Investimentos

Saiba onde investir em tempos de inflação alta, segundo Warren Buffett

As dicas do bilionário foram ditas durante uma reunião de acionistas em 2015, mas são úteis até hoje

Saiba onde investir em tempos de inflação alta, segundo Warren Buffett
Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway e um dos maiores investidores do mundo. Foto: REUTERS/Scott Morgan
  • Em período de alta inflação, os investidores precisam apostar na compra de ações que não sofram grandes impactos com os aumento dos preços
  • O CEO da Berkshire Hathaway, Warren Buffet, traz recomendações que podem ser essenciais para realizar bons investimentos nestes períodos

(Daniel Rocha, especial para o E-Investidor) – Apostar em ações que não exigem investimentos contínuos é o melhor negócio que um investidor pode adotar em períodos de inflação. A recomendação é de Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway e um dos maiores investidores do mundo.

As dicas foram dadas durante reunião anual de acionistas em 2015 e resgatadas pelo site CNBC Make It nesta semana. Apesar do tempo, as orientações continuam sendo úteis para o cenário atual.

De acordo com Buffett, quando um investimento precisa de capital mesmo após a compra, pode se tornar mais caro ao longo do tempo. “Os melhores negócios durante a inflação são aqueles que você compra uma vez e não precisa continuar fazendo investimentos de capital posteriormente”, disse o megainvestidor ao ser questionado sobre quais são as ações de sua empresa que estavam bem posicionadas para prosperar durante um período de inflação alta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ele acrescentou ainda que qualquer negócio com alto investimento de capital tende a ser ruim para fazer aportes durante a fase de uma inflação mais forte. “Geralmente é um negócio ruim para se estar”, recomenda. É o caso dos serviços de utilidade pública, como as ferrovias. Na avaliação de Buffett, esses investimentos não oferecem o retorno financeiro proporcional ao valor de compra.

Mas quais são os tipos de investimentos ideais para o período de inflação? A recomendação do CEO da Berkshire é a compra de ações de marcas por se tratar de algo que as pessoas possuem uma “conexão” no dia a dia. “Uma marca é algo maravilhoso de se possuir durante a inflação”, diz

Além disso, investir em imóveis pode ser um ótimo investimento em período de alta inflação. Os motivos são: desembolso único no ato da compra e a possibilidade de ser revendido.  “Se você tem algo que é útil para outra pessoa, tende a ser precificado em termos de valor de reposição ao longo do tempo, então você realmente obtém o impulso inflacionário”, disse Buffett.

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos