O mercado de fundos imobiliários (FIIs) viveu momentos positivos em 2023. O início do ciclo de queda de juros ajudou a impulsionar os ativos, dando um gás especial para aqueles que tinham sido muito amassados nos anos anteriores, durante o aperto monetário.
Leia também
A melhora do ambiente e a volta do apetite de investidores resultou em uma valorização de 15,50% no IFIX, o índice de fundos imobiliários da B3.
Mas há quem tenha acumulado altas muito superiores. Um levantamento feito pela Quantum Finance mostra os 10 FIIs que mais subiram no último ano; todos com altas superiores a 38%.
Publicidade
O campeão do ano é o Hotel Maxinvesti FII (HTMX11), um FII de tijolo que viu as cotas dobrarem de valor ao longo de 2023. No acumulado entre janeiro e dezembro, o retorno do ativo foi de 110,79%.
O desempenho é quase duas vezes superior ao segundo lugar do ranking da Quantum, o General Shopping Outlets do Brasil FII (GSFI11), que subiu 58,0% no mesmo período.
Quando o assunto é dividendos, quem brilhou foi o Mogno Hotéis FII (MGHT11), cujo dividend yield em 2023 ficou em 17,71%. Logo atrás, o Kilima Volkano Recebíveis Imobiliários FII (KIVO11) teve um yield de 17,12%.
Publicidade
Todos os 10 FIIs em destaque no levantamento da Quantum tiveram um dividend yield de dois dígitos, superior ao CDI acumulado no último ano, de 12,94%.