• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Indústria de fundos encerra 2021 com 23,9 mil cotistas; alta de 11,3%

Na comparação com o fim de 2020, o crescimento na base de investidores foi de 11,3%

Por Estadão Conteúdo

10/01/2022 | 15:15 Atualização: 10/01/2022 | 15:18

Os fundos multimercados registram aumento de 32,8% no número de cotistas e 2021
Fonte: Envato Elements
Os fundos multimercados registram aumento de 32,8% no número de cotistas e 2021 Fonte: Envato Elements

A indústria de fundos de investimento brasileira alcançou 23,9 milhões de cotistas em 2021, mostra levantamento feito pela Economatica. Na comparação com o fim de 2020, o crescimento na base de investidores foi de 11,3%.

Leia mais:
  • Parcela única do IPVA com desconto vence hoje
  • Saiba quanto você gasta na assinatura de streamings e como economizar
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os fundos multimercados registram aumento de 32,8% no número de cotistas, seguidos pelos fundos de ações (7%) e pelos fundos de renda fixa (6,7%). Os fundos de previdência e os cambiais tiveram queda de 0,4% e 14,2%, respectivamente.

Maiores fundos

O maior fundo multimercados em número de cotistas é o Nu Seleção Cautela Fc Mult, da Nu Asset Management, com menos de um ano de existência e aplicação mínima de R$ 1. Em dezembro de 2021 o fundo tinha 236.414 cotistas, 4,48% do total da indústria de multimercados. Outros dois fundos do gestor aparecem entre os cinco maiores.

Além disso, vale destacar que o Hashdex 20 Nasdaq Crypto, voltado ao investimento em criptoativos, alcançou a sexta posição no ranking. O produto chegou a 69.203 cotistas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os fundos de ação, o maior é o Bradesco FIC FIA, com 819.089 cotistas. O Itaú Ações Blue FICFI, com 686.409, ocupa o segundo lugar. Dentre os dez maiores fundos de ações, apenas um teve variação positiva no número de cotistas na comparação com 2020.

Maiores gestores

A Economatica observou a variação no número de cotistas entre os grandes bancos de varejo e nos demais gestores. No grupo formado por Bradesco, Caixa, Santander, Itaú Unibanco e Banco do Brasil, 2021 fechou com 15,63 milhões de cotistas em fundos, o que representa crescimento de 3,48% com relação a 2020.

As demais gestoras da indústria fecharam 2021 com 8,29 milhões de cotistas, representando crescimento de 30,07% no ano. Os maiores gestores em quantidade de cotistas no final de 2021 foram BB Gestão de Recursos, BRAM, Caixa DVTM, Itaú Unibanco Asset Management e Itaú Unibanco.

A XP Allocation Asset Management Ltda é a primeira gestora fora do grande grupo dos bancos de varejo a aparecer no ranking. A gestora também é a que conquistou o maior número de novos cotistas no ano, 478.793. Fora dos grandes bancos, a Nu Asset Management, gestora do Nubank, é a segunda a aparecer. A Economatica destaca que a casa passou de dois para 430.001 cotistas em um ano.

Os gestores que mais perderam cotistas em 2021 foram Occam Brasil Gestão de Recursos (-51,9 mil cotistas), Alaska Investimentos (-47 mil) e Equitas Administração de Fundos de Investimentos (-34,3 mil).

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Fundos de ações
  • Fundos de Previdência
  • Fundos de renda fixa
  • Fundos multimercados
  • Indústria
Cotações
24/02/2026 9h24 (delay 15min)
Câmbio
24/02/2026 9h24 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Existe um custo invisível nas compras em dólar; descubra os cartões que escapam dele

  • 2

    Revés nas tarifas comerciais de Trump na Justiça reforça tese de dólar fraco e sustenta rali na Bolsa

  • 3

    Crise no BRB muda a percepção de risco e traz alerta para investidores; veja o que fazer

  • 4

    Bitcoin hoje a US$ 65 mil testa investidores em meio à volatilidade: “Mercado não espera consenso para vender”, diz Fabrício Tota

  • 5

    Ibovespa hoje fecha em queda com desdobramentos da tarifa global de Trump e projeções do Focus

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Rolex 6 Horas de São Paulo: qual o valor dos pacotes para os três dias?
Logo E-Investidor
Rolex 6 Horas de São Paulo: qual o valor dos pacotes para os três dias?
Imagem principal sobre o Rolex 6 Horas de São Paulo: qual o valor dos ingressos VIP?
Logo E-Investidor
Rolex 6 Horas de São Paulo: qual o valor dos ingressos VIP?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: entenda o valor do benefício em 2026
Logo E-Investidor
Bolsa Família: entenda o valor do benefício em 2026
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: quem pode alterar os dados bancários para receber restituição?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: quem pode alterar os dados bancários para receber restituição?
Imagem principal sobre o Pix fora do ar? Veja como funciona o TED para pagamentos
Logo E-Investidor
Pix fora do ar? Veja como funciona o TED para pagamentos
Imagem principal sobre o IPVA de São Paulo 2026: qual placa tem o vencimento hoje (23)?
Logo E-Investidor
IPVA de São Paulo 2026: qual placa tem o vencimento hoje (23)?
Imagem principal sobre o Pix fora do ar? Entenda o que acontece com o dinheiro durante instabilidades
Logo E-Investidor
Pix fora do ar? Entenda o que acontece com o dinheiro durante instabilidades
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: não recebeu a restituição? Veja como consultar pelo e-CAC
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: não recebeu a restituição? Veja como consultar pelo e-CAC
Últimas: Investimentos
Telefônica Brasil (VIVT3) supera estimativas no 4T25 e forte geração de caixa anima o mercado; o que fazer com as ações?
Investimentos
Telefônica Brasil (VIVT3) supera estimativas no 4T25 e forte geração de caixa anima o mercado; o que fazer com as ações?

Lucro e Ebitda vêm acima das projeções, móvel lidera crescimento e programa de recompra reforça sinalização ao investidor

23/02/2026 | 20h33 | Por Murilo Melo
Confira as ações mais afetadas na Bolsa brasileira após novo anúncio de Trump sobre tarifas
Investimentos
Confira as ações mais afetadas na Bolsa brasileira após novo anúncio de Trump sobre tarifas

Após a Corte limitar o uso de tarifas unilaterais, presidente dos EUA eleva alíquota para 15%

23/02/2026 | 14h17 | Por Isabela Ortiz
Crise no BRB muda a percepção de risco e traz alerta para investidores; veja o que fazer
Investimentos
Crise no BRB muda a percepção de risco e traz alerta para investidores; veja o que fazer

Investigação sobre créditos do Banco Master e pressão por aporte do Governo do Distrito Federal mudam percepção de risco da estatal; BRB diz que possui suficiência patrimonial e apresenta plano de recomposição de capital

23/02/2026 | 05h30 | Por Daniel Rocha
Bolsa vê entrada de 68 mil novos investidores em janeiro; veja as ações e os fundos imobiliários favoritos
Investimentos
Bolsa vê entrada de 68 mil novos investidores em janeiro; veja as ações e os fundos imobiliários favoritos

Base de CPFs na B3 cresce 1,25% no primeiro mês de 2026, com ETFs em alta, FIIs ganhando espaço e ações consolidadas nas carteiras

20/02/2026 | 19h57 | Por Igor Markevich

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador