Investimentos

Rio Bravo Investimentos prevê queda de 0,2% do PIB de 2022

As estimativas consideram aumento da taxa Selic a 9,25% neste ano e a 11,75% no próximo ano

Rio Bravo Investimentos prevê queda de 0,2% do PIB de 2022
A gestora atribui viés de baixa à projeção do ano que vem, considerando o cenário de incerteza política e fiscal e de juros altos. Foto: Pixabay
  • Segundo as projeções da Rio Bravo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar 2021 em 10,2%
  • A Rio Bravo prevê dólar a R$ 5,40 no fim deste ano e do próximo

A Rio Bravo Investimentos prevê contração de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2022, após uma expansão de 4,5% estimada para este ano. Em relatório, a gestora atribui viés de baixa à projeção do ano que vem, considerando o cenário de incerteza política e fiscal e de juros altos.

Segundo as projeções da Rio Bravo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar 2021 em 10,2% e recuar a 5,0%, no teto da meta perseguida pelo Banco Central (BC), no fim do ano que vem, com viés de alta. As estimativas consideram aumento da taxa Selic a 9,25% neste ano e a 11,75% em 2022, também com viés para cima.

Nas estimativas, a Rio Bravo leva em conta o aumento do risco-país, na esteira das alterações no teto dos gastos patrocinadas pelo governo federal. A gestora lembra que o ano que vem será marcado pela continuidade dos descompassos entre oferta e demanda no cenário internacional e pela incerteza eleitoral no País.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Ainda é cedo para apontar um favorito, mas as pesquisas atuais mostram um cenário difícil para o futuro da economia brasileira, com uma disputa centrada no passado, em uma política econômica que já cometeu muitos erros, e no presente, com um governo que teve diversas dificuldades na negociação política e no desenho de propostas de reformas. Há exemplos ruins em ambos os lados. A expectativa é que haja uma terceira opção mais razoável, que traga uma perspectiva de maior estabilidade econômica, positiva para os mercados e para o crescimento no longo prazo”, diz o relatório.

No cenário internacional, a gestora nota que a perspectiva é de desaceleração do crescimento chinês para perto de 5,0% até 2026. A alteração do mix de crescimento do país asiático, com maior participação do consumo interno, e a antecipação da alta de juros nos Estados Unidos para o terceiro trimestre de 2022 devem deixar o ambiente desafiador para as economias em desenvolvimento, avalia.

A Rio Bravo prevê dólar a R$ 5,40 no fim deste ano e do próximo. A gestora prevê déficit primário de 1,7% do PIB em 2021 e de 1,0% do PIB em 2022. Para a dívida bruta do governo geral, as estimativas são de 82,0% do PIB em 2021 e de alta a 82,9% do PIB no ano que vem.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos