O que este conteúdo fez por você?
- Os recentes surtos de Coronavirus pelo mundo, em especial nos EUA, e como isso vai afetar a perspectiva de recuperação econômica global continuam preocupando os investidores
- As bolsas europeias, por sua vez, operam em baixa, ampliando perdas de ontem
- No Brasil, a quarta-feira deve ser de pouco apetite ao risco nos mercados locais em meia a cautela nas praças globais
As preocupações com os recentes surtos de coronavírus pelo mundo, em especial nos EUA, e como isso vai afetar a perspectiva de recuperação econômica global continuam preocupando os investidores no exterior. Assim, as bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira.
Leia também
As bolsas europeias, por sua vez, operam em baixa, ampliando perdas de ontem. Nos EUA, os investidores parecem dispostos a tomar risco, após o movimento de realização de lucros ontem, mas o ressurgimento do Coronavírus em várias partes do país compromete a perspectiva de recuperação.
Por lá, os índices futuros das bolsas de NY mostram sinais mistos, com Nasdaq ensaiando uma alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 mostram leves baixas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo recuam, após o instituto API estimar no fim da tarde de ontem que o volume de petróleo bruto estocado nos EUA teve aumento de 2 milhões de barris na última semana. Mais tarde, investidores vão acompanhar a pesquisa oficial sobre estoques dos EUA, que inclui números sobre produção.
No Brasil, a quarta-feira deve ser de pouco apetite ao risco nos mercados locais em meia a cautela nas praças globais. No mercado de juros, os juros curtos devem se ajustar hoje, ainda que de modo limitado, a uma esperada melhora no desempenho das vendas no varejo de maio.
O indicador deve voltar a mostrar crescimento em maio, de 5,9% no conceito restrito, segundo mediana das estimativas, após o tombo histórico de 16,8% em
abril. Ainda que o resultado seja confirmado, o setor ainda ficaria 13,8% abaixo do nível observado em fevereiro, antes do início da pandemia. Para o Ibovespa, esperamos uma abertura sem muito folego, acompanhando o movimento dos pares internacionais.
Agenda econômica do dia
Brasil: Destaque na agenda hoje para a divulgação das vendas no varejo de maio, às 9h. No período da tarde, às 14h30, será divulgado o fluxo cambial. Ainda hoje, o tesouro nacional realiza leilão de LTN, NTN-F e LFT, às 11h.
China: Serão divulgados os dados de inflação ao consumidor e produtor de junho, às 22h30.
Publicidade