Investidores também digerem uma série de indicadores do Reino Unido, incluindo o PIB que encolheu 2% no 1T20 na variação trimestral. Ainda no exterior, investidores aguardam um discurso do presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell hoje.
A expectativa é que ele dê sinais sobre os próximos passos de política monetária, considerando que a taxa de juros básica do país está na faixa de 0%-0,25%.
Os contratos futuros de petróleo operam em baixa após o American Petroleum Institute (API) estimar que o volume de petróleo bruto estocado nos EUA teve forte acréscimo na última semana, de 7,6 milhões de barris.
No Brasil, além do ambiente externo, os investidores devem acompanhar o cenário político. Na agenda econômica, os investidores devem monitorar a divulgação das vendas no varejo do mês de março, que devem mostrar quedas recordes em meio aos impactos da pandemia da Covid-19 no país. Para o Ibovespa, após a queda da véspera, esperamos uma abertura mais positiva, acompanhando os pares americanos.
Agenda econômica 13/05
Brasil: As vendas no varejo serão divulgadas às 9h. A mediana das estimativas é de -4,70% no conceito varejo restrito na variação mensal, após alta de 1,2% em fevereiro. Ainda hoje, o ministério da economia divulga estimativas sobre PIB e inflação às 10h30.
EUA: O presidente do banco central norte-americano discursa hoje sobre perspectivas econômicas às 10h. O departamento de energia divulga estoques de petróleo nos EUA às 11h30. A OPEP divulga relatório mensal sobre o mercado de petróleo.
Europa: A produção industrial da Zona do Euro sofreu uma acentuada queda de 11,3% em março na variação mensal. O resultado ficou acima da expectativa de analistas, que previam um tombo de 12,8% no período.