

Muitas pessoas começam o ano querendo “tirar os planos do papel”. Para um investidor, isso significa responder uma pergunta: quais são as melhores opções de trade ao longo dos próximos meses?
Publicidade
Muitas pessoas começam o ano querendo “tirar os planos do papel”. Para um investidor, isso significa responder uma pergunta: quais são as melhores opções de trade ao longo dos próximos meses?
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
É aí que as small caps surgem como boas opções para alavancar os ganhos nas negociações da B3.
Veja mais informações sobre as small caps, os prós e os contras de investir nelas e algumas opções que podem ser ótimas escolhas a médio e longo prazos.
As small caps são empresas negociadas na bolsa de valores com valor de mercado (VM) menor. Essa conta é feita de modo simples: número de ações negociadas x cotação do ativo.
Publicidade
Não existe uma fronteira exata entre grandes, médias e pequenas organizações. Por isso, não há muito consenso sobre o limite que uma small cap deve ter para caber nessa categoria.
Mas, pode-se considerar que as small caps têm entre R$ 300 milhões e R$ 2 bilhões de valor de mercado.
Veja o tamanho de outras empresas e o lugar que as small caps ocupam quando o assunto é o tamanho do negócio:
Sim, as small caps são uma ótima opção de compra, sobretudo a médio e longo prazos. Vale considerar esse tipo de ativo ao montar sua carteira!
Porém, como todo investimento, é importante pesquisar muito e se atentar a alguns cuidados para não se frustrar no meio do caminho.
No fim das contas, os benefícios pesam positivamente na balança e tornam as small caps interessantes.
Publicidade
Confira as principais vantagens das small caps que justificam a opção pelas empresas com menor valor de mercado.
A primeira vantagem das small caps é sobre a capacidade de crescimento das empresas com esse perfil.
As small caps são consideradas pequenas em relação a outras corporações na bolsa, razão pela qual apresentam maior potencial de expansão em relação às empresas que já estão perto do ponto de maturação.
Por isso, vale a pena considerar que o retorno delas deve ser buscado a médio e longo prazos. É verdade que “barcos pequenos sofrem mais com o tempo”, mas a espera pode compensar.
Dessa forma, você consegue acompanhar a evolução das organizações de dentro do negócio e vê os ativos precificarem bem.
Alguns investidores procuram mais segurança e menor risco. Por isso, fazem o “feijão com arroz” e deixam de considerar empresas menos tradicionais, como são a maior parte das small caps.
Publicidade
Além disso, os fundos de investimento tradicionais trabalham com grandes valores e costumam priorizar ativos com maior liquidez.
Esses “barcos” são maiores e tendem a balançar menos, mas ignorar os pequenos pode ser um erro do ponto de vista do retorno financeiro.
Afinal, as small caps também têm fundos de investimento especializados na categoria e exchange-traded funds (ETFs), que oscilam por índices desse nicho especificamente, como o SMLL11.
A vantagem é que, com menos procura, o valor das ações das small caps fica menor. Veja esse fator como uma oportunidade.
Outro ponto a ser considerado é que, apesar de terem mais desafios para se consolidar no mercado, há small caps que são boas pagadoras de dividendos.
Publicidade
Além de reforçar os ganhos do investimento, isso pode ser um ótimo termômetro em relação à saúde financeira.
Uma boa forma de garantir isso é observar o índice IDIV da B3, que lista as empresas que estão entre as 33% que pagam os melhores dividendos nos últimos 36 meses (tendo remunerado os sócios por três anos consecutivamente).
Além disso, ele filtra por liquidez, selecionando os ativos que foram negociados em ao menos 95% das três últimas carteiras.
O índice também garante que você não encontrará empresas em recuperação judicial, extrajudicial ou sob intervenção.
As três formas principais de investir nas small caps são:
Aqui valem as duas receitas de sempre: é você quem diz quais são os ativos mais indicados para sua estratégia de investimento. Ou seja, antes de compor o portfólio, é fundamental investir bastante tempo em pesquisa.
Publicidade
Para iniciar a coleta de informação, vale a pena considerar uma lista com cinco exemplos de ações de empresas com bons fundamentos. Vale ressaltar que essa não é uma recomendação de compra.
Veja a seguir as small caps que valem a pena ficar de olho:
Por todos esses fatores, as small caps podem merecer um olhar especial e um lugar cativo em sua carteira de investimentos.
A máxima “pequenas empresas, grandes negócios” se aplica ao setor e é um convite à valorização de investimentos no decorrer de 2022.
Fonte: Suno, Toro Investimentos
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador