Investimentos

Depois da GameStop, ativo da vez do Wallstreetbets é a prata

Os preços do metal saltaram para o seu maior valor em oito anos

Depois da GameStop, ativo da vez do Wallstreetbets é a prata
Lingotes de prata (FOTO:maxxyustas)
  • No acumulado da semana passada, as ações de Gamestop e AMC saltaram 235,7% e 180,9%, respectivamente
  • A Robinhood, principal corretora utilizada pelos usuários do fórum, anunciou que suspendeu as restrições de alguns contratos de ações e opções mais populares
  • A prata se tornou o novo alvo dos usuários do Reddit, levando a cotação do metal a atingir a sua máxima desde 2013

O efeito Gamestop parece estar longe de um final e já se espalhou para outros mercados, como o de prata e também de criptoativos. Os preços do mercado futuro do metal precioso iniciaram um movimento de alta na sexta-feira (29), após mensagens de usuários do Reddit postarem sobre a execução de um short squeeze semelhante ao feito com as ações da Gamestop e AMC. A reação fez os preços futuros da prata saltarem 10,28% na manhã desta segunda-feira (1).

O fórum também resolveu apostar em uma criptomoeda esquecida, a Dogecoin, que chegou a subir 583% entre os dias 28 e 29 de janeiro.

Um efeito reverso, porém, já foi sentido no mercado. Apesar da forte valorização nos últimos dias, com as ações da GameStop em alta de 235,7% no acumulado da semana passada, os papéis da varejista de videogames abriram o pré-market de hoje com queda de 7,61%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Robinhood, principal corretora utilizada pelos usuários do fórum do Reddit para realizar as operações, anunciou na noite de domingo (31) que suspendeu as restrições de alguns contratos de ações e opções mais populares que estavam agitando o mercado.

O CEO da corretora, Vlad Tenev, participou de uma live com Elon Musk, também no domingo. Na ocasião, falou que o motivo para a suspensão foi o pedido por parte da câmara de compensação de US$ 3 bilhões como garantia para as negociações. A câmara é a central em que as instituições financeiras fazem acordos para trocar instruções de pagamento e outras obrigações monetárias.

Além disso, segundo informações do Wall Street Journal, a Melvin Capital, fundo de hedge que arcou com o prejuízo provocado pelos usuários do fórum, já perdeu 53% de seus investimentos apenas no mês de janeiro.

Metal tem cotação recorde

Após os usuários do fórum se organizarem para comprar o metal precioso, os preços da prata disparam para seu maior valor em oito anos. Os futuros de prata mais negociados tiveram alta superior a 10%, cotados a US$ 29,76 a onça-troy – o valor mais alto desde fevereiro de 2013.

O motivo da escolha da prata se deu após usuários do fórum concluírem que seus “inimigos”, as grandes instituições, estavam suprimindo o preço do metal precioso há um tempo.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos