Investimentos

Investidores buscam segurança enquanto ações e títulos caem

Swaps de crédito, conversíveis e até caixa são algumas das alternativas procuradas por investidores

Investidores buscam segurança enquanto ações e títulos caem
Quedas nos preços de títulos e ações leva investidores a swaps de crédito, conversíveis e até caixa (Fonte: SewCream/Shutterstock)
  • A busca por produtos defensivos ocorre em meio a preocupações de maior volatilidade nos mercados
  • Para alguns investidores, a antecipação de oscilações mais violentas nos preços dos ativos aumentou o apelo dos swaps de crédito

Quedas em cadeia nos preços dos títulos e das ações estão levando investidores a produtos defensivos, como swaps de crédito, conversíveis e até caixa, conforme buscam se proteger das recentes oscilações do mercado.

O ETF (fundo negociado em bolsa, na sigla em inglês) de títulos corporativos de grau de investimento iShares iBoxx $, da BlackRock Inc, caía quase 7% no acumulado do ano, para seu nível mais baixo desde abril de 2020, à medida que expectativas de juro mais alto e inflação persistente diminuem o fascínio gerado por títulos por todo o espectro de renda fixa.

Isso está de acordo com as perdas nos principais índices de ações, também atingidos por preocupações com a política monetária mais apertada do Federal Reserve. O índice S&P 500 perdia 7,3% no acumulado do ano, já o Nasdaq Composite recuava cerca de 11%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As quedas conjuntas desferiram outro golpe em uma estratégia de décadas que confiava num mix de títulos e ações como amortecedor de declínios nas bolsas de valores –a ideia era contar com alta nos preços dos títulos de renda fixa em momentos de estresse nas ações e maior volatilidade do mercado.

A busca por produtos defensivos ocorre em meio a preocupações de maior volatilidade nos mercados, já que um aumento esperado de 150 a 175 pontos-base nos juros nos EUA no próximo ano ameaça aumentar ainda mais os rendimentos dos títulos e pesar nas avaliações das empresas.

Os retornos do Treasury de dez anos, que influenciam os custos de empréstimos em todo o espectro de crédito, subiram 50 pontos-base neste ano, para o nível mais alto desde agosto de 2019. Os preços dos títulos se movem inversamente aos yields.

Para alguns investidores, a antecipação de oscilações mais violentas nos preços dos ativos aumentou o apelo dos swaps de crédito, usados ​​para evitar o risco de inadimplência das empresas.

“O (produto) crédito é vulnerável tanto à alta de rendimentos quanto à queda do estímulo monetário de bancos centrais, à redução da oferta de dinheiro, atendendo a um mercado bastante ilíquido. Para nós, parece o pior de todos os mundos”, disse Matt Smith, diretor de investimentos da gestora de fundos britânica Ruffer Investment Management.

Publicidade

Michael Miller, presidente e diretor de investimentos da Wellesley Asset Management, empresa de investimentos especializada em títulos conversíveis, afirmou que a demanda por esses instrumentos –que permitem aos detentores converter títulos em ações subjacentes– está aumentando.

Jordan Kahn, presidente e diretor de investimentos da ACM Funds em Los Angeles conta com uma estratégia mais tradicional para tempos incertos: dinheiro vivo. O saldo em caixa de seu portfólio agora está no nível mais alto desde março de 2020, quando a pandemia causou estragos nos mercados.

“Neste momento, acho que estamos em um mercado em que apenas preservar o capital é mais importante do que buscar retorno sobre ele”, afirmou.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos