- O swing trade é uma estratégia de negociação de ativos na B3.
- As operações duram alguns dias ou poucas semanas.
- Esse método permite ganhos a curto prazo, a partir da análise das tendências de mercado e da definição de limites de possíveis lucros e perdas.
O swing trade pode ser uma boa opção para investidores menos arrojados que desejam fazer operações mais lucrativas, mas que ainda não se sentem seguros para operar no day trade.
Leia também
A estratégia permite ganhos em curto e médio prazos, sem necessidade de dedicação exclusiva ao mercado de ações. Entenda como funciona.
O que é swing trade
O swing trade é um tipo de negociação de ativos na bolsa de valores. Trata-se de um método que se baseia em analisar tendências de mercado para os próximos dias ou semanas, focando em investimentos de curto prazo.
Sendo assim, as aplicações se iniciam e se encerram dentro de um período que pode durar alguns dias ou semanas.
Publicidade
Esse método tem como objetivo aproveitar as variações de preços dos ativos negociados na bolsa.
Por isso, é preciso identificar previamente qual é a tendência de mercado para esses papéis e, a partir disso, definir as metas a serem alcançadas, a fim de saber quando é a hora de vender o ativo.
Quem usa esse método aposta nessas tendências para ganhar dinheiro com ações, contratos futuros e outros tipos de ativo de renda variável.
A volatilidade é menor e há menos riscos nessa forma de operação em comparação com o day trade, por exemplo, em que os ativos são comprados e vendidos no mesmo dia.
Como funciona o swing trade
O swing trade funciona da seguinte forma: quem tem interesse em operar neste método avalia o mercado a partir de análises técnicas ou gráficas e, com as informações em mãos, pode analisar se há chances significativas de que determinado ativo suba nos próximos dias ou semanas.
Publicidade
Como se trata de renda variável, ainda assim o preço pode subir mais ou cair mais do que as previsões.
Por conta desse risco, quem opera em swing trade trabalha com duas possibilidades: uma para o caso de alta e outra para o de baixa das ações. Assim, quando a cotação do ativo alcança um desses dois pontos (alta ou baixa), é a hora de se desfazer dele.
Mesmo quando há queda no mercado, é possível lucrar com o investimento.
Nesse caso, deve-se entender como funciona a “venda a descoberto”, uma operação de venda com o preço em alta e a compra posterior com o preço inferior.
Como interpretar o mercado
Vale lembrar que, independentemente da operação, o investidor precisa de uma estratégia refinada. Por meio da chamada análise gráfica, o trader identifica padrões para antecipar se os preços vão subir, cair ou permanecer na mesma.
Publicidade
Nesse processo, leva-se em conta o comportamento humano dos investidores, o que é tendência no momento e para onde esse cenário está levando o mercado.
Já as análises técnicas e fundamentalistas dão ao trader um olhar 360 graus para as organizações e seus respectivos campos de atuação: isso inclui desde aspectos como receita, endividamento e fluxo de caixa até a economia do país em que a empresa está.
É do equilíbrio entre essas pontas que provém os ganhos dos investidores mais bem sucedidos, potencializando operações de swing trade.
É do equilíbrio entre essas pontas que provém os ganhos dos investidores mais bem sucedidos, potencializando operações de swing trade.
Publicidade