• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Renda fixa: por que especialistas falam em fim da janela para prefixados?

Títulos do Tesouro Direto chegaram a bater rentabilidade de 13% ao ano no mês de fevereiro. Situação atual é outra

Por Iuri Gonçalves

03/07/2023 | 13:13 Atualização: 03/07/2023 | 13:13

 (Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

As taxas de rentabilidade dos títulos prefixados do Tesouro Direto vêm caindo em antecipação aos cortes na taxa básica de juros (Selic) esperados para começar no segundo semestre. A expectativa é de que os títulos não passem por grandes oscilações nos próximos meses, mas o cenário para títulos de mais longo prazo ainda carrega incertezas.

Leia mais:
  • Dólar: quanto a moeda vai custar até o fim do ano? 10 corretoras respondem
  • O que fundos imobiliários vão entregar no 2º semestre? Analistas revelam
  • Os melhores CDBs para investir pensando no corte de juros
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com especialistas ouvidos pelo E-Investidor, os títulos de curto prazo já precificaram o arrefecimento da curva de juros, importante indicador da expectativa sobre os rumos da Selic no País. Hoje, o Tesouro Prefixado 2026, título prefixado com vencimento mais próximo no Tesouro Direto, paga uma rentabilidade de 10,7%.

“Nossa expectativa é de que a Selic tenha uma redução para 12% até o final deste ano e para 9,5% no ano que vem. Portanto, não esperamos variação significativa nas taxas prefixadas para os títulos curtos, pois já embutem expectativa semelhante”, explica Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter.

  • Entenda o que levou o dólar a derreter no primeiro semestre.

O movimento de queda ocorre em um ano em que os títulos prefixados do Tesouro Direto chegaram a bater rentabilidades contratadas com margem de 13% ao ano no mês de fevereiro. Naquele momento, o ativo pagava um prêmio de risco alto devido ao receio do mercado em relação à política fiscal que seria adotada pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A partir de março, o ativo passou a se valorizar e sua rentabilidade, cair.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Ao longo de 2023, com o mercado antecipando o início da flexibilização monetária e o avanço das pautas econômicas, com o novo arcabouço fiscal e início das discussões da reforma tributária, observamos uma forte performance positiva nesses títulos prefixados”, explica Ian Lima, gestor de fundos de renda fixa da Porto Asset Management.

Segundo ele, os títulos prefixados de curto prazo possuem uma correlação maior com as políticas monetárias. O especialista também acredita que boa parte dos ganhos já foram incorporados no preço atual, o que deve levar a taxas de contratação de 9,75% a 10% para o Tesouro Prefixado 2026 ao fim deste ano.

Títulos de longo prazo

O cenário é um pouco diferente para os títulos com vencimentos mais distantes. Em geral, a volatilidade desse tipo de ativo costuma ser maior e a capacidade de lidar com a inflação, bem como a política fiscal, podem impactar o desempenho do ativo e a sua rentabilidade.

Segundo Rafaela Vitória, como o cenário de médio e longo prazo ainda carrega incerteza pelo lado do risco fiscal, ou seja, a inflação poderia voltar a subir e com isso interromper o ciclo de cortes, o banco não aposta em quedas muito maiores nesse momento para as taxas longas.

  • Veja fundos imobiliários mais rentáveis do semestre.

Normalmente os ativos com prazos de vencimento mais longos pagam um prêmio maior devido ao risco atrelado a segurar aquele investimento por um tempo maior. Por esse motivo, Ian Lima acredita que esses títulos devam terminar o ano com uma rentabilidade entre 10% e 10,25%.

Para Paulo Ricardo dos Santos, especialista da Blue3 Investimentos, o comportamento dos preços dos bens e serviços ainda pode impactar as expectativas, uma vez que uma inflação maior que a meta, estipulada em 3,25%, mas com tolerância até 4,5%, pode fazer com que a Selic seja sustentada em níveis elevados por mais tempo.

Ainda dá para se posicionar em prefixados?

Na avaliação de Lucas Queiroz, estrategista de renda fixa para o investidor pessoa física do Itaú, os títulos prefixados com prazo de vencimento curto já atingiram um preço “justo”, pensando em um cenário de taxas de juros a 9% no fim do próximo ano. As incertezas em relação ao comportamento da inflação, no entanto, ligam o alerta acerca dos títulos com vencimentos mais distantes.

Publicidade

Para Queiroz, seria necessário um cenário econômico bastante favorável, indicando taxas de juros ainda menores do que 9%, para que os títulos de longo prazo comprados com a rentabilidade atual valessem a pena.

  • Renda fixa ou imóvel: veja qual rende mais com corte nos juros.

Somado a isso, no momento os títulos com vencimentos mais longos pagam prêmios de risco relativamente pequenos se comparados aos de curto prazo. Hoje, o Tesouro Prefixado 2026 paga uma rentabilidade de 10,37% ao ano e o Tesouro Prefixado 2029 paga 10,76% ao ano. “É um prêmio tão pequeno, dado risco de segurar um título tão longo, que eu acho que estaria se comprando um cenário muito positivo para muito tempo na frente”, explica Queiroz.

Na Blue3 Investimentos, a recomendação também tem sido de redução da exposição da carteira aos prefixados após a janela de oportunidade de estresse na curva de juros, que levou os títulos a rendimentos de 13%. “Temos projeções de que continuam os fechamentos da curva de juros para o médio prazo. Estamos finalizando essa janela de oportunidade para esse tipo de ativo”, aponta Paulo Ricardo dos Santos, especialista da Blue3 Investimentos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Inflação
  • Juros
  • Tesouro Direto
  • Tesouro Prefixado
Cotações
15/01/2026 6h32 (delay 15min)
Câmbio
15/01/2026 6h32 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dois meses de espera por pagamento do FGC transformam CDB do Master em 99% do CDI

  • 2

    Caso Banco Master reacende debate sobre regras do FGC; veja o que pode mudar para o investidor

  • 3

    Caso Master expõe riscos dos CDBs, coloca o FGC sob pressão inédita e dá lição ao investidor

  • 4

    O que pode levar a Vale a novas máximas em 2026 após ação subir 40%?

  • 5

    Quem é Greg Abel, sucessor de Buffett que começou vendendo garrafas por 5 centavos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como motoristas de Uber podem calcular descontos no Imposto de Renda?
Logo E-Investidor
Como motoristas de Uber podem calcular descontos no Imposto de Renda?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda para motoristas da Uber: quando a isenção irá aparecer na declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda para motoristas da Uber: quando a isenção irá aparecer na declaração?
Imagem principal sobre o Trabalhadores nascidos em janeiro já podem realizar o saque-aniversário do FGTS; veja até quando
Logo E-Investidor
Trabalhadores nascidos em janeiro já podem realizar o saque-aniversário do FGTS; veja até quando
Imagem principal sobre o 4 maneiras para os idosos realizarem a prova de vida em 2026
Logo E-Investidor
4 maneiras para os idosos realizarem a prova de vida em 2026
Imagem principal sobre o Prova de vida 2026: como fazer procedimento pelo app Gov.br?
Logo E-Investidor
Prova de vida 2026: como fazer procedimento pelo app Gov.br?
Imagem principal sobre o Mega Millions: como funciona a loteria dos EUA?
Logo E-Investidor
Mega Millions: como funciona a loteria dos EUA?
Imagem principal sobre o Como a ventilação natural pode ajudar na conta de luz?
Logo E-Investidor
Como a ventilação natural pode ajudar na conta de luz?
Imagem principal sobre o Tem CDBs do Master? Como acionar o FGC e quando será feito o pagamento
Logo E-Investidor
Tem CDBs do Master? Como acionar o FGC e quando será feito o pagamento
Últimas: Investimentos
Ações de petroleiras para investir na era pós-Maduro: riscos e quem sai na frente
Investimentos
Ações de petroleiras para investir na era pós-Maduro: riscos e quem sai na frente

Não é só petróleo; veja os setores que devem despontar em uma possível reconstrução do país invadido por Donald Trump

15/01/2026 | 05h30 | Por Murilo Melo
IRIM11 anuncia maior dividendo desde julho 2025; veja quem tem direito
Investimentos
IRIM11 anuncia maior dividendo desde julho 2025; veja quem tem direito

Distribuição ocorre na segunda-feira (19) e corresponde aos resultados financeiros do FII em dezembro

14/01/2026 | 09h06 | Por Daniel Rocha
Caso Master expõe riscos dos CDBs, coloca o FGC sob pressão inédita e dá lição ao investidor
Investimentos
Caso Master expõe riscos dos CDBs, coloca o FGC sob pressão inédita e dá lição ao investidor

Episódio, cercado de inseguranças, pode levar ao maior resgate da história do Fundo Garantidor de Créditos

14/01/2026 | 05h30 | Por Beatriz Rocha
Dois meses de espera por pagamento do FGC transformam CDB do Master em 99% do CDI
Investimentos
Dois meses de espera por pagamento do FGC transformam CDB do Master em 99% do CDI

Valores não são corrigidos desde novembro, data da liquidação do banco; se o FGC não pagar em janeiro, quem comprou um ativo de 120% do CDI vai receber cerca de 97% do benchmark

13/01/2026 | 13h51 | Por Luíza Lanza

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador