O que este conteúdo fez por você?
- O destaque da agenda será a divulgação do IPCA de março logo cedo (9h00), que deve desacelerar para alta de 0,77% em março, de 0,84% em fevereiro
- O índice Dollar Index (DXY), que mede as variações do dólar frente a outras seis divisas relevantes, opera em baixa, enquanto os contratos futuros do petróleo têm leve alta
- Os índices futuros de Nova York e as principais bolsas europeias exibem leves ganhos
O dia começa com os ânimos dos investidores ligeiramente renovados, com os índices futuros de Nova York e as principais bolsas europeias exibindo leves ganhos. Apesar dessa relativa melhora, o ambiente ainda deve inspirar cautela uma vez que as vendas no varejo da zona do euro caíram em fevereiro e o índice de preços ao consumidor (CPI) da China subiu menos que o esperado, revelando as dificuldades de importantes economias entrarem novamente no eixo.
Leia também
O índice Dollar Index (DXY), que mede as variações do dólar frente a outras seis divisas relevantes, opera em baixa, enquanto os contratos futuros do petróleo têm leve alta, revertendo parte das perdas da sessão anterior, e os preços futuros do minério de ferro registraram ganhos de 1,53% na madrugada em Dalian, cotados à US$ 116,00 por tonelada.
Nos mercados nacionais o ambiente externo pode dar mais fôlego aos ativos domésticos nesta terça-feira (11) – o EWZ, o principal fundo de índice (Exchange Traded Fund, ETF) brasileiro negociado em Nova York, subia quase 1% no pré-mercado. A possível desaceleração do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com a dissipação da pressão dos reajustes escolares, deve ser um combustível adicional para a retirada de prêmios da curva de juros – geralmente, impulsionando o desempenho dos ativos de risco.
Agenda econômica
Brasil: O destaque da agenda será a divulgação do IPCA de março logo cedo (9h00), que deve desacelerar para alta de 0,77% em março, de 0,84% em fevereiro, segundo as projeções de mercado. Entre os eventos, o Tesouro faz leilão de títulos públicos (11h00) e a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para a China.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em paralelo, o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, viaja a Washington, onde participa da Reunião de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial, além de outros compromissos nos Estados Unidos.
EUA: Sem indicadores relevantes, o dia reserva a participação de três dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em eventos: Austan Goolsbee, de Chicago (14h30), Patrick Harker, da Filadélfia (19h00) e Neel Kashkari, de Minneapolis (20h30). A secretária do Tesouro, Janet Yellen promove coletiva de imprensa (12h30).
Europa: As vendas no varejo da zona do euro caíram 0,8% em fevereiro ante janeiro, segundo dados publicados pela agência oficial de estatísticas da União Europeia (UE), a Eurostat. Em relação a igual mês do ano passado, as vendas do setor varejista do bloco sofreram contração de 3% em fevereiro. A Eurostat também revisou os dados de janeiro, para avanço mensal de 0,8% e queda anual de 1,8%.
China: A taxa anual da inflação ao consumidor (CPI) subiu 0,7% em março, na comparação anual, segundo dados oficiais divulgados pelo Bureau Nacional de Estatísticas (NBS). O resultado apresentou ritmo menor do que o esperado (uma alta de 0,9%). Já a inflação ao produtor (PPI) teve queda de 2,5% em março, na comparação anual, um resultado em linhacom o consenso.
Publicidade