Mercado

Abertura de mercado: Exterior opera misto nesta manhã de quarta-feira

Abertura de mercado: Exterior opera misto nesta manhã de quarta-feira
Sede da B3 em São Paulo. Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press
  • As bolsas europeias operam em baixa, influenciadas por preocupações com uma nova onda de infecções por Covid-19
  • No Brasil, além do ambiente externo, os investidores devem acompanhar o cenário político
  • Para o Ibovespa, após a queda da véspera, esperamos uma abertura mais positiva, acompanhando os pares americanos

Os índices futuros das bolsas de NY operam em alta modesta, sugerindo que os mercados americanos podem tentar se recuperar após as significativas perdas do pregão de ontem. Já as bolsas europeias operam em baixa, influenciadas por preocupações com uma nova onda de infecções por Covid-19 em países que estão gradualmente reabrindo suas economias.

Investidores também digerem uma série de indicadores do Reino Unido, incluindo o PIB que encolheu 2% no 1T20 na variação trimestral. Ainda no exterior, investidores aguardam um discurso do presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell hoje.

A expectativa é que ele dê sinais sobre os próximos passos de política monetária, considerando que a taxa de juros básica do país está na faixa de 0%-0,25%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os contratos futuros de petróleo operam em baixa após o American Petroleum Institute (API) estimar que o volume de petróleo bruto estocado nos EUA teve forte acréscimo na última semana, de 7,6 milhões de barris.

No Brasil, além do ambiente externo, os investidores devem acompanhar o cenário político. Na agenda econômica, os investidores devem monitorar a divulgação das vendas no varejo do mês de março, que devem mostrar quedas recordes em meio aos impactos da pandemia da Covid-19 no país. Para o Ibovespa, após a queda da véspera, esperamos uma abertura mais positiva, acompanhando os pares americanos.

Agenda econômica 13/05

Brasil: As vendas no varejo serão divulgadas às 9h. A mediana das estimativas é de -4,70% no conceito varejo restrito na variação mensal, após alta de 1,2% em fevereiro. Ainda hoje, o ministério da economia divulga estimativas sobre PIB e inflação às 10h30.

EUA: O presidente do banco central norte-americano discursa hoje sobre perspectivas econômicas às 10h. O departamento de energia divulga estoques de petróleo nos EUA às 11h30. A OPEP divulga relatório mensal sobre o mercado de petróleo.

Europa: A produção industrial da Zona do Euro sofreu uma acentuada queda de 11,3% em março na variação mensal. O resultado ficou acima da expectativa de analistas, que previam um tombo de 12,8% no período.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos