• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Por que especialistas estão indicando a renda fixa internacional em 2023

Na quarta-feira (1), o banco central dos EUA anuncia o que deve ser mais um aumento na taxa de juros do país

Por ARTUR SCAFF E LUÍZA LANZA

31/01/2023 | 4:50 Atualização: 31/01/2023 | 7:42

Investimentos no exterior ajudam a proteger a carteira. (Foto: Pixabay)
Investimentos no exterior ajudam a proteger a carteira. (Foto: Pixabay)

O investimento no exterior costuma ser uma estratégia de diversificação bastante defendida por especialistas para conferir proteção aos portfólios de investimento, independentemente do tamanho do invstidor. Acesso a mercados maiores, exposição a empresas de setores que não estão representados na B3, rendimentos atrelados a uma moeda forte, além de possibilitar uma descorrelação de parte da carteira do chamado “risco Brasil”.

Leia mais:
  • Renda fixa: veja o passo a passo para investir em títulos americanos
  • Onde investir no exterior e fugir de risco Brasil e caso Americanas
  • Fundos long biased, a estratégia que pode proteger da volatilidade em 2023
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um fator que parece especialmente atrativo neste início de 2023, que, além de marcar o começo de um novo governo, contou com fatos atípicos como uma invasão ao Congresso Nacional e um dos maiores rombos contábeis já vistos na história da bolsa brasileira – saiba tudo sobre a crise na Americanas (AMER3) aqui.

“Estamos vendo um interesse muito grande em investimentos internacionais por diversos motivos”, diz Caue Mancanares, CEO da Investo. “Com um período de instabilidade política e incertezas com o futuro da economia do Brasil, os brasileiros buscam dolarizar seu patrimônio”, explica.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas não é só por isso que analistas têm recomendado que investidores olhem para o mercado internacional. Em 2022, os bancos centrais das economias desenvolvidas se viram obrigados a iniciar um aperto monetário numa tentativa de combater a pressão inflacionária que atingiu grande parte do mundo, incluindo o Brasil. O movimento fez com que países como os Estados Unidos, a maior economia e mercado de investimentos do planeta, elevassem suas taxas de juros a patamares que há tempos não se via.

O resultado é uma faca de dois gumes: de um lado, receios de uma recessão. De outro, uma oportunidade ímpar para ganhar bons rendimentos na renda fixa. “Graficamente, o yield (rendimento) da renda fixa está muito acima do yield de dividendos das empresas, por exemplo. É um momento atrativo e o investidor tem uma gama muito grande de opções, de Tesouro norte-americano pós-fixado pagando pouco mais de 4% ao ano até títulos de high yield (alto rendimento) pagando quase 10% ao ano”, destaca Mancanares.

Nesta reportagem, contamos em detalhes como os investidores brasileiros podem investir na renda fixa nos EUA.

Na próxima quarta-feira (1), o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) se reúne para decidir por mais um aumento na taxa de juros dos EUA. Atualmente a taxa está entre 4,25% e 4,50% ao ano, o maior patamar em 15 anos, fruto de 7 altas consecutivas em 2022. A discussão agora está focada em até onde a instituição monetária precisará chegar no combate à inflação e se o mercado pode sonhar com o fim dos juros elevados ainda em 2023.

Publicidade

Leia também: Ouro ou dólar, qual ativo usar contra a recente volatilidade da Bolsa?

Um cenário que, quando acontecer, vai reduzir a atratividade da renda fixa à medida em que os juros caírem. Por isso o momento atual consiste em uma boa oportunidade para investir, explica Guilherme Zanin, analista da Avenue. “É um contexto de desaceleração econômica, de mudança do consumo de produtos para serviços, com inflação menor fazendo com que os juros caiam. Nesse sentido, com a renda fixa dos EUA valendo 4% ou 5%, entendemos que é uma boa oportunidade porque no futuro essas taxas vão ficar muito menores.”

Aumento da dívida nos EUA no radar

Embora todos os especialistas ouvidos pelo E-Investidor concordem que o momento atual representa uma boa oportunidade para investir na renda fixa norte-americana, alguns fatores precisam ficar no radar dos investidores. Discussões que têm apenas começado a acontecer por lá , mas podem jogar volatilidade no mercado.

A principal delas diz respeito ao limite da dívida pública do país. O tema virou um impasse entre democratas e republicanos, que não querem ceder e aprovar o aumento. A discussão está começando a causar um certo receio nos mercados, com temores de que, sem maior espaço no teto da dívida, os EUA poderiam não dar conta de pagar os rendimentos já contratados nos títulos do Tesouro. Um sinal vermelho já que a fama de bom pagador do país faz com que esses ativos sejam considerados os mais seguros do mundo.

“O limite do endividamento nos Estados Unidos é uma discussão recorrente que, via de regra, está muito associada a uma disputa política entre a liderança do executivo e a liderança do legislativo”, explica Felipe Sichel, sócio e economista-chefe do banco Modal. Ele explica que a discussão parece estar sendo postergada para setembro. “De toda forma, o ambiente político sugere que quando essa discussão for ocorrer de forma mais forçosa, a gente possa ver episódios de volatilidade elevada.”

Publicidade

O assunto ainda está na mesa e, por enquanto, não deve alterar as recomendações de investimento, diz Zanin, da Avenue. “Estamos falando da maior força econômica do mundo. Então, acho que mesmo com essa preocupação de endividamento o risco é muito menor do que nos mercados emergentes, ainda assim vale a pena investir.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • dívida pública
  • Estados Unidos
  • Renda fixa
  • Taxa de juros
Cotações
09/01/2026 5h32 (delay 15min)
Câmbio
09/01/2026 5h32 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Aposta de US$ 30 mil vira mais de US$ 400 mil após captura de Maduro e levanta suspeitas de insider trading

  • 2

    Carteiras recomendadas para janeiro de 2026

  • 3

    Garantia de CDB do Master está em risco? Veja perguntas e respostas para investidores

  • 4

    CDBs do Banco Master: a peça que está impedindo o FGC de pagar os investidores

  • 5

    Veja quais ações você deve comprar (ou evitar) em 2026, um ano eleitoral e com Selic menor

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Estas dicas podem ajudar a refrescar a casa no calor, sem gastar com ar-condicionado
Logo E-Investidor
Estas dicas podem ajudar a refrescar a casa no calor, sem gastar com ar-condicionado
Imagem principal sobre o FGTS: como consultar o saldo retido presencialmente?
Logo E-Investidor
FGTS: como consultar o saldo retido presencialmente?
Imagem principal sobre o Este foi o maior prêmio da história da loteria americana
Logo E-Investidor
Este foi o maior prêmio da história da loteria americana
Imagem principal sobre o Tem direito ao saldo retido do FGTS e não recebeu? Veja o que fazer
Logo E-Investidor
Tem direito ao saldo retido do FGTS e não recebeu? Veja o que fazer
Imagem principal sobre o Aumento da passagem em SP: como ficam os créditos comprados antes?
Logo E-Investidor
Aumento da passagem em SP: como ficam os créditos comprados antes?
Imagem principal sobre o Quando o pagamento do Bolsa Família será antecipado em 2026?
Logo E-Investidor
Quando o pagamento do Bolsa Família será antecipado em 2026?
Imagem principal sobre o Como usar o ventilador estrategicamente para gastar menos na conta de luz?
Logo E-Investidor
Como usar o ventilador estrategicamente para gastar menos na conta de luz?
Imagem principal sobre o CadÚnico: como funciona o sistema de alerta por cores do app
Logo E-Investidor
CadÚnico: como funciona o sistema de alerta por cores do app
Últimas: Investimentos
Payroll, dólar e Venezuela: a tríade que mexe com os mercados e o bolso do investidor
Investimentos
Payroll, dólar e Venezuela: a tríade que mexe com os mercados e o bolso do investidor

Relatório de empregos americano chega em momento sensível para os juros globais, enquanto ruídos geopolíticos na Venezuela adicionam volatilidade a dólar, commodities e ativos de risco

09/01/2026 | 05h30 | Por Isabela Ortiz
Queda da Selic no radar: quais ativos ganham se o ciclo de juros mudar
Investimentos
Queda da Selic no radar: quais ativos ganham se o ciclo de juros mudar

Com a curva já antecipando cortes em 2026, investidores avaliam quais ativos se beneficiam de juros mais baixos e por que o risco de frustração ainda está no jogo

09/01/2026 | 05h30 | Por Isabela Ortiz
IPCA de dezembro vira o jogo dos juros? Inflação pode decidir quando a Selic começa a cair em 2026
Investimentos
IPCA de dezembro vira o jogo dos juros? Inflação pode decidir quando a Selic começa a cair em 2026

Recuo dos Treasuries puxou a curva brasileira, mas analistas dizem que mercado não está descolado do discurso do Banco Central

09/01/2026 | 05h30 | Por Isabela Ortiz
Multiplan vende fatia de shopping premium e fundo imobiliário TEPP11 aposta em retrofit na Av. Paulista
Investimentos
Multiplan vende fatia de shopping premium e fundo imobiliário TEPP11 aposta em retrofit na Av. Paulista

Operações no mercado de imóveis desta semana mostram como o setor alterna entre monetizar ativos maduros e buscar ganhos via gestão ativa, segundo análise da XP

08/01/2026 | 10h40 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador