”, escreveu Ward, em 14 de maio.
O impacto que essas vendas podem ter sobre os preços dos carros usados pode ser minimizado pela venda desses veículos ao longo de vários meses, disse Ward. A Hertz afirmou que agora tem dinheiro suficiente para apoiar suas operações, que incluem Hertz, Dollar, Thrifty, Firefly, Hertz Car Sales e Donlen. Mas pode ser necessário angariar mais, talvez por meio de empréstimos adicionais, enquanto o processo de falência avança.
Os procedimentos do Capítulo 11 envolvem as subsidiárias da empresa nos EUA e no Canadá e não incluem suas operações internacionais na Europa, Austrália ou Nova Zelândia. “A Hertz não teve escolha a não ser reduzir suas operações e vender ativos para pagar sua significativa dívida”, disse Joseph Acosta, sócio do escritório de advocacia Dorsey & Whitney, em um email. “Esperamos que as despesas de reestruturação não enterrem a empresa no processo”.
A empresa começou a demitir trabalhadores para economizar dinheiro em março, pois medidas de emergência para conter o vírus interromperam as viagens de negócios e de lazer. A Hertz divulgou em 29 de abril que havia perdido pagamentos substanciais de aluguel relacionados a seus veículos. Embora todas as empresas relacionadas a viagens tenham sido afetadas pela pandemia, grande parte do que pesa na Hertz é sua estratégia de possuir ou arrendar uma grande parte de sua frota, em vez de adquiri-las por meio de acordos de recompra com fabricantes. A Hertz geralmente responde à queda na demanda com a venda de carros de sua frota, por isso foi especialmente afetada pela queda nos preços nos leilões de carros usados.
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A White & Case é consultora jurídica da empresa, a Moelis & Co. é a banqueira de investimentos e a FTI Consulting Inc. está fornecendo consultoria financeira. O investidor bilionário Carl Icahn detém uma participação de 39%. A Hertz, originalmente conhecida como Rent-a-Car Inc., foi fundada em Chicago em 1918. Estava operando 12.400 locais em todo o mundo a partir de fevereiro.