O que este conteúdo fez por você?
- O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu foi a 0,12% em julho, chegando a 3,99% no acumulado de 12 messes
- Os bancos emitiram um montante bem abaixo do esperado de novos empréstimos em julho na China, em sinal de que a demanda local por crédito segue fraca
- Nos EUA, estão previstos o índice de preços ao produtor (PPI) de agosto (9h30) e o Índice de Sentimento do Consumidor da Universidade de Michigan (11h00)
Falta fôlego para os mercados internacionais nesta manhã de sexta-feira (11), antes de dados de inflação dos Estados Unidos. Enquanto isso, os investidores repercutem dados econômicos europeus que parecem sugerir que o fim do ciclo monetário ainda não chegou e, portanto, deveríamos esperar postura mais austera dos Bancos Centrais por lá ao longo dos próximos meses.
Leia também
Os bancos emitiram um montante bem abaixo do esperado de novos empréstimos em julho na China, em sinal de que a demanda local por crédito segue fraca, mesmo após pedido do governo para que aumentem os empréstimos a empresas e famílias, significando uma nova frustração para os mercados.
Nesse ambiente, as principais bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York rondam a estabilidade. Enquanto isso, o Dollar Index (DXY), que mede as variações do dólar ante outras moedas, também oscila bem perto da estabilidade, os contratos futuros de petróleo estendem levemente seus ganhos e os preços futuros do minério de ferro subiram 2,07% em Dalian, cotados à US$ 102,20 por tonelada.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Essa fraqueza no exterior não parece que irá colaborar para o fim do jejum do Ibovespa hoje. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu foi a 0,12% em julho, chegando a 3,99% no acumulado de 12 messes. No ano, acumula alta de 2,99%. A publicação de dados de inflação melhores que nos Estados Unidos podem alterar os rumos dos negócios ainda pela manhã.
Agenda econômica
Brasil: Entre os eventos previstos para o dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em evento no Rio de Janeiro (10h00) e o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de dois eventos em Curitiba (9h00 e 14h00).
EUA: Estão previstos o índice de preços ao produtor (PPI) de agosto (9h30) e o Índice de Sentimento do Consumidor da Universidade de Michigan (11h00).
Europa: O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu0,2% no segundo trimestre de 2023, na margem, acima das estimativas de estabilidade. Já a produção industrial do Reino Unido cresceu 1,8% em junho ante maio, também bem acima do esperado (0,1%).
China: Os novos empréstimos por bancos ficaram em 345,9 bilhões de yuans (US$ 47,93 bilhões) em julho, bem abaixo dos 3,05 trilhões de yuans de junho, segundo informou o Banco do Povo da China (PBoC), um resultado veio bem abaixo dos 800 bilhões de yuans projetados na mediana. O financiamento social total, uma métrica mais ampla que também inclui crédito não bancário, ficou em 528,2 bilhões de yuans em julho, em forte queda frente aos 4,22 trilhões de yuans de junho, segundo os dados do PBoC
Publicidade