O mercado acionário dos Estados Unidos (EUA) vive em um momento único para os investidores de renda variável. Segundo o Bank of America (BofA), a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) em reduzir os juros em 0,50 pontos-porcentuais acontece em um período em que os lucros das empresas apresentam um ritmo de crescimento. Mas na prática, os cortes das taxas não costumam coincidir com esse bom desempenho operacional das companhias.
Leia também
Savita Subramanian, chefe de estratégia e ações dos EUA do BofA, descreve o atual momento como duplo estímulo para os investimentos e sugere ajustes no portfólio para aproveitar as oportunidades presentes na bolsa de valores. Em entrevista à CNBC, a especialista orientou aos investidores priorizarem as ações dos setores imobiliários que devem se beneficiar com a construção de data centers, infraestrutura necessária para o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial (IA).
As empresas do setor de finanças e de energia também devem estar no radar dos investidores. O apelo por esse perfil de empresa se deve ao pagamento de dividendos e pela perspectiva de valorização das ações da companhia à medida que o Fed avançar na política de corte de juros. Além disso, o banco recomenda ficar atento a datas importantes que podem movimentar o mercado acionário.
Publicidade
Na próxima sexta-feira (4), será divulgado o relatórios de folha de pagamento não agrícola que tem um potencial de impacto de 1% (para qualquer direção) no mercado de opções a depender dos resultados. Já no próximo dia 10 de outubro, será a vez do CPI (índice de inflação ao consumidor) de setembro, que dará subsídios ao mercado sobre o que esperar dos próximos passos do Fed sobre a política monetária nos EUA.
A temporada de balanço das principais empresas de tecnologias, as big techs, também deve direcionar o desempenho da bolsa dos Estados Unidos. Previstos para divulgação entre os dias 21 de outubro e 25 de outubro, os resultados irão sinalizar os avanços dos investimentos das companhias em inteligência artificial e seus respectivos retornos financeiros.