• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Quais os melhores ativos da renda fixa para queda no Ibovespa

Títulos públicos, privados ou fundos? O que observar na hora de montar uma carteira

Por Rebeca Soares

25/10/2021 | 3:00 Atualização: 25/10/2021 | 9:18

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O relatório Focus, do Banco Central, projeta que a inflação medida pelo IPCA chegue a 8,69% até o fim deste ano. A taxa básica de juros (Selic) deve encerrar 2021 em 8,25%. Os números mais altos vistos nos preços de produtos e em papéis de crédito são atrativos para investimentos em renda fixa, no entanto, para evitar perdas na carteira, os investidores devem avaliar bem os ativos antes de tomar decisões.

Leia mais:
  • Quais ações se beneficiam com a alta da inflação?
  • 5 investimentos com a segurança da poupança, mas melhor rendimento
  • Fuga da Bolsa? Confira as projeções de 5 analistas
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Enquanto o Ibovespa perde a força que teve em 2020, quando fechou o ano no positivo mesmo com o tombo decorrente da pandemia, o principal índice de ações do mercado brasileiro desaba 10,6% no acumulado de 2021. O cenário traz à tona a preocupação com um possível rebalanceamento de carteiras com o intuito de ampliar a renda fixa, já que a previsão de aumento dos principais indicadores da classe é de crescimento.

Em agosto deste ano, o Tesouro Prefixado 2031 ultrapassou os 11%. Na última semana, foi a vez do prefixado de 2024 alcançar rentabilidade de dois dígitos. Na sexta-feira (22), o rendimento chegou a 11,4%. Apesar da grande atratividade, vale ressaltar que a alteração da carteira deve respeitar o processo de ‘suitability’, nome técnico utilizado para se referir ao perfil de investimento.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Simone Faganello, analista de produtos de renda fixa da Ágora, o cenário de alta inflacionária deve continuar decorrente do risco fiscal que o País enfrenta, somado ao ano eleitoral que se aproxima. “Quando olhamos para os juros na casa dos 6%, ainda é quase metade do que tínhamos cerca de quatro anos atrás”, afirma. “Isso mostra que é necessário avaliar a porcentagem da carteira nessa alocação. Atualmente, 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) não está cobrindo a inflação no período, que ultrapassa 8% ao ano.”

Segundo Faganello, o investidor que busca liquidez deve ter parte das aplicações no CDI. Já pensando em prazos mais alongados, acima de três anos, o ideal é buscar produtos que cobrem a inflação. “Com ativos atrelados ao IPCA, além de proteger contra as recentes altas, ainda é possível capturar prêmios”, aponta a analista.

Com a histórica volatilidade do mercado doméstico, a recomendação dos especialistas é sempre diversificar o portfólio para ter um prêmio mais robusto.

Indexadores

Para aproveitar a alta dos juros e a queda do Ibovespa, o ideal é buscar ativos atrelados ao CDI, já que ele é atrelado à Selic. Lucas Radd, superintendente de portfólios e advisory do Inter, ressalta que entre os ativos que usam essa referência, os CBD, as LCIs e LCAs são predominantes. Apesar disso, existem também os fundos de renda fixa de crédito privado. “Os que não são de crédito privado, em geral, estão mais ligados ao IPCA, o que não tem problema. Entretanto, isso é uma estratégia mais de longo prazo”, aponta Radd.

Vale ressaltar que quem deseja investir fora do montante protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), a melhor alternativa é contar com a expertise de gestores de fundos.

Publicidade

Outra sugestão de Radd é a aplicação em ativos com isenção tributária. Ele ressalta que é uma rentabilidade extra que o investidor individual consegue ter. Sendo assim, entre as opçãos destacadas por ele, as LCIs e LCAs têm uma atração maior.

David Camacho, sócio-fundador e gestor da Devant, reitera que para ter um portfólio balanceado, ter ativos em diversos indexadores deve ser o foco na hora de montar uma carteira diversificada.

Retorno da aplicação de R$ 1 mil no Tesouro

Confira a rentabilidade a partir de investimentos referenciados a Selic, inflação ou taxa fixa:

Tesouro Rentabilidade anual Valor líquido (Em R$)
Selic 2024 Selic + 0,1218% 1.185,06
Selic 2027 Selic + 0,2650% 1.370,39
Prefixado 2024 11,36% 1.261,18
Prefixado 2026 11,69% 1.458,69
Ipca+ 2026 IPCA + 5,25% 1.405,36
Ipca+ 2035 IPCA + 5,42% 2.651,47
Fonte: Tesouro Nacional

 

Renda fixa privada

Além dos títulos do Tesouro, os títulos privados também podem ser boas opções na hora de alocar recursos em renda fixa. Eles funcionam como outras alternativas para manter a diversificação e conseguir rentabilidades maiores, desde que respeitem o perfil de cada investidor.

Segundo Camacho, da Devant, além da atenção no que tange ao indexador, antes de escolher um fundo é essencial observar seu histórico de desempenho e, sobretudo, a gestora. “O fundo pode ter quatro anos com uma boa performance, mas se a equipe muda constantemente, pode aumentar o risco da efetividade do fundo”, comenta.

Outro ponto de atenção é sobre o perfil do ativo, observado na lâmina. “Quanto de risco o investidor está disposto a tomar? Um fundo high grade tem maior segurança por serem dívidas de empresas com um rating mais elevado. Na contrapartida, o high yield oferece um prêmio de risco maior por serem companhias com classificação menor”, explica.

Publicidade

Lucas Radd, do Inter, ressalta ainda que na hora de escolher um ativo para a carteira, a pesquisa por avaliação de diferentes casas de análises pode dar maior segurança. “Existe conteúdo disponível sobre a performance de inúmeros fundos e de currículo de gestores  em bancos e instituições financeiras consolidadas. É essencial que o investidor busque esse olhar antes de tomar decisões”, aponta.

Aplicações

A analista de investimentos da Rico Paula Zogbi destacou duas diferentes razões para alocação em renda fixa considerando a previsibilidade de rentabilidade, sobretudo no atual cenário. A superação da inflação e o aproveitamento do ciclo de alta de juros.

“Acreditamos que o Banco Central vai conseguir trazer o IPCA para mais perto da meta a partir do ano que vem, por conta disso não recomendamos títulos com vencimento tão distante neste momento. Apesar disso, eles também funcionam como forma de preservar seu patrimônio de maneira conservadora no longo prazo”, diz. 

Como sugestão para esse objetivo, ela aponta o Tesouro IPCA+ 2026, além do CRA Minerva com vencimento para abril de 2021 e rentabilidade calculada em IPCA + 4,9% a.a. Outras alternativas apontadas por Zogbi são as debêntures Rota das Bandeiras julho/2024 (IPCA +4,95% a.a.) e Movida junho/2028 (IPCA + 6,65% a.a.).

Já olhando para os juros, com a Selic 6,25% e perspectiva para que chegue a 9,25% até março de 2022, a renda fixa pós-fixada deve ser beneficiada, por render um percentual da Selic ou do CDI. Nesse cenário, a analista da Rico destaca o Tesouro Selic 2024, o CDB Facta com vencimento para um ano com rendimento de 138% CDI, além de fundos de crédito privado pós-fixado e com baixo risco, como os listados abaixo:

Publicidade

– Fundo Ibiuna Credit FIC FIM CP
– Fundo Selection FIC RF CP LP
– Fundo SPX Seahawk Advisory FIC RF CP LP
– Fundo XP Top FIRF CP LP
– Fundo Augme 45 Advisory FIC RF CP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos de renda fixa
  • Inflação
  • Renda fixa
  • Taxa Selic
  • Tesouro Direto
  • Tesouro IPCA
  • Tesouro Selic
Cotações
08/04/2026 19h26 (delay 15min)
Câmbio
08/04/2026 19h26 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Após Raízen e GPA: as empresas que mais preocupam o mercado financeiro hoje

  • 2

    32 fundos imobiliários de crédito estão baratos; veja como aproveitar sem cair em armadilhas

  • 3

    Dividendos viram ‘colchão’ na Bolsa: veja as carteiras recomendadas para abril

  • 4

    As maiores pagadoras de dividendos de 2026: quem lidera e quais podem sustentar retornos de até 17%

  • 5

    Ibovespa acompanha euforia global com cessar-fogo e renova recorde histórico

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Logo E-Investidor
Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Imagem principal sobre o Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Logo E-Investidor
Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Imagem principal sobre o Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Logo E-Investidor
Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: existe um prazo limite para usar o valor depositado?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: existe um prazo limite para usar o valor depositado?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: não realizei o saque por seis meses, posso perder o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: não realizei o saque por seis meses, posso perder o benefício?
Imagem principal sobre o Quem tem PIS recebe o abono salarial?
Logo E-Investidor
Quem tem PIS recebe o abono salarial?
Imagem principal sobre o Sou trabalhador avulso, tenho direito ao saque do FGTS?
Logo E-Investidor
Sou trabalhador avulso, tenho direito ao saque do FGTS?
Imagem principal sobre o Bolsa Família suspenso? Entenda se a suspensão resulta na perda do valor
Logo E-Investidor
Bolsa Família suspenso? Entenda se a suspensão resulta na perda do valor
Últimas: Investimentos
Petroleiras despencam com queda do petróleo após trégua no Oriente Médio; Petrobras (PETR3; PETR4) lidera perdas
Investimentos
Petroleiras despencam com queda do petróleo após trégua no Oriente Médio; Petrobras (PETR3; PETR4) lidera perdas

Cessar-fogo entre EUA e Irã derruba o Brent e provoca rotação de carteira, com investidores migrando para ativos de risco fora do setor de óleo e gás

08/04/2026 | 11h37 | Por Isabela Ortiz
Cessar-fogo no Irã acende rotação na Bolsa: é hora de vender? Analistas recomendam “colocar lucro no bolso”
Investimentos
Cessar-fogo no Irã acende rotação na Bolsa: é hora de vender? Analistas recomendam “colocar lucro no bolso”

Trégua entre EUA, Israel e Irã alivia preços do petróleo no curto prazo, mas mantém incerteza estrutural e abre espaço para migração de capital para outros setores

08/04/2026 | 10h21 | Por Isabela Ortiz
32 fundos imobiliários de crédito estão baratos; veja como aproveitar sem cair em armadilhas
Investimentos
32 fundos imobiliários de crédito estão baratos; veja como aproveitar sem cair em armadilhas

FIIs negociados abaixo do valor patrimonial indicam oportunidade, mas investir exige cuidado

08/04/2026 | 05h30 | Por Leo Guimarães
“Nada mudou em relação à tributação do VGBL”, diz Fenaprevi sobre IR na previdência
Investimentos
“Nada mudou em relação à tributação do VGBL”, diz Fenaprevi sobre IR na previdência

Receita consolidou entendimento de que, em caso de morte do titular, rendimentos acumulados no VGBL não são isentos de Imposto de Renda; entidade diz que essa já é a prática

07/04/2026 | 14h25 | Por Luíza Lanza

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador