• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Afinal, qual é a melhor poupança para investir?

CDBs, LCIs e LCAs são boas opções para esse investidor de perfil mais conservador

Por Thiago Lasco

08/10/2020 | 21:09 Atualização: 04/11/2022 | 15:09

 Para quem quer fazer o famoso "pé de meia", é importante saber qual é a melhor poupança para investir. (Foto: Pixabay)
Para quem quer fazer o famoso "pé de meia", é importante saber qual é a melhor poupança para investir. (Foto: Pixabay)

A caderneta de poupança sempre foi bem-vista por muitas pessoas por conta da sua simplicidade, mas há outras razões que ajudam a explicar sua popularidade. 

Leia mais:
  • Economist: Como a explosão digital está revolucionando o setor financeiro
  • CDB, LCI, LCA: o que significam as siglas da renda fixa
  • Brasileiros ainda preferem poupança e perdem poder de compra
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em meio às incertezas trazidas pela crise, que provocou turbulência no mercado, muitos investidores viram na poupança uma espécie de refúgio.

“Várias pessoas que sofreram baques nos seus investimentos acabaram migrando para a poupança”, diz Maria Eduarda Strucchi, head comercial da Ágora Investimentos.

Publicidade

Com o deságio sofrido pelos títulos da dívida pública após o aumento do risco fiscal, os fundos de renda fixa foram penalizados e tiveram oscilações negativas. Muitos cotistas, assustados, fugiram para a poupança, que é “menos pior” por não pagar taxas, nem IR

Note que a fala da especialista não trata da poupança como investimento – e isso não foi por acaso. O analista financeiro Victor Savioli, ex-JP Morgan, explica que a caderneta foi feita para poupar, isto é, não gastar – o que é diferente de investir.

“A poupança não é um investimento, é apenas uma gaveta para deixar o dinheiro. Esse papel ela cumpre. Mas, para investir e fazer esse dinheiro se multiplicar, ela não funciona”, diz o analista.

“A poupança nem foi criada para isso. Como no passado os juros eram altos e ela tinha um retorno melhor, ficou esse entendimento de que poupança é investimento, mas ele é errado”, continua Savioli.

Qual é a melhor poupança para investir?

Pela regra de remuneração válida para os depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012, a poupança paga 70% do rendimento da taxa Selic, mais a variação da TR.

Para onde correr sem perder dinheiro, então? Considerando que o cliente típico da poupança tem perfil de risco bastante conservador, as opções mais indicadas na renda fixa são o CDB, a LCI e a LCA.

Publicidade

Para decidir entre os três tipos de investimento é preciso analisar qual é a necessidade de liquidez do investidor, ou seja, se ele pode precisar resgatar o dinheiro a qualquer momento. 

“LCIs e LCAs são isentas de Imposto de Renda, então seu retorno costuma ser melhor que o dos CDBs, que pagam imposto. Mas você fica travado até o vencimento do título, o que não acontece com o CDB”, diz Savioli.

As instituições financeiras oferecem LCIs e LCAs com prazos variados, alguns bem curtos, como 3, 6, 9 ou 12 meses. Em linhas gerais, quanto mais longo, maior será o rendimento. 

Pensando nisso, uma boa ideia é fracionar o dinheiro em títulos diferentes, deixando com prazo menor o montante que pode vir a ser usado mais cedo e permitindo que o resto do capital seja melhor remunerado em vencimentos mais longos.

Onde não colocar o dinheiro

Enquanto CDBs, LCIs e LCAs são bons portos seguros para o dinheiro vindo das cadernetas, outros investimentos dentro da renda fixa se mostram opções ainda piores do que a poupança neste momento. Estamos falando dos fundos DI e de papéis do Tesouro Direto, como a LFT (conhecida como Tesouro Selic).

Publicidade

Por conta de oscilações negativas nos títulos da dívida do governo, papéis atrelados à taxa Selic, como as LFTs, sofreram forte deságio.

Como esses títulos compõem uma parte expressiva das carteiras dos fundos de renda fixa, como os fundos DI, eles foram penalizados – o que também ajuda a explicar a fuga de investidores assustados para a poupança, uma alternativa “menos pior”.

“No momento em que os títulos do governo têm rendimento negativo, a poupança se salvou, justamente porque não sofre marcação a mercado. Por isso, ela se tornou mais competitiva que os fundos e o Tesouro, sem surpresas negativas”, diz o administrador de investimentos Fabio Colombo.

Como é isenta de taxas de administração e IR, na atual conjuntura a caderneta tem uma vantagem expressiva sobre os fundos DI. 

Publicidade

Essa diferença é ainda mais gritante para as pequenas quantias, pois tíquetes baixos só têm acesso a fundos com taxas mais salgadas, e também para o horizonte de tempo da aplicação.

“Como a alíquota de IR começa em 22,5% e só chega a 15% após dois anos, quem movimenta o dinheiro dos fundos com frequência acaba pagando um imposto muito alto”, diz Colombo. “Cada novo depósito começa do zero, com a maior alíquota.”

Ele pondera que mesmo os fundos DI com crédito privado na carteira estão sujeitos à marcação a mercado, como ocorreu em 2019, quando muitos surpreenderam os clientes com rendimentos negativos. Por isso, não são bons substitutos para a poupança.

“A diferença em termos de retorno nominal que eles podem oferecer é muito pequena, para o investidor correr um risco de crédito bem maior”, diz.

Publicidade

CDBs, LCIs e LCAs também têm risco de crédito – mas contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), até R$ 250 mil por instituição e por CPF. 

“Ninguém paga 125% do CDI sem risco. Mas, nesse momento, entendo que essas são as melhores alternativas para o investidor não ter surpresas”, conclui o administrador de investimentos.

Como sair da poupança

Para os investidores que levam o termo “conservador” às últimas consequências e são totalmente avessos a mudanças, a ideia de abandonar a poupança pode parecer assustadora.

Esse apego a algo já conhecido, familiar e de fácil manuseio ajuda a explicar por que a caderneta ainda é a opção de tantos.

Aos relutantes, os especialistas recomendam: não saiam de uma só vez, mas aos poucos. A ideia é fazer uma transição gradual para investimentos que remunerem melhor até ganhar confiança.

Publicidade

“Estude as alternativas, conheça mais o mercado e vá devagar. Não precisa colocar todo o seu dinheiro em LCI, vá experimentando”, sugere Savioli.

Strucchi diz que o investidor pode fazer um teste, deixando na poupança metade do capital ou a parte em que precisa de liquidez, e alocando a outra metade em uma LCA ou LCI com vencimento de um ano.

Ao comparar os rendimentos, os ganhos maiores da outra metade vão encorajar o abandono definitivo da poupança.

“Quem entende onde está investindo fica confortável com a aplicação. E ganha confiança para diversificar os investimentos”, afirma.

Com o deságio sofrido pelos títulos da dívida pública após o aumento do risco fiscal, os fundos de renda fixa foram penalizados e tiveram oscilações negativas.

Muitos cotistas, assustados, fugiram para a poupança, que é “menos pior” por não pagar taxas, nem IR.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos de renda fixa
  • Investimentos
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
  • Poupança
  • Renda fixa
  • Tesouro Direto
Cotações
22/01/2026 6h09 (delay 15min)
Câmbio
22/01/2026 6h09 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Will Bank liquidado e site fora do ar: devo pagar a fatura em aberto do banco?

  • 2

    Ibovespa hoje bate recorde histórico e tem maior alta diária desde abril de 2023

  • 3

    Ibovespa fecha acima de 166 mil pontos e bate novo recorde em meio a cenário externo tenso

  • 4

    CDBs do Will Bank já preocupavam mercado antes de BC decretar a liquidação; entenda o caso

  • 5

    Como ficam os clientes do Will Bank, que têm R$ 7 bi em CDBs e LFs, após a liquidação da fintech pelo Banco Central?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: é possível efetuar a recarga com o cartão social do Bolsa Família em 2026?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: é possível efetuar a recarga com o cartão social do Bolsa Família em 2026?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (21)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (21)?
Imagem principal sobre o Como simular a aposentadoria pelo INSS em 2026?
Logo E-Investidor
Como simular a aposentadoria pelo INSS em 2026?
Imagem principal sobre o Aderiu ao saque-aniversário do FGTS? Entenda quanto você pode receber
Logo E-Investidor
Aderiu ao saque-aniversário do FGTS? Entenda quanto você pode receber
Imagem principal sobre o Quer se aposentar em 2026? Veja o que muda na idade mínima
Logo E-Investidor
Quer se aposentar em 2026? Veja o que muda na idade mínima
Imagem principal sobre o Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo Autoatendimento Eleitoral?
Logo E-Investidor
Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo Autoatendimento Eleitoral?
Imagem principal sobre o Multa por não votar nas eleições: como pagar o valor no cartório?
Logo E-Investidor
Multa por não votar nas eleições: como pagar o valor no cartório?
Imagem principal sobre o Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo aplicativo e-Título?
Logo E-Investidor
Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo aplicativo e-Título?
Últimas: Investimentos
O risco de investir em CDBs após Master e Will Bank: o que a taxa de retorno esconde sobre liquidez e emissor do ativo
Investimentos
O risco de investir em CDBs após Master e Will Bank: o que a taxa de retorno esconde sobre liquidez e emissor do ativo

Episódio reacende debate sobre liquidez real, risco de crédito e por que rentabilidade não deve ser prioridade quando o objetivo é segurança imediata

22/01/2026 | 05h30 | Por Isabela Ortiz
Will Bank: investidor do Master pode ficar de fora da cobertura do FGC
Investimentos
Will Bank: investidor do Master pode ficar de fora da cobertura do FGC

Teto de cobertura do fundo engloba investimentos dentro de um mesmo conglomerado; Master incorporou Will Bank em agosto de 2024

21/01/2026 | 14h24 | Por Beatriz Rocha
Will Bank fora do ar hoje após liquidação pelo Banco Central: sua conta corrente tem proteção do FGC?
Educação Financeira
Will Bank fora do ar hoje após liquidação pelo Banco Central: sua conta corrente tem proteção do FGC?

Com a liquidação extrajudicial, as operações foram interrompidas, mas os saldos seguem protegidos pelo FGC dentro dos limites legais

21/01/2026 | 12h29 | Por Isabela Ortiz
Veja perguntas e respostas para entender a liquidação do Will Bank, banco digital do Master
Investimentos
Veja perguntas e respostas para entender a liquidação do Will Bank, banco digital do Master

Investidores serão ressarcidos pelo FGC; veja como funciona o processo e quanto tempo ele pode demorar

21/01/2026 | 12h21 | Por Luíza Lanza

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador